#18 – Vingança de Bane I e II

Olá!

Hoje temos uma postagem excepcional no Batman Guide, que vai sair um pouco do planejamento que estou seguindo com vocês.

Irei falar um pouco sobre Bane, o vilão que aparece em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Ele é tido por muitos como um dos vilões mais fortes e inteligentes do homem-morcego. Dotado de força quase sobrenatural devido à utilização de um poderoso entorpecente, possui um passado cheio de dor e sofrimento, que se converteram numa vida em que tudo que se conhece são as sombras. Não houve outro passado pra ele. Bane é “o homem que quebrou Batman”.

Então, vamos ler hoje: “Vingança de Bane” e “Vingança de Bane II: A Redenção!” (Batman: Vengeance of Bane I , 1993, e Batman – Vengeance of Bane II: The Redemption, 1995).

Se você ainda não assistiu “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, não se preocupe muito, não darei grandes spoilers.

Vingança de Bane I

Nessa HQ, temos o surgimento do personagem de Bane, com roteiro de Chuck Dixon e com os desenhos de Graham Nolan. Começa com a história de uma mulher que vê o filho ainda na barriga ser condenado à prisão perpétua pelos crimes que ela e o pai da criança cometeram, de acordo com as leis do local. Contudo, não é uma prisão qualquer – é Santa Prisca, uma ilha caribenha, e a prisão é Peña Duro (que foi traduzido para Pietra Dura na nossa HQ), um lugar onde só há caos e violência. Depois de 6 anos, sua mãe morre de inanição e desgosto pela vida, e o pequeno Bane se vê sozinho num lugar em que nem o pior dos homens pensaria em crescer.
Depois da morte dela, ele é transferido para a ala geral, para o convívio com o resto dos homens, e vê sua inocência (que já sofria um processo regressivo desde o nascimento) se esvair com o convívio com homicidas, assaltantes frios, agressores e psicopatas. Além disso, a vivência com a corrupção dos carcereiros e de quem devia organizar aqueles presos destrói qualquer indício de justiça limpa que ele possua.

Aos 8 anos, depois de um ano em coma, sem qualquer traço de piedade, comete seu primeiro crime: um assassinato a sangue frio. Pela brutalidade do crime, é trancado numa solitária especial: a “Cavidad obscura”, sem circulação de ar adequada, recebendo suprimentos alimentares racionados, convivendo com ratos e outros animais esquerosos, com inundações quando a solitária ficava abaixo do nível do mar… Uma tortura psicológica que destruiria qualquer mente sadia… Mas não a de Bane, que aproveita sua reclusão para desenvolver sua personalidade violenta e sanguinária, paralelamente ao cultivo da forma física e do seu intelecto. Todo o ambiente opressor do local transformam seu interior em puro ódio – ódio que se personifica na figura do Cavaleiro das Trevas, levando-o à obsessão de encontrá-lo.

Ele se torna um mito com os outros presos, por ser um homem que sobreviveu à tortura mais cruel e sombria daquela prisão. Por 10 anos, resiste à própria morte. Os donos da prisão, abismados, decidem utilizá-lo num experimento científico com uma substância tóxica que resultou em cinco mortos. Mas Bane não é um simples homem. A droga não o mata. Pelo contrário.

Esse experimento e o vício adquirido na substância o torna mais do que um homem, mas menos do que um ser humano, e o reduz à uma máquina mortífera… Que está atrás do Homem-Morcego. O que o encontro desses dois homens reserva ao futuro do Cavaleiro das Trevas?

Você só vai descobrir se ler essa HQ sensacional!

Vingança de Bane II: A Redenção

Essa HQ se passa depois que Bane é preso pelos danos causados aos cidadãos de Gotham. Até mesmo lá ele é uma espécie de lenda, pelo fato de ter sido o primeiro e único a conseguir quebrar Batman. Contudo, agora ele está limpo da substância que o dopava e o fazia transgredir os limites humanos da força. Ele ainda não desistiu derrotar derradeiramente Batman, mas precisa provar a si mesmo que não precisa estar drogado para isso. Que ele era mais do que um monte de músculos agindo sob a ação de entorpecentes. Ele precisava provar que seu intelecto era superior à sua força física.
Até mesmo Bane tem direito à redenção. Precisa provar para Batman que consegue derrotá-lo. Mas precisa, sobretudo, provar a si mesmo. Sua vida precisa ter algum sentido além daquela violência motivada pelo Veneno. Mas qual seria esse sentido? E como enfrentar um Batman renascido do inferno, ainda mais forte e poderoso?

Hora de baixas as duas HQs!

