#26 – Batman/Espantalho: Ano Um

“… E assim, professor, é como se treina um bando de corvos selvagens…e como se corrompe uma mente jovem e maleável. […] Foi o momento que aprendi – da minha própria bisavó – as duas forças mais poderosas na Terra… MEDO E CONTROLE! E que QUALQUER UM poderia usá-las.”

Olá!

Continuando com a postagem sobre os vilões do Homem-Morcego, hoje falaremos da complexa vida do doutor Jonathan Crane, um psicólogo de Gotham. Mas não um simples e pacato doutor. Ele é um médico alucinado e instável, é o homem por trás de um monstro que manipula drogas e táticas psicológicas para causar alucinações e medo aos seus inimigos.

A HQ de hoje é “Batman/Espantalho: Ano Um” (Year One: Batman/Scarecrow, roteiro de Bruce Jones e arte de Sean Murphy, julho/agosto de 2005)!

 Nessa HQ, conheceremos a história de um menino magrelo que mora no campo com sua avó, uma extremista religiosa. Abandonado pelos pais, o pequeno Crane é torturado por sua avó que o deixa para ser bicado por centenas de corvos treinados por ela para machucar.
Ele sofre bullying dos outros meninos por sua altura e por seus gostos.  Quando cresce, é demitido da escola em que ensina por sua fixação nos métodos de ensino que envolviam medo. Então, com o conhecimento que adquiriu sobre manipulação química e sobre psicologia, Jonathan Crane faz uma regressão até o nascimento para se vingar daqueles que o maltrataram.

Agora o Espantalho está espalhando o caos e o terror por Gotham, e é tarefa da Dupla Dinâmica parar esse lunático. (Note que aqui ainda temos a atuação de Dick Grayson como Robin). A tática usada por Espantalho é um “gás do medo”, capaz de causar alucinações nas pessoas fazendo-as enxergar aquilo que mais as assusta ou machuca. Quando captura seu pai, por exemplo, e o faz reviver o medo de insetos – fazendo com que ele enxergue o ataque lento de milhares de baratas subindo pelo seu corpo (eca!).  Sua própria máscara não é assustadora à primeira vista, mas quando combinada com a toxina gasosa que desenvolveu, transforma-se num horrível e assustador rosto disforme.

Contudo, ele é um vilão difícil de capturar, porque tudo que deixa nos cenários de seu s crimes é um punhado de palha. Além disso, quais seriam exatamente as vítimas dele? Matar por prazer, por dinheiro, ou matar por vingança? E “vingança” não é exatamente o que move Bruce Wayne para se tornar Batman?

Quais são, então, as diferenças entre Espantalho e Batman, se ambos se escondem através de máscaras para assustar? Com essas semelhanças, conseguirá Batman fazer Espantalho parar de espalhar o medo por Gotham City?

Descubra lendo essa fantástica HQ em duas edições!

A arte de Sean Murphy contribui para o clima tenebroso da obra, alterando os formatos quando a toxina de Espantalho está no ar. O roteiro de Jones não poupa reviravoltas e momentos intensos.

Boa leitura!

Batman/Espantalho: Ano Um – Edição 01 de 02

 

Download no MEGA – Batman/Espantalho: Ano Um – Edição 01 de 02

Batman/Espantalho: Ano Um – Edição 02 de 02

Download no MEGA – Batman/Espantalho: Ano Um – Edição 02 de 02

Anúncios

  1. 2005… Mesmo ano que saiu Batman Begins, não é?
    Tem algo a ver ou é coincidência? Nossa eu tinha odiado a atuação do Cillian Murphy naquele filme :s Se bem que agora lendo sua (otima) descrição do personagem, percebo que ele tinha mesmo que ser meio fragil por ter sofrido na infancia, etc… por causa da louca da vo dele.
    Essa hq é muito boa, principalmente quadno o espantalho usa o gas do medo, as visões da s pessoas sao muito medonhas!! Que personagem complicado, lembra a Hera Venenosa que tb manipula a ‘natureza’ a seu favor, mas ele ainda usa conceitos psicologicos no meio… o.o

    Parabens pelo blog, adorei!!!

    • Oi Cæsar!

      Realmente, o lançamento de Batman/Espantalho está relacionado com o lançamento de Batman Begins. Eu gostei da atuação de Murphy! 😛 É um personagem extremamente complexo mesmo, por “adentrar” no sofrimento pessoal das pessoas.
      Eu não tinha relacionado com a Hera-Venenosa, mas pensando bem, você tem razão!

      Obrigada pela visita e por acompanhar meu blog! Beijo!

  2. Bom dia, estou tentando montar uma “cronologia” com os hq’s mais ou menos parecida com a trilogia dos filmes do Nolan, para ler algumas q não conhecia e “reler” outras: estou tentando montar assim:
    Sobre o filme Batman Begins:
    1 Batman Ano Um (para reler)
    Sobre o filme Batman o Cavaleiro das Trevas:
    2 – O homem que ri (para ler)
    3 – O Longo dia das Bruxas (para reler)
    4 – Vitória Sombria (para ler)
    5 – A Piada Mortal (para reler)]
    Sobre o terceiro filme, Batman – o Cavaleiro das Trevas Ressurge:
    6 – Batman – Terremoto (para ler)
    7 – Batman Terra de Ninguém (para ler)
    8 – A vigança de Bane (para ler -encontrada aqui no seu blog)
    9 – A queda do Morcego (para ler)
    10 – A vingança de Bane 2 (para ler, encontrada aqui no seu blog tbm)
    11 – Uma Morte na Família (para ler)
    e finalizando..
    12 – O Cavaleiro das Trevas (para reler)]

    Tenho pesquisado, a pesar do risco de spoilers, e parece ser uma sequencia mais ou menos coerente, dentro das inúmeras hq’s que existem, ainda que conte com personagens/eventos que não aparecem na trilogia; o que acha? alguma sugestão? Valeu!!!!
    P. S. Parabens pelo blog e pelos textos!

  3. Ótimo quadrinho! Eu estava procurando há algum tempo XD.
    Excelente blog! Relacionado ao Batman, esse é o melhor blog que já acessei!
    Parabéns e que continue com esse ótimo trabalho! Já está na barra de favoritos!
    Abraço

  4. Pingback: #48 – Asilo do Coringa I e II – COMPLETO | Batman Guide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s