#32 – Batman: Um Lugar Solitário para Morrer (Tim Drake)

Olá, queridos!
Bom, vamos fazer uma pausa nos vilões do Batman para retornar às suas histórias mais clássicas. Ainda falta falar de alguns vilões, como Ra’s Al Ghul e o Charada, mas isso virá em breve. Aliás, se quiser dar alguma sugestão de vilão que não pode faltar, deixe um comentário ou entre em contato!

Vamos dar uma situada na história do personagem do Robin.

Na última vez em que falei dele, apresentei a HQ “Uma Morte em Família”, em que o segundo Robin, Jason Todd, é morto cruelmente pelo Coringa quando finalmente havia encontrado a mãe desaparecida na Etiópia. O acontecimento desconsola profundamente Batman, mas ele nada podia fazer, pois o Coringa havia se tornado o Embaixador do Irã na ONU e qualquer tentativa de agressão contra ele poderia causar um grave incidente diplomático entre as nações. Mas Coringa promove um atentado durante uma assembléia e, ao ser perseguido pelo Super-Homem e por Batman, consegue desaparecer no mar – deixando as coisas mal-resolvidas mais uma vez entre ele e o Homem-Morcego.

Pois bem. Na HQ de hoje, iremos apresentar o jovem Tim Drake, um garoto persistente e inteligente que começa a relacionar os fatos e compreender melhor Batman. E com sua audácia e perspicácia, ele pode vir a ocupar um lugar que Bruce Wayne prometera deixar vazio em sua carreira…

Acompanhe hoje a história “Um Lugar Solitário para Morrer” (A Lonely Place of Dying, roteiro de Mary Wolfman e George Pérez, arte de Jim Aparo, George Pérez e Tom Grummette, outubro-dezembro de 1989)!

Bruce Wayne sente um grande remorso devido à morte de Jason Todd, que acredita ser sua culpa. Você pode observar isso nesse trechinho da HQ “Batgirl & Robin”, em que ele está conversando com Barbara Gordon (que já havia abandonado o posto de Batgirl devido ao crime cometido por Coringa em “A Piada Mortal”, que a deixara paraplégica) sobre sua tristeza ao ter perdido o menino:

Trecho da página 23 da HQ “Batgirl & Robin” (Gotham Knights #43, setembro de 2003).

Depois desses eventos, começamos a perceber o quanto a morte de Todd afetou Batman. Ele começa a se tornar inconsequente e correr riscos desnecessários, ainda mais sombrio e distante do que costumava ser. Robin, que trazia leveza e amenizada um pouco do sofrimento que Batman carregava, agora estava morto. Como não havia tempo para se curar das feridas, Wayne simplesmente se jogou no trabalho de maneira inconsequente. Aprofundar-se em duas dores. Agredir desnecessariamente. Em suma, é Batman tão afundado em sofrimento que mal consegue seguir suas próprias diretrizes de “pensar primeiro, bater depois”. Abaixo, temos um pedaço de algumas reflexões feitas por Alfred sobre seu patrão.

Enquanto isso, surge um garoto misterioso, que parece saber tudo sobre o que acontecera entre Batman, Dick Grayson e Jason Todd. Esse garoto é Tim Drake. A forma como ele faz as deduções é simplesmente brilhante e concisa. Ele recorre a Dick Grayson, que agora é Asa Noturna, para pedir que volte a atuar como Robin. Seu argumento? Ele PRECISA de um Robin. Asa Noturna vai até ele para, juntos, lutarem contra o atual problema que Batman enfrenta: o doentio Duas-Caras que aparentemente está possuido por vozes estranhas que dizem que ele precisa matar Batman.

Mas Asa-Noturna não quer, de jeito nenhum, voltar a ser Robin. Então, esse papel poderia caber perfeitamente em Drake. As qualidades de Tim Drake são diferentes das qualidades dos outros Robin. Ele parece atuar de forma mais sensata e mais justa. Percebendo isso, até mesmo Alfred ajuda o menino, bem como o faz Asa Noturna. Drake merece ser Robin. Mas é necessário convencer Batman a fazê-lo – e como fazer isso, depois de, teoricamente, causar a morte do seu antecessor?

Como convencer o relutante Cavaleiro das Trevas a pelo menos deixar Tim ser treinado para tornar-se Robin?
É uma história daquelas que nos deixa ansioso para saber o próximo passo. Ela está em uma qualidade MUITO boa, então não deixe de ler para continuarmos seguindo os passos do Menino-Prodígio 😉 Originalmente eram 5 edições, mas reuni numa HQ só para facilitar para vocês.

Boa leitura!

Download no MEGA – Um Lugar Solitário para Morrer (Tim Drake)

UPDATE:
Pessoas, eu estava particularmente cansada quando escrevi esse texto, então acabei trocando alguns nomes, mas já corrigi. Desculpem! 😦
E obrigada aos meus leitores Walter e Morgana que me avisaram sobre os errinhos!
Conto com a ajuda de vocês!

_

Anúncios

        • 😛
          Sim, Walter, Dick Grayson chega a assumir o papel de Batman no arco “Filho Pródigo”, que vem logo depois de “A Queda do Morcego”. Para que Batman consiga se reestabelecer completamente e refazer seu treino físico e psicológico, que estava bastante danificado, ele convoca Asa Noturna para substitui-lo por um tempo.

          Mas fique tranquilo, ambos os arcos citados acima certamente estarão aqui no Batman Guide com explicações e com links para download!

    • Segunda confusão que eu faço nesse texto. 😦 Não sei se é porque eu escrevi à noite ou se é porque eu estava pensando em vários Robins ao mesmo tempo (tanto os que já falei quanto os próximos Robins).

      Vou revisar melhor meus textos antes de publicar. Obrigada pelo comentário, Morgana! Já arrumei o trechinho que você me avisou!
      Conto com a ajuda de vocês para cada dia tornar o Batman Guide melhor!

  1. Jé (posso te chamar assim? rs), acho que falo em nome de todos os leitores quando digo que você não preciza pedir desculpas ou ficar chateada com esses errinhos. . .
    É uma coisa normal, td mund erra, e voce se esforça tanto pelo seu blog, com sua rotina cheia como eu vejo no seu twitter ainda encontra tempo pra escrever com tanto cuidado e procurar material pra gente fazer download.. Não tem pq ficarmos bravos com você!!! 😉

    Esses errinhos são normais, hehehe, acontece, fica tranquila ta?

    Sou fã desse blog!!!

    • *-* Obrigada, Maria Julia, não sabe como seu comentário me animou! ♥
      Eu quero sempre fazer o melhor trabalho pra vocês, mas às vezes eu deixo uma ou outra coisa escapar, e fico chateada com isso! 😦

      Mas comentários como o seu me deixam feliz de novo ahuhauhaa

      Obrigada pela visita moça!

  2. Pingback: #33 – Robin: A Lenda Renasce | Batman Guide

  3. Pingback: #66 – Capuz Vermelho: Dias Perdidos | Batman Guide

  4. Pingback: #100 – Richard “Dick” Grayson | Batman Guide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s