#42 – A Queda do Morcego

Olá, queridos!

Decidi começar o ano aqui no Batman Guide da melhor forma possível. Essa saga foi a que os leitores mais pediram aqui no blog, Facebook, por e-mail. Eu pretendia postar algumas coisas antes, mas pensei que talvez demoraria um pouco, daí antecipei o post! 🙂

A primeira coisa que eu vou ter que pedir a vocês é um pouco de paciência. O que a saga “A Queda do Morcego” tem de famosa, tem de extensa. Durante todo o dia de ontem eu fiquei organizando os arquivos e uplodeando numa sequência que não os confundisse – ela é composta por muitas HQs que, se lidas fora de ordem, podem te complicar totalmente. Acredito que cheguei em um resultado bem agradável para a compreensão de todos. E também disponibilizei toda a saga em um único link, pra quem quer ler de uma vez!

Outra coisa que eu preciso pedir para vocês é que me avisem se algo ficar faltando na minha resenha. Como eu disse no primeiro post do Batman Guide, eu não sou especialista nos quadrinhos do Batman, sou só uma fã que gosta de pesquisar. Não estou livre de erros! Então conto com vocês para me avisarem sobre qualquer problema que tiverem no post, ok? Obrigada!

E agora chega de conversa e vamos logo pra parte principal! Boa leitura e espero que vocês gostem, deu um bom trabalho pra fazer e escrevi com bastante cuidado! Divirtam-se!

Line

“A Queda do Morcego” foi lançada em 1993. Ela contou com autores consagrados como Dennis O’Neil , Chuck Dixon, Alan Grant e Doug Moench. O ponto principal que você precisa saber é que nela você vai encontrar o homem que quebrou o Batman. Ele o quebrou o Morcego de uma forma que nenhum dos outros vilões conseguira fazer, mesmo contando com tecnologia, violência, inteligência, influência ou simplesmente insanidade mesmo.

A introdução dessa saga começa com a apresentação de dois personagens que serão vitais nessa saga. O primeiro deles é Jean-Paul Valley – ou Azrael. Jean foi um bebê de proveta, cujos genes foram alterados e combinados com genes animais para potencializar suas habilidades de lutador. Ele descobre que está sendo treinado por uma ordem religiosa secreta para se tornar um assassino. (Azrael aparece, inclusive, em “Batman – Arkham City”, durante uma das missões paralelas do jogo. Clique aqui para assistir sua aparição). Batman descobre sobre essa ordem secreta, que se chama Ordem de São Dumas, com a ajuda de Oráculo, e vai até o local onde Jean-Paul está descobrindo sobre sua missão futura, causando um acidente.

01

O outro personagem essencial nessa história é Bane. Eu já falei sobre ele nesse post. (Mas, nesse caso, peço que você leia a resenha somente da “Vingança de Bane I”, que se passa antes dos acontecimentos que se desenrolam n’”A Queda do Morcego”).

01

02Bom, como você já leu, Bane estava obcecado em derrotar Batman. Mas ele não subestimou seu adversário, e sabia que não derrotaria o vigilante de Gotham sem uma estratégia firmemente traçada. E Bane, ao contrário do que foi mostrado na primeira adaptação para o cinema, é um homem muito inteligente. Então ele começa a se aliar aos super-vilões de Gotham – chega até mesmo a injetar a droga Veneno no Charada, tornando possível que um vilão cujo principal ponto não é a força enfrente o Morcego.

03Nós sabemos que a força policial de Gotham tem muitas falhas, mas seu contingente começa a sumir cada vez mais das ruas. Mais trabalho para Batman, que precisará lidar com tudo apenas com o auxílio de Tim Drake (mas que, como devemos lembrar, tinha a atuação limitada). Bruce Wayne nunca foi o exemplo de alguém que cuidava devidamente da saúde. Já vimos em várias HQs, aqui mesmo no Batman Guide, a menção às suas inúmeras escoriações e contusões por todo o corpo, o comprometimento das cartilagens e ossos de todo o seu corpo, já vimos Alfred relembrando seu patrão de que ele não dormia há pelo menos 30 horas… Mas nesse momento específico, o estado de Batman vai piorando em níveis críticos. Sua saúde física nunca estivera tão deteriorada.

04Percebendo que poderia ter que vir a deixar seu posto em breve, Batman pede a Robin que treine Jean-Paul Valley para se tornar um auxiliar.  Enquanto isso, Bane vai agindo e se aliando aos vilões, até que, num momento crucial, ele destrói as paredes do Asilo Arkham e liberando todos aqueles que odeiam o Morcego (com explosivos militares que conseguira).  Como se já não bastassem os criminosos comuns que assolam o submundo de Gotham, agora os criminosos mentalmente instáveis estão soltos por aí. O comprometimento da sua forma física e mental faz com que ele comece a falhar em suas missões. Ele falha ao capturar o vilão Máscara Negra. Ele apanha do Charada. Ele quase se afoga (sim, o Batman!). Ele está nos limites, estressado, degenerado, tendendo à depressão – e ainda assim luta por 3 meses para garantir que os internos retornem ao Asilo Arkham. Tudo isso faz parte do plano de Bane para quebrar o Morcego.

05Uma noite, o prefeito Krol é sequestrado por Coringa e o Espantalho, e ao resgatá-lo Batman chega, finalmente, aos limites da sua exaustão. O Espantalho, como era de se esperar, utiliza seu gás do medo para dar um golpe psicológico duríssimo em Batman – ele retorna ao momento da morte de Jason Todd, um evento do qual ele nunca se recuperou totalmente. Depois desses eventos caóticos, Batman chega na Mansão Wayne e Bane está lá.

