#1 – Batman: Ano Um

Olá!

Começamos nossa viagem pelas histórias em quadrinhos do Batman com essa que pode ser considerada o início da interpretação sombria do personagem – e também uma das mais clássicas mini-séries do homem-morcego.

Lançada em 1989 no Brasil, conta com o roteiro de Frank Miller e arte de David Mazzucchelli.
De um lado está o então tenente James Gordon, um homem que vai ser pai em pouco tempo e que, ao se    mudar para Gotham, encontra a corrupção em todas as esferas de administração.
De outro lado está o magnata infeliz Bruce Wayne que ressurge de uma longa jornada de auto-conhecimento, mas que ainda está em busca da forma de superar isso, ou de ao menos fazer algo com sua dor. Suas visões distintas do que é Gotham conflitam-se, seus métodos não são iguais, suas trajetórias e interesses são diversos, mas essas histórias se equilibram por possuir o mesmo objetivo: combater o crime.
Bruce Wayne aparece como um homem taciturno, sombrio, com poucos mas impactantes diálogos, e seus pensamentos são o retrato de uma mente solitária e atormentada. Sua consciência o tortura por seu passado trágico e, embora saiba que não vá conseguir se redimir, Wayne sabe que precisa agir de alguma forma.
De pano de fundo, conta-se a história da primeira Mulher-Gato e uma rápida passagem pelo personagem de Harvey Dent, que futuramente  assume o papel do vilão Duas-Caras.
Além do estilo marcante, a narrativa foi muito bem orientada por Frank Miller, mantendo uma ótima dinâmica e produzindo ótimas cenas em preto-e-branco ou sem cenários, como a cena em que o bandido foge enquanto Bruce está ajoelhado entre seus pais morto.

Agora vamos para a melhor parte?

Essa mini-série foi lançada em 4 volumes. Clique nas imagens abaixo para baixar cada um deles.

Download no MEGA – Volume 01

Download no MEGA – Volume 02

Download no MEGA – Volume 03

Download no MEGA – Volume 04

Anúncios

  1. Pingback: #6 – Mulher-Gato | Batman Guide

  2. fantástico esse site, confesso que só me interessei pela história do Batman após assistir a trilogia do Christopher Nolan, já fazia um tempo que estava procurando as HQ’s desde o inicio e esse site tem as que eu mais procurava, continuem nesse ritimo pois já ganharam um grande fã 😀

  3. primeira vez que venho aqui e achei muito bacano. precisava de ler alguma opinião para me decidir começava a ler algo antes deste “year one”. este site já está nos meus preferidos. Continuação de um bom trabalho

  4. olá, terminei de ler essas edições, achei fantastica, e queria saber qual é a continuação dela? devo seguir a ordem da página dos Downloads? ou existe uma ordem certa?

    • Oi Caio!

      Eu sigo uma ordem lógica, mas não necessariamente cronológica das postagens. Às vezes, a melhor continuação lógica para uma HQ de 1989 é uma HQ de 2003, entende o que quero dizer?
      Então, pra quem está iniciando, eu recomendo seguir o que está na página Índice de Downloads, assim ninguém corre o risco de se perder nas leituras, né?

      Beijo!

  5. muito bom o seu site. Encontrei enquanto procurava por guias de leitura dos universos da marvel e da dc. São tantas histórias que eu fica ainda meio perdida. Sempre bom encontrar alguém disposto a compartilhar seu conhecimento! Sucesso!

  6. Gostaria de saber se existe alguma história que mostra onde e como foi o treinamento do Batman e outra pergunta um tanto quanto idiota, mas eu vi em alguns sites que Bruce estudou criminologia na Universidade de Gotham, queria saber se procede a afirmação, caso a resposta seja afirmativa, como ele estudou? Já que pelos meus calcúlos Batman não teve tempo pra isso
    Agradeço desde já
    e já peço desculpas pelas perguntas idiotas kkkkk
    Parabéns pelo blog

    • Oi Aylton!

