ESPECIAL: Injustiça – Deuses Entre Nós

Oi!
Você já se inscreveu para ganhar a HQ “DC 70 anos – As Maiores Histórias do Batman”? Não ainda? Clique aqui então!

Essa semana foi lançado o esperado jogo “Injustice: Gods Among Us”. Foi lançado pela Netherrealm para as plataformas PS3, Xbox 360 e Wii. O cenário em que o jogo se desenvolve é peculiar: Superman instaurou um regime totalitário no planeta, e Batman lidera uma revolução para combater esse governo ditatorial. A HQ nos mostrará como os eventos se sucederam até chegar nesse ponto tão extremo. Ela ainda está sendo lançada, então essa resenha se baseará nos 12 primeiros volumes. Boa leitura!
Injustiça: Deuses Entre Nós (“Injustice: Gods Among Us”, janeiro de 2013 – abril de 2013)

LINE000

Antes de falar da HQ, deixo alguns gameplays dos personagens do universo de Batman que aparecem no jogo “Injustice: Gods Among Us:

000A HQ começa com um panorama do presente de Gotham, dado pelo Cavaleiro das Trevas. Ele pondera sobre a paz que agora reina sobre a cidade. Na teoria, seria o cenário que ele sempre esperou, mas essa paz para a cidade teve um preço caro demais. E o preço é o governo ditatorial comandado pelo Superman. É a história que conheceremos a seguir, contada principalmente pelo Cavaleiro das Trevas.

0015 anos antes. Superman acaba de descobrir que sua namorada Lois está grávida. Ela recebe um chamado para verificar uma ocorrência de propina de um vereador local, e se dirige ao local para dar o flagrante. Enquanto isso, Superman se encontra com Batman para dar a notícia de que será pai, mas Batman, como o excepcional detetive que é, descobre o fato antes de Superman lhe dar a notícia – através das evidências físicas. Batman é convidado para ser padrinho. Ele não expressada nada, mas se sente emocionado – Superman escuta os batimentos cardíacos dele. Que jeito mais sem emoção de se dar uma notícia, não é? Mas o que esperar de homens cujos apelidos são “Homem de Aço” e “Cavaleiro das Trevas”?

Clark1

002Lois Lane e seu parceiro Jimmy estão esperando para fazer o flagrante do senador. Mas algo sai terrivelmente errado. Eles encontram alguém que sempre traz a desgraça por onde passa, alguém que nunca é sinal de boa notícia… Coringa. Ele mata Jimmy e leva Lois com ele.
No dia seguinte, Superman está preocupado e se dirige ao local em que Lois e Jimmy estavam. Encontra o fotógrafo morto e uma carta de baralho característica do Coringa. Os laboratórios Star foram roubados na mesma noite, e fragmentos de kryptonita foram levados (vale lembrar que Super-Homem não pode entrar em contato com a kryptonita verde, sob o risco de se tornar instantaneamente fraco e, em caso de exposição prolongada, até mesmo morrer).

003Clark Kent pede ajuda a Batman para localizar Lois; o Morcego entra em contato com a Liga da Justiça (membros ativos e reservas) para que vasculhem Metrópolis e encontrem a mulher desaparecida. Flash vasculha um laboratório abandonado e encontra Jonathan Crane, o Espantalho, desacordado; Mulher-Maravilha prende um suspeito que informa que o Coringa e sua ajudante palhaça roubaram um submarino e fugiram de Metrópolis. Superman consegue encontrar o submarino e o invade. Coringa e Arlequina estão fazendo um experimento com Lois. E o pior de tudo ainda está por vir: Superman precisa enfrentar o vilão Apocalypse. Enquanto faz isso, os membros da Liga da Justiça conseguem deter Coringa e Arlequina antes que fujam.

004Ao investigar o Submarino, Batman e Flash percebem a estranha relação entre o personagem do Espantalho e o desaparecimento de Lois Lane. Na verdade, o interior do submarino estava impregnado com o gás do medo do Espantalho, que tem a característica de trazer à tona os piores medos e receios de uma pessoa. E Superman inalou uma quantidade considerável desse gás. Então, quando na verdade ele visualiza o corpo do inimigo e acredita estar destruindo Apocalypse, ele está matando… Lois Lane. Como se não fosse trágico o suficiente, Coringa ainda preparou uma armadilha para que, quando o coração de Lois Lane parasse… Uma ogiva nuclear explodisse em Metrópolis.

