#2: Batman – O Cavaleiro das Trevas 1 e 2

Oi!
É claro que você já ouviu falar de “Batman – O Cavaleiro das trevas”. E quem não ouviu? A triologia dirigida por Christopher Nolan, que se encerra em julho, contou a história sombria da decadência do homem morcego. Mas agora falaremos sobre os quadrinhos que deram origem aos filmes.

#Batman: O Cavaleiro das Trevas (1986)

A primeira aventura do Cavaleiro das Trevas dissertam sobre um Bruce Wayne de 55 anos, um distinto senhor aposentado que tenta levar uma vida comum – mas obviamente não consegue se segurar em sua poltrona e volta e meia impede um crime em Gotham City. Mas como era de se esperar, ele simplesmente não consegue parar – e eis que o Batman está de volta à ativa!

No entanto, o governo norte-americano proibiu há dez anos a ação pública de “super-heróis” – “Batman – Cavaleiro das Trevas” é uma obra de 1986, e nela também consta o medo da guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética. Mas quem disse que Batman leva isso em consideração? 
Algumas pessoas apontam o “Cavaleiro das Trevas” (o 1) a melhor história do Batman de todos os tempos. Depois dessa obra, a figura do Batman ganha mais força e retorna ao seu papel anterior de ícone da cultura pop.

O homem-morcego está violento, anárquico, ousado, ainda mais sombrio do que antes. É um traço que parece ser constante nas obras de Frank Miller. E ele resgata esse modelo sombrio de “Dark Knight” de forma sutil nas obras que escreve atualmente. E, por deus, Frank Miller é o primeiro a ter coragem de matar um vilão carismático mas inescrupuloso (não vou contar quem é!). É um colosso da história do Batman, que não pode deixar de ser lida por qualquer pessoa que se interesse minimamente pelo homem-morcego. 

#Batman: O Cavaleiro das Trevas 2 (2002)

A história de “Batman – O Cavaleiro das Trevas 2”  se passa três anos depois da suposta morte do Batman, que ocorre no fim do Cavaleiro das Trevas (é… Dei spoiler, desculpem!).

O vilão Lex Luthor está por trás da gestão fraca do presidente Rickard, transformando os Estados Unidos num regime fascista. Os super-heróis assistem a esse espetáculo horrendo até onde podem, até que percebem ser impossível adiar mais e se reúnem. E, com isso, despertam-se velhas rixas que deverão ser solucionadas pelo homem-morcego.

O Cavaleiro das Trevas 2 é uma espécie de pária que a história do Batman carrega. A obra é, no mínimo, muito inferior à original, cheia de falhas no roteiro, nas cores, nos diálogos, na continuidade. Para alguns fãs da obra, a obra é divertida, às vezes hilária até nos momentos mais dramáticos. Para outros, é uma lamentável obra exagerada, caricatural, de cores psicodélicas. É chamado até de “Cavaleiro das Cores”.

Enfim, apresentei a você duas faces das histórias em quadrinhos do Batman com as quais você se deparará constantemente: uma obra clássica e inigualável e uma sequência lastimável. Mesmo assim, não deixe de ler a parte 2 da história do Cavaleiro das Trevas. Mesmo sendo ruim, você poderá adquirir experiência na análise das obras.

Hora de ler os quadrinhos!

Batman – O Cavaleiro das Trevas (1986)
Batman: The Dark Knight
4 volumes reunidos em único link

DarkKnight01

Download no MEGA – O Cavaleiro das Trevas #01

Batman – O Cavaleiro das Trevas 2 (2002)
Batman: The Dark Knight Returns
3 volumes reunidos em um único link

DarkKnight02

Download no MEGA – O Cavaleiro das Trevas #2

  1. Cada vez que eu acesso o seu blog me dá uma pontada no coração:
    – me lembro das grafic novels, das edições especiais ,das minhas coleções que eu me desfiz (mudanças de casa, ataques de fúria da minha mãe e da esposa por espaço, etc).
    Ainda bem que eu posso rever tudo aqui e com ótimos comentários.
    Obrigado e Parabéns.

  2. Pingback: #34 – Coringa – Brian Azzarello | Batman Guide

  3. Nossa… eu tenho 15 anos, por isso pra mim é um pouco mais complicado colecionar cópias físicas do Batman… mas parabéns pelo site ! Estou gostando muito de ler e saber um pouco mais sobre a vida desse ícone que é o Morcego !! Abraços

  4. Confesso que me surpreendi com a opinião negativa de tanta gente para com o Cavaleiro das Trevas 2! Para uma época em que HQ era considerada coisa de criança, esta saga conseguiu um feito impagável, como você disse.
    Simplesmente achei que o nível diminuiu um pouco, mas a atuação de alguns personagens que até então não tinham demonstrado uma participação muito efetiva, tais como Flash, Arqueiro Verde, Elektron, Lara… o “Palhaço” Indestrutível, etc) salvou a HQ. Também achei muito boa a sacada da libertação de Kandor e derrota da dupla Lex-Brainiac (O “Z” foi impagável)…
    Porém não tenho mesmo o que reclamar sobre as opiniões, pois é a variedade delas que nos oferece este senso crítico. Aconselho MESMO a lerem as duas partes, pois apesar de a 2ª parte ser inferior, completa muito bem a 1ª.
    No mais, ótimo trabalho de texto e postagem (o spoiler não me feriu, pois já tinha lido a saga antes).
    Abração.

    • Oi Lucas, tudo bom, querido?
      Que estranho, acabei de testar todos os links aqui e parecem funcionar perfeitamente – tanto no 4shared como no Mega.
      Por favor, tente limpar o cache do seu navegador e começar o download novamente. Se não conseguir, me avise que a gente dá um jeitinho de descobrir o que está acontecendo.
      Um beijo!