      Na verdade, existem várias histórias em que se mostra o treinamento do Batman, além da própria “Ano Um”. É algo que me pedem sempre aqui no blog, vou fazer um post especial sobre isso, mas enquanto isso recomendo mesmo a “Ano Um”.

      E sua pergunta não foi idiota, Aylton! Estou aqui pra isso mesmo, pra responder essas dúvidas, e o que eu não souber eu pesquiso e trago pra vocês 😀

      Sim, é verdade, ele estudou na Universidade de Gotham. Existe uma HQ em que ele narra seus tempos de faculdade para Leslie, a moça que cuidou dele após a morte de seus pais.

      É uma da série Detective Comics, e se chama “Meu início… E meu provável fim”. Você pode baixá-la clicando nesse link.

      Na verdade, quando ele entrou na Universidade de Gotham, ele não queria que as pessoas se aproximassem dele, pois estava buscando solidão e conhecimento. O que ele fez? Fingiu ser antipático, fingiu ser o tipo riquinho esnobe e detestável – ficando, assim, solitário na Universidade.

      Quanto às aulas, ele fingia que não prestava atenção, porque não queria nunca que a vingança de seus pais fosse associada à Bruce Wayne. Quando estava na sala de aula era tão detestável que esteve prestes à ser expulso – só não foi porque fez uma gorda doação à Universidae. Quando estava sozinho, estudava profundamente todas as matérias, compreendia todos os assuntos, queria sempre saber mais.

      Sobre ter estudado criminologia, sim, ele estudou – e por isso Batman é um profundo conhecedor do sistema penal e judiciário de Gotham. Tem um trechinho que mostra seus estudos de criminologia em Gotham:

      Espero ter sanado sua dúvida, e também conto com sua visita aqui no Batman Guide! 😉

  7. Boa noite. Estou boquiaberto com seu blog. Tem tudo que eu procurava sobre o meu personagem favorito nos quadrinhos. Parabéns! Pelo visto és fanática pelo Batman, assim como eu. Minha dúvida é: quais outros quadrinhos te fascinam? O que me recomenda? Tens algum outro blog referente à quadrinhos? Até mais.

    • Oi Pedro!
      Que bom que você encontrou o que precisava no meu blog, sinal que estou conseguindo fazer o trabalho a que me dispus 😀
      Eu gosto muito de Batman mesmo, claro que não sou nenhuma expert nem nada, mas resolvi que o conhecimento que eu tinha não podia ficar estagnado só na minha cabeça 🙂

      Tem um pouco sobre meus quadrinhos preferidos na página Sobre a Autora mas basicamente eu gosto do selo Vertigo da DC (Preacher, Transmetropolitan, Hellblazer, Lúcifer), coleciono quadrinhos adultos também, Milo Manara, Giovanna Casotto e Frederic Boilét principalmente. Por outro lado, sou aficcionada por Snoopy, Garfield, Mafalda, Hagar, quadrinhos autobiográficos/históricos… É bastante coisa 😛

      Da minha autoria eu só tenho outro o Batman Guide, mas posso te recomendar alguns sites que acesso sempre:

      Coringa-Files (Não só porque eles me ajudaram muito com a divulgação do blog, mas também porque o dono é super dedicado ao site e as HQs lá estão sempre em boa qualidade)
      Contraversão
      Mobground
      Judão
      Cruzador Fantasma

      Espero ter sanado suas dúvidas, Pedro! Qualquer coisa, deixe outro comentário por aqui que eu respondo!

      Beijos e obrigada pela visita!

      • Muito legal. Obrigado pelas indicações. Eu já acesso o Coringa-Files há algum tempo, mas estava mesmo procurando algo que me guiasse na história de alguns personagens. Fiquei feliz quando encontrei o teu blog, agora torço pra que eu encontre mais pessoas dispostas a compartilhar seu conhecimento sobro outros personagens. Obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog. Continue assim.