0xx

005Enquanto os últimos sobreviventes de Metrópolis são resgatados, Superman ainda está inconsolável, se culpando por ter matado sua mulher e seu filho que ainda não nascera. A Mulher-Maravilha faz entendê-lo que aquela tragédia havia sido orquestrada por Coringa, e o Homem de Aço vai atrás do Palhaço, para obter sua vingança.
Entretanto, não é assim que as coisas funcionam entre os heróis da Liga da Justiça. Batman já havia se encarregado de surrar e prender Coringa no Arkham, e Lanterna Verde tenta evitar que o furioso Super-Homem vá atrás do Coringa. Super-Homem ridiculariza os poderes do anel de Lanterna. Não só isso: ele ainda o confisca, para evitar que Hal Jordan se coloque em seu caminho, e também destrói o ponto com o qual ele poderia se comunicar com Batman. Nada poderá deter sua vingança.
Ele mata Coringa com o próprio punho.

Joker

006Esse é um ato inesperado da parte de Superman. Temendo que ele faça o mesmo à Arlequina, o Arqueiro Verde a isola dentro da sua própria caverna (chamada por ele de “arrow-cave”, ou caverna-flecha, o que é motivo de piada para a ex-mulher de Coringa). Aliás, ponto para os roteiristas nos diálogos entre Arqueiro Verde e Arlequina. Bem leve e divertido. As armas que ambos usam também são bem interessantes, e se parecem com as que estão disponíveis no jogo.
Superman, entretanto, parece ter se esquecido momentaneamente da mulher de seu algoz. Ele está concentrado em escutar as notícias do mundo – o caos e o medo que a população vive depois da explosão nuclear, e em outros lugares do mundo afetados por bombardeios comandados por nações gananciosas. Então, decide que já passou da hora de agir mais energicamente nesse sentido. Vai até a cidade de Gared, onde mísseis estavam sendo lançados contra a população. Resgata a população desesperada e vai até o presidente (também conhecido como “tirano”) e o depõe. Orientado por Diana, Clark convoca uma coletiva de imprensa, na qual pede desculpas pelas suas falhas recentes e revela sua identidade secreta. Mas muito mais importante do que dizer ao mundo quem é realmente, ele dá um ultimato: todos os conflitos do mundo devem cessar imediatamente. Todas as hostilidades deverão ser encerradas. Ou ele mesmo cuidará de impedir cada uma delas.

007

Como sabemos, Superman não é um homem de não cumprir promessas, e ele faz o que havia dito. Interrompe com suas próprias mãos a trajetória de mísseis e explosivos. Superman está se envolvendo em um conflito de interesses perigosíssimo, e desperta a raiva das autoridades, que decidem sequestrar seus pais Jonathan e Martha como meio de tentar detê-lo – caso não pare de estragar os bombardeios e guerras, eles mutilariam seus pais e enviariam para ele, pedaço por pedaço.

009A Liga da Justiça se reúne para refletir sobre as consequências da tragédia em Metrópolis. Mulher-Maravilha conta aos heróis que os pais de Superman foram sequestrados devido às decisões que tomara, por ter entrado no caminho dos governos para evitar a matança desenfreada de inocentes. Aliás, a Mulher-Maravilha tem sido o braço direito de Superman nessa nova fase, o apoiando abertamente, impedindo ataques terrestres em regiões de conflito. Ela é uma mulher extremamente forte, e está decidida a respeito do plano de Clark ser a decisão mais sábia tomada. Em suas palavras:

“Ele é o homem mais valoroso que já conheci. Serei qualquer coisa que ele necessite que eu seja.”

008Isso, vindo da Mulher-Maravilha, é um fato notável, porque ela raramente consegue confiar em um homem. Podemos nos lembrar da HQ “Trindade”, em que ela claramente demonstra que não confia nem em Batman.
Diana manifestava sua intenção de colaborar com o projeto de Clark – e recebe a adesão do restante da Liga da Justiça. Eles recebem a informação que o vilão Mestre dos Espelhos está envolvido no sequestro de Jonathan e Martha Kent. O Mestre dos Espelhos é um dos inimigos de Flash, e possui uma grande variedade de armas baseadas nas características físicas dos espelhos: pode transportar-se através deles, criar hologramas, etc. E os heróis vão atrás dessa pista para encontrá-lo.

