#21 – Batman: Cidade Castigada

“Todo mundo tem medo de alguma coisa.
Do que eu tenho medo?
Não é de aranhas, do escuro, da perda… da perda..ou até mesmo da morte…Mas de sonhar.”

Olá!
Hoje apresentarei uma HQ escrita por Brian Azarello, velho conhecido de quem já está familiarizado com boas e clássicas obras. A arte é de Eduardo Risso.

Nela você vai se deparar com um Batman cheio de memórias que o atormentam, assuntos nunca resolvidos antes da perda de seus pais, e considerando a dimensão de suas responsabilidades. E paralelamente a isso, Gotham está sendo tomada por vilões como Crocodilo, Coringa, Pinguim, Scarface e outros. Gotham é mostrada como uma cidade fragilizada, danificada, cheia de almas doentes que buscam algum tipo de socorrro, mas… Será Batman capaz de ajudar cada uma dessas almas a encontrar a redenção?
Descubra em Batman: Cidade Castigada (Batman: Broken City, lançado no Brasil em 2007)!

O roteiro da nossa HQ começa com uma mulher grávida encontrada morta num depósito de lixo em Gotham – mas ela não está apenas morta, está parcialmente devorada. Além disso, seu irmão desapareceu. Qual seria o motivo desse desaparecimento? Seria ele culpado por esse crime?

O interrogatório inicial com Crocodilo, que Batman acredita ter sido pago para cometer esse crime, é apenas o início da sua jornada. Batman precisa encontrar os responsáveis por esse crime hediondo, em meio à ascensão de vilões grotescos e perigosos. O clima noir é evidente em todo o enredo. Há uma dupla de vilões que demonstra possuir grande conhecimento sobre Gotham City.
Como se não bastasse toda a tortura a que se submete mentalmente, a ironia do destino o pega de jeito ao pular de um prédio, perseguindo o irmão da mulher morta: Ele acaba se deparando com uma criança cujos pais acabaram de ser mortos por um homem armado, e então é revisitado por um todos os traumas que o machucam ainda na vida adulta, afetando a sua própria investigação.

Ele também se questiona sobre sua verdadeira identidade: ele era Bruce Wayne, que se vestia de Batman, ou ele era verdadeiramente Batman, e Bruce Wayne era apenas uma sombra de sua personalidade? Ele vê na maquiagem escorrida de Margô, uma mulher fatal e perigosa, a sua própria maquiagem, sua máscara, que o esconde… O esconde de que?
E depois de encontrar todas as pistas que acreditava serem verdadeiras, Batman está quase certo sobre quem é o assassino – mas depois de uma reviravolta, já não tem mais certeza da autoria do crime!
A arte de Eduardo Risso abusa das variações, com quadros grandes, com efeitos sombrios, personagens plásticos e amedrontadores, closes em sorrisos violentos, enquadramentos fluidos… Os personagens são muito realistas, suas roupas são adequadas para tomadas de ação em Gotham, para combates intensos. O sangue não é poupado, bem como os socos, e a violência de todos os personagens. Os sonhos de Batman são um caso à parte, e o atormentam noite após noite, até que ele resolva esse caso.

Não vou comentar mais sobre a HQ para evitar spoilers, mas é uma trama que vai te prender até o fim, numa caçada policial que demonstra ser mais complicada e intensa do que o previsto.

Download no MEGA – Batman: Cidade Castigada

Anúncios

  1. Pingback: #21 – Batman Preto e Branco | Batman Guide

  2. Pingback: #22 – Batman Preto e Branco | Batman Guide

  3. Pingback: #34 – Coringa – Brian Azzarello | Batman Guide

  4. Esses dias li o incrível livro PULP do Bukoswki,não acabei de ler cidade castigada, tô na metade ainda,mas é incrível o estilo noir dessa obra, é como se tivesse lendo o morcego pelas mãos do Bukoswki, só faltou mais sacanagem, prostitutas e álcool, mas tá sensacional esse hq, obrigado por esse site, com certeza o melhor do homem-morcego que jamais vi! Pior que tinha o Longo dia das bruxas e perdi, graças a vocês tô recuperando e lendo a continuação vitória sombria, muito obrigado pelo intenso trabalho para nós fãs de Batman!

    • Serj, fico muito feliz com seu comentário! Que bom que consegui transmitir esse clima da HQ, fico feliz mesmo.
      Fique ligadinho porque as lojas sempre estão fazendo promoção dessa HQ, paguei no máximo R$ 20 na minha. =]
      E que bom que te ajudei a achar “O Longo Dia das Bruxas”! Outra das minhas preferidas.

      Conto com sua visita aqui!

  5. Pingback: ENTENDENDO: Crise Final | Batman Guide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s