  8. Olá Jéssica.

    Gostaria de parabenizá-la pelo blog. Eu sempre gostei do Batman, principalmente por conta da série animada de 1990 que assistia no CN. Desde então adoro assistir, por ventura, algo relacionado ou jogar seus games, porém, nunca me dei a oportunidade de ler sua história desde o princípio.

    Como sou hiperativo tenho a ambição de entender totalmente aquilo que vou estudar/ler/fazer e, ontem a noite, resolvi que iria ler Batman e estudar todo seu universo, o grande problema é que mesmo antes de pesquisar sabia que iria ser difícil me achar porque a série é MUITO extensa, isso até achar o seu blog.

    Eu sei que é muito importante reconhecermos o trabalho de alguém, isso faz com que façamos com mais carinho ainda e dedicação aquilo que nos propomos, por isso, antes de iniciar a leitura (estou confiando totalmente na sua ordem) quero deixar registrado aqui minhas felicitações para com sua pessoa.

    Tenha certeza que gestos assim deixam o dia das pessoas mais felizes.

    Um feliz Natal, um excelente ano novo e… Deixe-me começar a ler. Hehehe.

    Vlw!!!

    • Puxa, Iuri, que relato legal o seu, fiquei honrada 😛 A série é enorme mesmo! E como eu costumo falar sempre que me perguntam, nem sempre ler na ordem cronológica é a melhor escolha, porque algumas HQs recentes podem explicar melhor um evento acontecido nos anos 90 do que um arco da própria época. Que bom que eu estou ajudando você a fazer seu caminho na leitura do Batman.

      Feliz Ano-Novo pra você também, meu querido!

  9. Parabéns pelo incrível site, Jéssica Caroline. Depois de assistir à Trilogia do Batman, eu começei a ter um interesse pelo Homem-Morcego. No entanto, não encontrava nenhum lugar onde eu pudesse comprar as HQS ou um site para eu baixá-las, quando eu encontrei o seu site no orkut. Ótimo trabalho e obrigado por me permitir conhecer mais a história deste personagem fascinante. Porém, eu tenho uma dúvida: a ordem que você disponibilizou as HQS para download é a ordem que devemos ler? está na ordem cronológica para entendermos a história da personagem? Obrigado!

    • Olá, Paulo!
      Muito obrigada pelas suas palavras! Esse é, na minha opinião, um dos grandes trunfos da excelente trilogia do Nolan: angariar novos fãs para o Batman.

      Quanto à sua dúvida, as HQs que disponibilizei na página Índice de Downloads é a ordem correta de leitura. Vale lembrar que essa é uma sugestão minha, que se seguida permite compreender o universo do Batman de forma clara. E eu dispus as páginas numa ordem lógica, mas não necessariamente cronológica. Algumas pessoas podem pensar que a melhor ordem de leitura é a cronológica, mas nem sempre é. Às vezes, uma HQ lançada em 2003 explica muito melhor as origens de um evento que aconteceram em uma HQ de 1995, por exemplo.

      Qualquer coisa, é só entrar em contato de novo! Beijos!

  10. Olá, eu gostaria de saber se esses quadrinhos do site são da Era de Ouro ou da Era de Prata, queria ler a Era de Ouro antes de começar a ler a de Prata.
    Desde Já Obrigado

    • Oi Lorenzo, tudo bem? 🙂
      Então querido, as leituras que postamos aqui no Batman Guide não seguem necessariamente uma ordem cronológica, mas sim uma ordem lógica que permite o maior entendimento do universo Batman e seus personagens. Você pode ter maiores informações sobre isso clicando aqui.

      Beijos e obrigada pelo comentário!

  11. Vim só agradecer, não só pelos links disponibilizados, mas pela verdadeira aula sobre o Batman, por ter tido todo esse trabalho de arrumar os links em uma ordem “lógica” e ainda escrever textos detalhando tudo facilitando pra quem está em busca de descobrir mais sobre o homem-morcego, ótimo trabalho, continue assim. 😀

  12. Puxa vida, eu havia “pulado” a leitura dessa HQ. Não tinha me tocado que era do Frank Miller…
    Enfim, erro redimido. Ótima leitura essa.
    Jéssica, Augusto % cia. Estão de parabéns pelo excelente trabalho.