Flash01O paradeiro do Mestre dos Espelhos é revelado a Flash depois de um pouco de persuasão (leia-se: muita porrada): o bar “Fim do Mundo”, em Keystone City. Nesse bar, encontramos uma cena incomum: vilões lamentando as perdas que tiveram em Metrópolis. Com o Laço da Verdade, Mulher-Maravilha consegue descobrir a localização dos pais de Superman, e ele vai resgatá-los.
Batman vai até o governante que autorizara o araque desonesto (devemos nos lembrar que Bruce é especialmente sensível quando o assunto envolve os pais de alguém). Eles discutem a dimensão que a vingança de Superman deveria tomar:

- Eles não ousariam tocar-me. A percepção do público…
- Sério? É realmente tão ingênuo? Pense com quem está lidando. Ninguém saberá quem o pegou. Não haveria provas. Simplesmente desaparecerá. A Polícia não pensaria em procurar seu corpo em Saturno!

O plano do Presidente, além de falhar, fortaleceu a determinação de Superman em seu projeto e angariou os outros heróis para sua luta. Mas não Batman, que discorda dos métodos utilizados por Superman. Então, o presidente encerra a discussão de maneira profética:

Batman: Ele está tentando trazer a paz.
Presidente: Sim. Mas como ele vai manter a paz? O poder corrompe. Creia-me. Eu sei.

Superman tenta convencer Batman a se juntar a ele no combate dos conflitos existentes na Terra, mas o Cavaleiro das Trevas tem total aversão à idéia de algo que possa assustar os inocentes, então recusa o convite. Batman ainda não engoliu totalmente a idéia de que Superman tenha matado Coringa à sangue frio; ele ainda acreditava que era possível puni-lo segundo a lei. É impressionante que Bruce mantenha esse pensamento mesmo depois de tudo que Coringa destruiu em sua vida… Mas nos revela exatamente o tipo de homem que ele é, fiel aos seus princípios, e que realmente acredita na regeneração que o sistema judiciário poderia motivar nas pessoas que prende. Mesmo que seja um maníaco como o Coringa.

010

Enquanto isso, no Oceano Pacífico, Aquaman recebe um aviso de dor que baleias estão sentindo. Elas estão sendo caçadas. Então ele decide atacar a frota japonesa, colocando em risco todas as pessoas na embarcação, e convocando seu exército aquático para evitar que mais baleias sejam mortas. A Liga da Justiça, acreditando se tratar de um conflito de países, vai intermediar a situação, e se deparam com um Aquaman extremamente revoltado e sem nenhuma intenção de parar o ataque aos assassinos de animais. Sua intenção é a de proteger os mares, e mesmo Superman e a Liga da Justiça, em sua “cruzada arrogante” (como ele mesmo chama), não irão evitar que ele cumpra seu papel como rei dos mares. Entretanto, nessa negociação cheia de palavras polidas, um dos súditos de Aquaman acerta Mulher-Maravilha no rosto. E, bem… Não se deve irritar uma amazona. Então a Liga da Justiça decide agir.

Aquaman

Superman questiona Batman sobre os motivos de não ter matado Coringa logo no começo de sua carreira de destruição – assim, teria evitado incontáveis mortes, até mesmo as de Lois e seu bebê. De fato, Batman já teve várias chances de matar Coringa. Depois de uma longa discussão, Superman faz seu derradeiro convite para Batman entrar em sua nova jornada pela justiça. E Batman, novamente, recusa. Eles são interrompidos por um alerta de conflito no Oceano Pacífico.
Uma grande luta se instaura no mar, em meio ao exército de Aquaman e inúmeros heróis lutando e tentando salvar as pessoas das embarcações ao mesmo tempo. O rei dos mares está perdendo a batalha, entretanto, decide convocar seu reforço mais poderoso e destruidor… O Kraken.

