#33 – Robin: A Lenda Renasce

Oi!
No último post apresentei para vocês o personagem de Tim Drake. Ele apareceu como um menino esperto que descobriu sozinho toda a verdade sobre Batman e Asa Noturna, e tentou convencer Dick Grayson a voltar a atuar como Robin. Diante das negativas, pediu a Batman uma chance de atuar como Robin. Ele negou no momento, mas aceitou tentar aceitar Drake para o papel.
A HQ de hoje é um encadernado que foi lançado pela Abril em 1992 mas tornou-se um pouco rara de encontrar para comprar. É nela que vamos encontrar o desenvolvimento de Tim Drake, sua evolução e crescimento. E, como o título sugere, a ascensão de um herói.
Fique com a leitura de “Robin: A Lenda Renasce” (Robin: A Hero Reborn, roteiro de Chuck Dixon e Alan Grant e arte de Norm Breyfogle e Tom Lyle, publicada em 1992 no Brasil).

O garoto Drake tem uma grande necessidade de se superar, de superar seus medos. Sua mãe morreu e seu pai está em coma. Para alguns garotos, isso poderia ser motivo suficiente para se perder no caminho, mas não para ele. Ele é um garoto inteligente e dedutivo, extremamente benevolente. Mas ainda assim, o Cavaleiro das Trevas está hesitante em deixar Drake participar – ainda mais depois do que aconteceu à Jason Todd.
A cidade está sendo assolada por um assassino misterioso, mascarado, de quem ninguém suspeita a identidade. Batman é designado para encontrá-lo, mas, apesar da insistência de Drake, ele não se utiliza da ajuda de Robin nesse trabalho. Isso obviamente frustra o menino, porque ele tem razões pessoais para querer ajudar e, assim, superar seus medos e ser digno na confiança de Batman. É necessário estar preparado, ter calma e paciência para ser Robin.

Além disso, a imagem dos dois Robin anteriores paira incessantemente sobre a cabeça de Drake: o primeiro, tão bem sucedido que saiu em carreira solo, e o segundo tão devotado que foi capaz de morrer em serviço. E se ele não estivesse preparado? E se ele manchasse a imagem de Robin, um manto que carregava tanta importância?
Tim Drake parece ser o mais investigativo e inteligente dos Robins. Consegue utilizar as tecnologias disponíveis da Batcaverna a seu favor, cruzando informações de maneira brilhante na ausência de Batman. E através dessas pesquisas, ele acredita chegar à identidade secreta do assassino. Ele havia recebido ordens expressas de Batman para não se envolver e para ficar na Batcaverna durante sua ausência. Mas ao mesmo tempo, se sua pesquisa e intuição estivesse certa, Batman teria ido direto sozinho para uma armadilha que poderia lhe custar a vida… E então, o que fazer? Obedecer as ordens de seu futuro mentor e permanecer na Batcaverna, o que lhe garantiria pontos a mais na sua tentativa de se tornar Robin, mas o mesmo tempo deixar Batman ir direto para uma armadilha?

Ou arriscar sair para desvendar sozinho o mistério do assassino, correndo o risco de estar errado e, em consequência disso, arruinar totalmente qualquer chance de ser o terceiro Robin? O que você faria, no lugar dele?
Uma coisa interessante de se notar nessa HQ é a excelente relação que se estabelece entre Drake e Asa Noturna. É como uma relação de irmãos. Isso se dá porque Drake consegue o respeito, ele MERECE, por ser tão nobre e inteligente.
O papel de Robin é importante para Batman. Quando Batman está sozinho, ele se torna duro, quase ficando cego pela sua raiva. A presença de um sidekick o torna mais afável, mais ponderado e razoável.
Nessa HQ, vemos como um Drake, um homem comum, luta com seus medos, controla suas angústias, desafia sua própria zona de conforto e… se torna um herói.

Boa leitura!

Download no MEGA – Robin: A Lenda Renasce

Anúncios

  1. “Além disso, a imagem dos dois Robin anteriores paira incessantemente sobre a cabeça de Drake: o primeiro, tão bem sucedido que saiu em carreira solo, e o segundo tão devotado que foi capaz de morrer em serviço. E se ele não estivesse preparado? E se ele manchasse a imagem de Robin, um manto que carregava tanta importância?”

    Incrível.

  2. Oi, muito legal seu trabalho. Você ja postou alguma HQ que esteja mais focada na historia Dick Grayson? Algo que mostre sua origem e como deixou de ser o Robin…

    • Oi Pedro, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário!
      Querido, eu não postei uma história do Dick Grayson ainda.
      Mas a boa notícia é que esse é um Especial que o Augusto trará daqui a um tempo para nós! Como o Augusto sabe bem mais sobre o Grayson do que eu, pode ter certeza que você terá acesso a um material de primeira qualidade, pelo qual vale a pena esperar um pouco!

      Obrigada 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s