    Uma dúvida sobre esse novo servidor, o Mega: é só comigo ou ele não funciona pra downloads no Firefox?

    • Oi Fábio, tudo bem? 🙂
      Obrigada pelos comentários!

      Sobre o Firefox, realmente até certo tempo o Firefox não baixava arquivos do MEGA. Mas você tem duas soluções:
      – Instalar o complemento iMEGA 0.5.22 no Firefox para ajudar nos downloads:
      – Ou então você pode baixar o arquivo no 4shared – é só clicar nas capas dos arquivos. Sempre que possível disponibilizarei dois servidores para download.

      Um beijo!

  13. Jéssica Caroline, gostaria de pedir sua ajuda com uma coisinha: estou tentando completar uma certa saga do Batman chamada “Batalha Pelo Manto”, que é posterior à saga R.I.P. (claro que você já sabia!).
    Pois bem, não consegui a 3ª edição da saga (o título e Azrael #01 de 03).
    Se você a tiver por ai, dando “bobeira” em seu HD, poderia mandar pra mim (por e-mail, por exemplo)?
    Caso você esteja com esses supracitados projetos em seu cronograma, desconsidere meu pedido (é muito melhor esperar por vocês, pelo menos sei que vai ser um material completíssimo e muito bem explicado).

    Um abraço pro Augusto. O último texto dele foi mais uma obra de perfeição de detalhes.

    • Oi Fábio, meu querido, tudo bem?
      Sim, essas sagas vão aparecer logo logo aqui no Batman Guide 😛 Eu farei o texto da Batman RIP. E “Batalha pelo Manto” será de Augusto – então você já sabe que vai encontrar outra obra-prima escrita pelas mãos de alguém que entende sobre Batman na sua essência.
      Embora eu vá falar sobre elas, não vejo problemas em te mandar o arquivo para que você vá lendo.
      Vou enviá-lo por e-mail para você agora mesmo, tudo bem?

      Um beijão, sua presença aqui no blog é muito bem-vinda, sempre!

      • Puxa vida! Que bom que já estavam no cronograma (esse cronograma consta aqui no blog? Acho que não soube procurar…).
        Mais uma vez você me surpreendeu com sua presteza.
        Vou esperar ansioso por essas postagens, tanto pela “dissecação” do material como pela qualidade do próprio. Tenho certeza de que será mais um excelente trabalho. Muito obrigado mesmo, Jéssica.
        Um grande beijo.

        E um abraço pro Augusto.

        PS: Lendo o “sobre os autores”, pensei: cadê as fotos da Magda e da Lola e do Mousse? (rsrsr – brincadeira). Coloca uma foto da sua coleção… se puder, claro.
        Ah, será que o Augusto se interessaria em ver uma lista de documentários (documentários mesmo) que eu tenho? Quem sabe eu possa lhe enviar alguns…
        Fiquem com Deus.

  14. Parabéns pelo trabalho!

    Estava a tempos querendo começar a ler mais a fundo as historias do Batman, mas é complicado por onde e como começar pois existem várias hqs diferentes. Comecei a “fuçar” no site hoje e estou adorando. Muito obrigado por disponibilizar as hqs para download e pelas resenhas muito bem colocadas.

    Assim que começar a ler mais posto mais e vou compartilhar o site de vocês no Facebook pois acredito que tem muitas pessoas que assim como eu tem interesse e precisa de um ajudar para começar a conhecer esse mundo.

    Paulo Marques.

    • Obrigado, Paulo. E gratos também pela parte de compartilhar no FB.

      A parte de disponibilização de HQs, links e coisas do gênero é mérito da Jéssica, mas de certo ela leu seu comentário e deve ter sentido que estamos no caminho certo. Esperamos que continue lendo e que tudo esteja claro o suficiente para quem quer conhecer. Material é o que não falta.