Kraken

Esse ser mitológico já apareceu no filme “Piratas do Caribe” e em “Fúria de Titãs”, apenas para citar dois que me vem à memória nesse momento. No folclore nórdico, o Kraken é descrito como uma espécie de lula/polvo com o tamanho de uma ilha, que destruia navios e aterrorizava os marinheiros.
AquamanE Superman não está nem um pouco feliz com o fato de Arthur estar machucando seus amigos. Ele vai até Arthur e o obriga a mandar o Kraken parar o ataque, sob o risco de feri-lo muito. Aquaman cumpre esse pedido, mas dá um alerta a Superman: seu reino não sucumbiria às ordens do nascente reinado de Superman. Ele comnada ataques coordenados em todas as baias do mundo, como um alerta. Como ele mesmo diz, “todo o seu mundo está dentro do meu”: ele não se renderia às ordens de um líder patético e auto-proclamado. Batman tenta convencer Arthur a não dar esse tipo de ultimato à eles, mas Aquaman não escuta.

A reação da Liga da Justiça é a pior possível: considerando os alertas de Aquaman uma ameaça à segurança mundial, eles removem do fundo do mar Atlantis, a cidade natal de Aquaman, e abandonam no deserto de Saara. Ao manifestar seu profundo desagrado, e o fato de que assustaram milhares de pessoas inocentes, Batman e Superman discutem e… Clark ordena que o acesso de Batman aos telecomunicadores da Liga da Justiça seja interrompido. Batman não está mais com eles.

Batman

Arthur pondera com Diana sobre o fato de que eles, os deuses, não deveriam intervir na vida das pessoas comuns. Nós. Essa é, de fato, a linha central dessa HQ. Que proporções a convivência com super-heróis poderia tomar? Quais as consequências de termos nossos governos e conflitos intermediados por seres super-poderosos? Estamos preparados para ter deuses entre nós?

Espero que vocês tenham gostado desse texto, e que gostem da HQ. A arte é indiscutivelmente boa (apesar de eu não ter gostado do uniforme do Batman nem aqui nem no jogo), e as cenas de lutas são de tirar o fôlego. É impressionante ver Superman perdendo o controle. Estou ansiosa pelas próximas edições! Bom, a HQ ainda está sendo lançada, a resenha aqui feita foi até a edição #12. Vocês podem acompanhar o lançamento de cada edição no CoringaFiles, e me contarem qual a impressão que tiveram do jogo, ok?

LineDown

12 edições reunidas num link só! Ou você pode baixá-las separadamente no CoringaFiles!

COVERDownload no MEGA – INJUSTIÇA: Deuses entre nós

About these ads

  1. Estou acompanhando as HQ´s, ainda não joguei o jogo mas estou ansioso, tbm não gostei do uniforme do Batman no jogo, ficou estranho, mas gostei muito do Asa Noturna estar no jogo. Podia sair os outros Robins em DLC né.

  2. Não sei se alguém ai associou o nome da Netherrealm com outra série. Esse nome é usado pra definir uma das 6 dimensões no universo Mortal Kombat, a que representa o inferno, que é tipo o “lar” do Scorpion, que é o personagem preferido do criador do jogo, Ed Boon, Esse estúdio é bastante recente e só veio com coisas boas. O Ed Boon sempre foi O mais inovador nos jogos de luta, essa aliança com a DC só tem a gerar bons frutos.

    • Oi Gabriel!

      Então, querido, li que seriam 15 edições, mas não tenho certeza. As edições são bem curtas, já estamos na #12 e não me parece que será possível concluir a história em só mais 3 edições…
      Mas assim que sairem todas em português, faço um novo post aqui no Batman Guide!

      Valeu!

  3. Jessica essa Hq vai interferir nas hqs q estão saindo dos personagens como a do Asa Noturna ( q teve uma estupida morte sem graça), ou é uma historia separada e as outras hqs dos personagens vão sair normalmente individualmente, me esplique por favor q estou perdido aki.

    • Oi Ricardo, tudo bem?
      Essa história não tem absolutamente nada a ver com a cronologia normal, ela foi feita apenas para explicar os acontecimentos que conduzem o jogo “Injustice – Gods Among Us”. Então não se preocupe, as outras HQs vão continuar saindo normalmente. Qualquer coisa que precisar é só chamar, querido! Beijo!