Vingança de Bane I

Download no MEGA – A Vingança de Bane I

Vingança de Bane II: A Redenção

Download no MEGA – A Vingança de Bane II

Entre a primeira e a segunda HQ, temos a maxi-série “A Queda do Morcego” (Knightfall, 1993-94), que postarei no Batman Guide futuramente.
Anúncios

  1. Eu me confundo pra caramba com essas séries do Bane. No fim de “A Vingança de Bane”, o que o Bane faz é deixar o Batman ileso. Ele quebra mesmo o Batman em Knightfall, que é de 1993 também. Essa eu tô lendo agora, ele acabou de quebrar o Batman aqui em casa. Acho que Knightfall é entre as duas vinganças do Bane, não é? Ou as histórias não se conectam? Porque em Knightfall o Batman vem com umas de que nem conhece o Bane, não sabe daonde veio…e eles ficaram cara a cara em “A Vingança de Bane”. Sei lá eu!

  2. Meus sinceros parabéns, não apenas pelo conhecimento que você tem sobre as histórias de Batman como também pelo empenho na construção desse blog. Você está fazendo um ótimo trabalho na elaboração desse guia, ao disponibilizar as HQs, nos textos e até mesmo fazendo traduções! Uma grande ajuda para quem deseja mergulhar no universo do Homem Morcego. Novamente, meus parabéns!

    • Oi, Rodrigo!

      Apreciei muito seus comentários e fico muito grata pelos seus elogios. É um grande prazer dar uma forcinha pra quem não sabe direito onde começar a ler Batman, faço esse trabalho com muito carinho!

      Obrigada pelos seus comentários e por acessar o Batman Guide!

      Beijos!

  3. Pingback: #25 – Pinguim: Dor & Preconceito | Batman Guide

  4. O inimigo mais inteligênte do Batman sem dúvida alguma, é o Charada. Bane é só um Mensageiro de uma certa Anarquia Apocalíptica que envade Ghothan Cith para atingir o Bruce wayne, ao invés do próprio Batman, contudo, é um imprevísivel vilão e grandioso como o Coringa.

    • Oi Linsandro!

      Fiquei meio decepcionada com alguns aspectos do filme no que concerne ao Bane, achei que alguns elementos faltaram, mas ao mesmo tempo eles adicionaram algumas coisas legais.
      A HQ sobre o Charada virá em breve, daí poderemos contemplar esse personagem que deixa o Batman tão perdido com seus enigmas mirabolantes.

      Obrigada pela visita!

  5. Pingback: #42 – A Queda do Morcego | Batman Guide

  6. Olá Jéssica, primeiramente eu gostaria lhe dar os meus parabéns pelo excelente trabalho no Batman Guide, ótimos textos e um material de primeira qualidade, estou tendo problemas para efetuar o download da segunda edição da Vingança de Bane, quando vou baixar acusa que o arquivo está corrompido/bloqueado, poderia por gentileza verificar o que seria? No mais obrigado pela atenção!

    • Oi Alair!
      Que bom que você gostou do blog, seja muitíssimo bem-vindo!
      Acabo de perceber que o Mediafire anda bloqueando meus arquivos pelo excesso de downloads. Bem, era a justificativa que eu precisava para abandoná-lo definitivamente.
      Na semana que vem eu farei a migração de todos os links para outros servidores, querido. Enquanto isso, subi o arquivo no Mega para você:
      https://mega.co.nz/#!5ARFhTgA!dDtloyV_ZoZWUBvxEmqjSQ92Gch0rpCxDazTUB_hI4Y

      Desculpe o transtorno e obrigada por me comunicar esse problema! Um beijo!

      • Muitissimo obrigado Jéssica! Na medida que eu for encontrando problema com os links informo a você, o Mega é uma ótima opção, uma outra sugestão que deixo é disponibilizar em torrent os arquivos, não sei se implica alguma coisa a você mas é uma sugestão apenas..rs

        Desde já muito obrigado pela atenção e agilidade (Like a Batman) na correção dos links…rs

        Beijo!

        • Poxa, me elogiar me comparando com o Batman é golpe baixo! HAHAHA Ganhei minha noite! 😛

          Estou pensando em disponibilizar o torrent para arquivos grandes, mas geralmente faço isso nos computadores da faculdade, onde a conexão é melhor. Vou pensar com carinho nessa opção 🙂

          Beijos querido, precisando é só avisar!

  7. Pingback: CeteraComics #09 – Batman – Coringa, Duas Caras, Bane, Ra’s Al Ghul (Parte 2) / NerdCetera | Batman Guide

  8. Pingback: CeteraComics #10 – Batman – Coringa, Duas Caras, Bane, Ra’s Al Ghul / NerdCetera | Batman Guide

  9. Pingback: A Vingança de Bane I : Comics Year

  10. Pingback: A Vingança de Bane II : A Redenção : Comics Year

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s