  15. Olá, eu estou tentando abrir os hqs e não consigo, baixei o CDisplay e só consigo visualizar a capa de cada revista. Vcs podem me informar como faço para abrir o arquivo? Grato dese já, e parabéns pelo blog.

    • Pedro, geralmente quando isso ocorre comigo é porque não baixei o arquivo inteiro. Às vezes a conexão cai ou dá uma rápida falha e o arquivo encerra como se tivesse baixado tudo. Compare o tamanho do arquivo que você baixou e o tamanho do arquivo original.

      Qualquer coisa entra em contato novamente. Até.

  16. ola e parabens por esse guia , começei a me interessar por hq recentemente , e vejo a necessidade de mais guias como estes para não nos deixar perdidos, bom sobre batman o ano um eu vi a animação e gostei bastante , so não pelo fato da familia do gordon , que parece meio fora de contexto , pois quando o batman surge ele deveria ter dois filhos , a barbara e o james jr ,e na animação barbara eh o nome da mulher dele , enfim , tirando essa parte que me incomodou um pouco , a parte principal que eh a luta do gordon e do bruce contra o crime é show de bola
    parabens e cintinue com o trabalho duro

    • Oi Ronis!
      Então, tem alguns pontos que acho que não ficaram muito claros, se me permite complementar seu comentário.
      A então esposa do Gordon também se chama Barbara (nome completo: Barbara Eileen Gordon). E na verdade a filha dele, Bárbara (Batgirl/Oráculo) era originalmente filha de seu irmão e de sua cunhada, mas quando eles morreram num acidente Gordon e Bárbara (esposa) decidem adotar a menina.
      É algo que eles poderiam ter evitado para gerar problemas: James e Bárbara tendo filhos chamados James Jr. e Bárbara. Ficou realmente bem confuso.

      No mais, te agradeço pelo comentário! Precisando de alguma coisa, me avise!

  17. Achei esse post bem legal. Vc só lê inteiro, não tem como começar e parar! Batman é assim.
    Só não concordo com uma abordagem em específico, acho meio complicado comparar um filme com qualquer outro material do mesmo tema. Nunca será igual, talvez próximo. Isso pq qnd se faz um filme, vc tem que abordar a história de uma forma resumida e ainda assim, criar um roteiro e um início meio e fim. Como colocar anos de desenvolvimento de uma gama extensa de personagens em 3 horas (E isso é filme pra C$#&*@*@&)? Meio desumano. kkkkkk
    O Batman é extremamente complexo. A vdd é que, os filmes são adaptações de Batman para as telonas. Incluindo personagens (que são tão extremamente complexos qnt Batman), acessórios, veículos, e etc.

    Chego a dizer que nunca conseguiriam colocar o Batman e os personagens como são nos quadrinhos para telas. Talvez se fosse uma série, de umas 20 temporadas.. kkkkk e resumido.

    A forma com que desenvolveram a trilogia (nolan) foii muito boa.

    Achei que o Nolan fez um trabalho extremamente digno (como vcs disseram no texto =D) E chego a dizer que, se trocarem por outro diretor vão cagar tudo. Sem contar Ben Affleck ….Deus, pq?

    Sobre a “saga” antiga, perfeitos comentários: Sessão da tarde! KKKKKK

    Parabéns pelo site Jéssica.. sigo uns outros personagens e este site está bem mais digno de um personagem desse tamanho e com conteúdo excelente!! Parabéns pela paciência!! =D

    • Oi Bruno, tudo bem?

      Em primeiro lugar, muito obrigada pelo seu comentário! Adoro comentários grandes e elaborados assim 😀
      Querido, você está certo, as adaptações para o cinema sempre vão “perder” alguns elementos devido até mesmo ao tipo de mídia. Por exemplo, há muitos trechos de HQs em que Batman faz uma imersão psicológica, ele é muito pensativo, tem muitos momentos de introversão, que são super necessários à construção do personagem; porém se isso fosse passado para o cinema poderia ficar bastante enfadonho. Então eles investem em ação, explosivos, gadgets modernos, vilões sádicos… Não que isso seja ruim, mas para quem costuma ler fica a sensação de ‘faltar’ algo.