      • O que seria minha vida sem vc anjo rsrsr, muito obrigado é pq eu sou meio novo nesse universo de Quadrinhos e pra falar verdade ainda estou limitado no mundo Batman logico inspirado pelo seu site aki muito obrigado mais uma vez, ah e outra perguntinha se vc souber poderia me ajudar, as hq do asa eu li as do volume 2 (153 revista ao todo e mais alguns anuais, acho) todas e agora eu passei pra v3 q ja são as dos novos 52, tem mais alguma q vc recomenda pra mim pq fiquei fã do Asa tanto quanto o Batman. Obrigado pela atenção.

      • Se você leu tudo o que disse ter lido do Asa Noturna você já não é tão “novo nesse universo”.

        Acredito que não há nada que você não tenha visto de importante sobre ele, tenta a série curta chamada “Asa Noturna/Caçadora” (clique aqui para baixar), e também o trecho da série mensal “Batman” que o Dick Grayson fica no lugar do Bruce como Batman em Gotham.

        Já estamos aprontando os posts dessas histórias do Grayson como Batman. Daqui algum tempo eles aparecerão por aqui, ainda vai demorar um pouco pois estamos seguindo ao máximo a cronologia, mas eles virão.

      • Olá Augusto, eu digo “novo nesse universo” pq eu li essas revista q disse em pouco tempo as do asa e do batman (as do batman foram mais pouca); e tbm até agora só estou lendo a deles e Batgirl dos novos 52 e mais nenhuma, nem os outros heróis da liga, tava pensando em começar a expandir esse pelo arqueiro verde mais se vc tiver alguma sugestão com certeza vai ser bem recebida, e mais uma vez obrigado e parabéns site e pela assistência q vcs dão a todos nos.

      • Então… dos “Novos 52″ eu me limitei aos títulos que tinham relação com o morcego. “Asa Noturna”, “Batgirl”, “Capuz Vermelho”, “Batwoman”, “O Cavaleiro das Trevas” e etc. Quanto aos Novos 52 realmente não tenho muito o que te dizer de novidade quanto a outros titulos fora esses.

        A “Cavaleiro das Trevas” estava excelente enquanto estava na mão do David Finch, deu uma piorada quando passou pro Ethan Van Sciver, outra piorada quando passou pro Zsymon Kudranski… mas a arte do Asa Noturna deu uma renovada com o Brett Booth.

        Se quiser algo diferente, acompanha a Liga da Justiça, você sempre ficará por dentro das confusões maiores e da interação entre os heróis.

  4. Sou fã do Batman há uns 22 anos. Coleciono algumas sagas, como posso, e vou comprando o que posso. Mas me comoveu ver seus textos sobre esse herói que me inspira todo santo dia. Tenho scanners dos gibis que tive, pois vendi eles (por necessidade mesmo), e agora, juntando uma graninha pra comprar Injustice.
    Parabéns pelo blog, e gostaria de saber qual a possibilidade de você disponibilizar seus arquivos via torrent, afinal, nem todo mundo tem uma conexão “perfeita”.

    • Oi Gabriel, tudo bem? Seja bem-vindo ao Batman Guide!
      Também estou contando minhas moedinhas para comprar o Injustice. rs
      Que legal que você tem as scans, já pensou em se cadastrar em algum fórum como uploader? Seu trabalho seria muito importante para nós!

      Estou considerando disponibilizar as HQs via torrent também, ainda não sei muito sobre o assunto mas assim que entrar de férias irei explorar melhor essas possibilidades e tentar trazer essa novidade para o Batman Guide. Muito obrigada pela sua sugestão!

  5. Adorei o post, queria saber se essa HQ já esta a venda no brasil ou só online mesmo…Faço coleção de HQ a uma cota e queria mtu essa na minha coleção rsrs

  6. “Injustice” foda demais! Lembrou, de maneira bem vaga, a saga “Guerra Civil” da Marvel, mas só pelo fato de os heróis se dividirem em grupos e se enfrentarem, os motivos por trás disso, porém, universos de diferença. Dos jogos eu só conheci a versão pra iPad, os gráficos são fodas, a jogabilidade é boa, é divertido, porém mediado.

    • Jan,

      Se você achou a história boa até agora, precisa ver os eventos que se desenrolaram nas HQs seguintes. Assim que a saga terminar farei um post completo!
      E você deveria testar a versão completa. Por enquanto eu só joguei a demo para Xbox, e já achei sensacional!