  5. o HQ do Batman cavaleiro das trevas o 1º so tem 55 paginas ?? pq ta escrito 4 volumes achei que seriam mais se ñ for so isso poderia enviar o link com os outros 3 volumes.obrigado.

    • Oi Wallace, tudo bem?

      Querido, eu conferi a edição que está disponível e ela está completa, com 203 páginas, como você pode ver na imagem:
      DarkKnight01
      Eu acho que você teve um problema com seu download, sua conexão caiu no meio do download ou algo assim. Por favor, tente novamente, ok?

      Um beijo!

  6. Eu poderia tecer dezenas de elogias ao Cavaleiro das Trevas, com as palavras mais rebuscadas que conseguisse, mas inevitavelmente não passaria de redundância. Portanto deixo a melhor coisa que pode ser dita a respeito desse arco que é leia, se você ainda não é a melhor coisa que pode fazer

  7. Ótimo blog,senão o melhor sobre hq’s do morcego.Confesso,sempre fui fã do Batman,mas não como estou sendo hoje.Comprava hq’s de vez em quando e tal,entretanto não havia aquele fervor em acompanhar os lançamentos.Porém,este ano esta sendo diferente,devido aos compromissos na faculdade,estresses,etc,precisei de algo para “fugir” do mundo real,então em conjunto ao anúncio do game Batman: Arkham Origins,resolvi retornar a este universo tão encantador e sombrio ao mesmo tempo,e passei a buscar as “primeiras” estórias do homem-morcego,entender melhor os arcos ,infelizmente não é possível encontrar mais certos exemplares “físicos”,logo,mesmo sendo “contra” me rendi aos seus pdf’s …rs
    Agradeço e muuuuito por essa sua excelente iniciativa de construir um acervo tão extenso e bem manuseado como esse! continue assim,ótimo trabalho e sucesso!

    • Oi Felipe, tudo bom?
      Seja bem-vindo ao Batman Guide!

      Nós aqui no blog também temos vidas bastante cheias, mas dedicamos um bom tempo da semana ao blog justamente para ajudar as pessoas a encontrarem com mais facilidade as HQs para se divertirem. Fico feliz em saber que nós te ajudamos a relaxar um pouco! Muito obrigada pelos seus elogios, de verdade. Estaremos aqui por um bom tempo ainda.

      E sobre as scans, sempre que possível aconselhamos comprá-las, mas algumas edições são impossíveis de ser achadas/caríssimas. Daí as scans são uma grande ajuda, né? 🙂

      Beijos!

  8. Jéssica vc é incrível eu nunca imaginei que existisse uma mulher que conhecesse tão bem o batman quanto vc, e é difícil encontrar mulheres que gostem de ler quadrinhos, parabéns pelos donw loads, me ajudaram muito, e com todo respeito vc é linda.

    • Oi Wilham, tudo bem?
      Às vezes é só falta de procurar mesmo, tem várias meninas que conhecem muito bem sobre quadrinhos, porém nem sempre somos incentivadas a ler HQs. Desde a infância somos estimuladas a brincar com coisas mais delicadas, ler contos de fadas, porque “heróis são coisas de meninos”. Então fica mais difícil pra gente.
      Mas eu agradeço pelos seus elogios, que bom que você gostou do blog! ❤ Fique conosco por mais tempo, ainda tem mais conteúdo legal para vir.

  9. Oi, Jéssica! Antes de tudo, gostaria de parabenizá-la e agradecê-la pelas análises e links. Quando era criança, adorava aqueles filmes horrorosos do Batman, então já deve saber como me sinto lendo HQs de nível tão superior hahaha. Agora vem minha dúvida: eu ainda estou lendo O Cavaleiro das Trevas, seguindo a ordem que você acha mais adequada. Mas não tenho como não ficar com um pé atrás lendo um HQ que se passa tantos anos depois da origem do Batman. Não sei quais crimes o Coringa cometeu, a origem de determinados personagens e isso acaba me deixando um pouco perdido, às vezes. É um pouco frustrante não conhecer muito sobre o universo do homem-morcego, ler sobre sua origem e logo em seguida dar um timeskip de 20 anos. Mias uma vez agradeço e vou confiar em vocês, mas aguardo uma resposta kkkkkkk Abraços!

    • Oi Gabriel, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário.

      Querido, meu objetivo no Batman Guide nunca foi trazer TODAS as HQs. Por um simples motivo: existem mais de 800 publicações envolvendo Batman, fora as que não contém o nome dele no título. Imagine ler todas essas sagas. Por isso, eu e Augusto propomos a leitura de HQs que são essenciais para o entendimento.
      De fato, dentro dessa organização nem sempre é possível contabilizar certos eventos, como todos os crimes que o Coringa cometeu, mas procuramos abranger o maior número de fatos possível.
      E sobre os personagens, a quais especificamente você se refere? Porque eu expliquei a origem de todos os personagens importantes aqui no blog, e os que não estão já estão programados para aparecer aqui no blog.

      De qualquer forma, obrigada pela sua crítica construtiva 😉

  10. Não estou conseguindo baixar a revista nº01, o dowload chega em 67% e para. Já tentei várias vezes e nada, limpei o histórico e nadaa.. Manda uma forcinha aí por favor!

  11. Tenho 45 anos, acompanho quadrinhos desde que me entendo por gente, aprendi a ler com quadrinhos, e posso dizer sem sombra de dúvidas, que você é um diamante raro. Parabéns, seu blog é uma mina de tesouros, um verdadeiro achado na vastidão da net.

Deixe um comentário