      A trilogia do Nolan foi realmente boa, ainda mais contando com a atuação do Christian Bale. Agora é esperar para ver como o Affleck vai sair. Não fique tão triste! Fizemos um post sobre ele, você viu? Você pode ler clicando aqui: O que nós achamos sobre Ben Affleck como Batman.

      Obrigada pelo comentário, querido!

  18. Pingback: #88 – O Retorno de Bruce Wayne | Batman Guide

    • Olá, Gustavo, como vai? Seja bem-vindo ao Batman Guide!

      Alguns encadernados que eu recomendo a compra:
      – Batman: A Piada Mortal
      – Batman: Cidade Castigada
      – Batman: Uma Morte em Família
      – Coringa – Brian Azzarello (raro, mas vale a pena)
      – Batman/Deathblow
      – Batman: Descanse em Paz
      – O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?

      Espero ter te ajudado querido! Beijos!

  19. Olha, o site está muito bom, com material de primeira! Obrigado! Quero alertar só sobre o link do volume 01 do “Ano um” que está quebrado… No mais, tá tudo ótimo!

    • Não tanto por mim, pois eu na verdade só faço o básico aqui, mas considere isso lido pela Jéssica (ela confere mesmo depois de respondido) e esteja certo que ela está grata pelo comentário. Afinal, essa é a intenção do blog.

      Até a próxima, Renan.

  20. Olá, eu queria saber se vc tem como disponibilizar as hqs em jpg ou se vc conhece algum outro blog que disponibilize! Pois leio no e-reader e percebi que algumas ficam com as páginas desorganizadas!

    Agradeço desde já! Parabéns pelo blog!

    • Naely,
      Não tem como disponibilizar os arquivos em .jpg porque esse formato, por si, não garante a leitura em formato de quadrinhos. Serão simplesmente páginas soltas, e para a maioria das pessoas sequer ficará alinhado na tela, terão que ficar dando zoom, etc.
      Se você quiser realmente as páginas em .jpg o procedimento é o seguinte: baixe o arquivo, renomeie a extensão para .rar ou .zip e extraia os arquivos para uma nova pasta. As páginas ficarão em .jpg.

      Porém, é algo que eu não recomendo, porque o formato adequado para ler quadrinhos é, de fato, o .cbz/.cbr, ou mais raramente, em .pdf. Quase nenhum site de quadrinhos irá oferecer download das histórias em .jpg. Assim, se for para você ficar extraindo arquivo por arquivo, talvez seja interessante mudar o seu programa, encontrar um específico, algo assim. 🙂

  21. Nossa Simplesmente Salvou minha vida, estou acompanhando as historias do Capitão América mas queria de mais as do batman mas eram tantas que nem sabia por onde ou como começar, eu adoro o Batman ler agora vai ficar muita mais facil e prazeroso , muito obrigado !

  22. Bem, eu gostaria de agradece-los por compartilhar o material organizado do homem morcego, um dos personagens mais bem elaborado da história dos HQs. Continuem com o ótimo trabalho, um grande abraço!

  23. Quero parabeniza – los pelo ótimo trabalho , comecei a ler HQs em 2013 por aqui , com Batman em 2014 fiquei sem conexão com internet um tempo depois. Voltei esse ano. Havia esquecido o nome deste site e por acaso consegui reencontra – lo hoje.
    É um prazer acompanhar o trabalho de vocês , Batman é o meu herói preferido da DC é uma pena eu não ter encontrado um site de qualidade assim do Homem – Aranha que é o meu preferido.
    – Um forte abraço e continuem com o ótimo trabalho , estão de parabéns.

  24. Era isso que eu estava procurando! Desde que me conheço por gente, o Batman sempre foi o meu Super preferido. Ele é uma inspiração. Mas sempre optei pelos filmes e desenhos animados. Ha pouco tempo comecei a me interessar pelos quadrinhos e vou começar a ler todos. E vc está de parabéns pelo blog. Perfeito!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s