  7. Eu gostava do batman mas agora que vi este saite eu adorei eu vo começar a colecionar brinquedos e hq ainda mais com histórias como essa ……………………………………………………………………

  8. Gostei da sua resenha, estarei aquí pra ver seus comentários ao fim da série, que por sinal encerra no #36. Ah, só uma coisinha, queria comentar a qualidade do trabalho do grupo que faz a tradução e diagramação…brigadu.

    • Oi Yugi, tudo bem?

      Obrigada por me informar o último número de Injustice, eu não fazia idéia de que número acabava. Tenho acompanhado no Coringa-Files e assim que lançar a última eu trago esse material aqui pro blog.

      Realmente, a equipe merece elogios. Eu traduzi duas HQs aqui no Batman Guide: a primeira foi #As Crônicas de Batman: A Prova e a segunda foi Charada: Perguntas Multiplicam o Mistério. E, nossa, só quando eu traduzi as HQs que percebi o QUANTO esse trabalho é difícil e minucioso. Fica registrado meu elogio a todas as equipes de tradução e diagramação de scans.

      Obrigada pelo seu comentário!

  9. Eu não entendi se o jogo vem da HQ ou ao contrário. Pois no jogo é tudo diferente, antes de explodir a bomba eles vão para o universo paralelo, mas na HQ continua na Terra atual. Quem morreu já era pra sempre?

    • Olha, apesar do titulo ser igual e da história contar com os mesmos elementos, considere que são obras independentes uma da outra. O jogo não depende da HQ nem a HQ depende do jogo. Coisas separadas.

      Se a questão for apenas saber de datas, que eu me lembre o jogo saiu antes da HQ.

      E vale lembrar que a série Injustice é uma “elseworld”, ou seja, os eventos ocorrem “não oficialmente”. Por exemplo, se o Batman morrer na Injustice, ele continua na série “Batman” mensal, que é a oficial. Na verdade pode terminar com todo mundo morto que os heróis oficialmente ainda estarão vivos pra DC. Então, não precisa se preocupar tanto com quem morre nessa série.

      Qualquer coisa é só perguntar. Até a próxima.

  10. Série sensacional da DC. Venho acompanhando o Batman desde os filmes do Nolan (que me perdoem os mais antigos, mas tenho que ser sincero – foi a trilogia do Nolan que explorou ao máximo o Morcego, além de concatenar de maneira muito brilhante as continuações). o Superman como vilão é algo muito surpreendente, quase um Anticristo bíblico. Adorei o site de vcs, que me deixou “interado” da história. Eu não sabia dela.
    Aproveitando o espaço, gostaria de perguntar duas coisitas:
    - A série vai acabar mesmo na 36? T_T
    - Vai sair quando esse gibis? Alguém com bola de cristal sabe? Merecia um encadernado essa série!

    Abraço a todos! Paz!

    • Oi Aliel, tudo bem?

      Realmente a sacada desse jogo foi muito interessante. O que você faz quando alguém com poderes sobre-humanos se declara ditador na Terra? O que fazer quando o que está em jogo são a vida de humanos, dominados por deuses, literalmente? Estou ansiosa para saber como termina.

      Fui informada de que ela acabaria no 36, enquanto isso estou acompanhando no Coringa Files. E assim que a última for lançada já corro aqui para terminar de postar e providenciar os links para downloads.
      Porém, eu temo que essa série não seja lançada aqui no Brasil – ou, se for, será em formato brochura. Eu acho que estou errada, mas é a minha previsão no momento.

      Obrigada pelo seu comentário, Aliel!

  11. Oi Jéssica!
    Minhas fontes infiltradas na CIA descobriram (através das ligações clandestinas do Obama) que Injustice acaba mesmo na 36, e que será lançada ainda este ano uma edição anual. CONTUDO, ao que parece em janeiro do ano que vem Injustice continua \o/, ou seja, ano após ano vem coisa boua aê!
    Para nooooossa alegriaaaaaaaaaaaaa… \o/\o/\o/\o/

    • Que legal que vão fazer uma saga, Aliel! Com certeza haverá muito material interessante.
      Assim que sair a #36 postarei as sagas restantes aqui no blog mesmo, espero contar com sua visita para ler minha resenha, tá?

      Beijo e obrigada pelo seu comentário (e pelas fontes infiltradas na CIA!)

  12. Pingback: Feliz 2014! | Batman Guide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s