Sim, Bane conseguira descobrir sua verdadeira identidade. Batman entra em confronto com ele, mas ele estava nos limites de sua vulnerabilidade, e é subjugado e derrotado por Bane. Mas ele não quer matá-lo, isso seria simples demais, rápido demais. Ele quer humilhá-lo. Quebrá-lo. Acompanhe essa sequência.

Bane_I

Bane_II

07E desse modo triste e impactante, o Homem-Morcego, o grande Cruzado Encapuzado, o Vigilante de Gotham, encontra-se encarceirado em uma cadeira de rodas, paraplégico, derrotado. Mas sua mente continua trabalhando. Ele vai procurar a doutora Shondra Kinsolving para começar sua reabilitação. Mas não poderia deixar Gotham sozinha – e por isso decide colocar Jean-Paul Valley em seu lugar, como Batman. Questionado por Tim Drake sobre os motivos pelos quais Dick Grayson (Asa Noturna) não é convocado para assumir o manto de Batman, ele responde que esse já tinha suas próprias incumbências, e que mais um papel só traria mais problemas a ele. Então, Jean-Paul Valley assume o papel de Batman. Mas algo dá errado com ele. Desde a época em que estava sendo treinado, Jean-Paul demonstra prazer em usar excessivamente a violência. Ele parecia não ter amarras no que diz respeito a matar os inimigos, ou de pelo menos fazê-los sofrer o máximo possível. E é assim quando assume o manto de Batman. Ele demonstra ser um homem mentalmente instável, de métodos obscuros e questionáveis, que de forma alguma são adequados ao papel de Batman.

08Ele põe em risco a vida de pessoas inocentes, ele faz ameaças de morte, ele abusa da sua violência. Mesmo tendo sido orientado por Bruce para não enfrentar Bane, devido ao seu alto poder físico e ao risco que ele oferecia a Valley, o novo Batman o faz – tendo a sorte (ou habilidade) de derrotá-lo. Contra tudo que Batman ensina, ele é dominado pro sua fúria e pelo seu ódio. Ele é um Batman capaz de matar.  Ele se distancia lentamente do que fora passado a ele, e resolve fazer um update no seu traje de Batman, incorporando artilharia de guerra – batarangs com pontas, lança-chamas, garras potentes, enfim, artigos para MACHUCAR – e não somente para proteger.

09Jean-Paul Valley já sofria com o fato de que seu treinamento na Ordem de São Dumas se assemelhava em muito à uma lavagem cerebral. Seu encontro com o Espantalho ativa novamente alguns pensamentos paranoicos de sua mente, e começa a se deparar com sua atuação como Azrael. Ele também se questiona sobre sua própria atuação como Batman – se era um mero substituto temporário ou uma versão melhorada do herói, mais enérgica e decidida. A imagem de Batman em Gotham é cada vez mais comprometida por um “herói” instável, extremamente violento.  Ele descarta Robin (que considera que só vai atrapalhar no seu plano de “limpar as ruas”), segue distorcendo totalmente o sentido de Batman.

12Enquanto isso, Bruce Wayne vai se recuperando – e eis aí uma das maiores críticas feitas à essa saga. Ele estava paralítico depois do encontro com Bane, e fora procurar a Dra. Shondra para se reestabelecer. Mas que tratamento é esse que o permite voltar a andar sem uma intervenção cirúrgica delicada? A explicação é que a recuperação de sua coluna lesionada fora o efeito colateral de uma guerra telecinética (!) entre os irmãos da Dra. Shondra.

Ao retornar a Gotham City, Batman descobre através de Robin o que Jean-Paul estava fazendo enquanto Batman. Ao tentar retomar seu posto, é ameaçado de morte. Então recorre ao treinamento de Lady Shiva para conseguir tornar-se um adversário de altura para o usurpador de seu papel. Quando se sente pronto, parte para o confronto, levando consigo Robin e Asa Noturna.

11O primeiro confronto entre eles é uma das melhores partes da HQ, não só pela arte mas também pelo roteiro, com as sacadas geniais que são um ponto de destaque nas histórias do Morcego. Quando vão procurar Valley, ele está atrás de um criminoso chamado Selkirk – que matara seu pai. Mas a Mulher-Gato também estava atrás de Selkirk, procurando um capacitor ciberneural para ajudar um amigo que estava paralítico a voltar a andar (não, não era Wayne). E Selkirk também quer matar Jean-Paul. Quando chegam ao lugar do encontro… Ocorre um confronto em massa, envolvendo violência e armas de fogo.

O helicóptero de Selkirk está prestes a explodir, e Bruce e Mulher-Gato se envolvem para salvá-lo antes que isso aconteça. Jean-Paul escapa, e quando Batman decide procurá-lo usando o Batmóvel, o carro explode. A explosão alerta Asa Noturna, que acha que seu amigo pode ter morrido, e decide descontar sua fúria no causador de toda aquela confusão.  Mas ele já havia escapado há algum tempo. Claro que Batman não poderia ter se deixado levar numa explosão, e conseguira escapar. E vai para a Mansão Wayne, onde o estava esperando outra visita agradável. Jean-Paul. E se dá início a batalha final entre eles. E o final… Você só descobre lendo!

14

Bom, espero que tenham gostado!

Dividi em 5 links para vocês poderem baixar aos poucos, e também disponibilizei em um único link. É só clicar na parte correspondente para baixar!

Parte01

 

Download no MEGA – A Queda do Morcego – Parte 01 de 05

Parte02

Download no MEGA – A Queda do Morcego – Parte 02 de 05

Parte03

Download no MEGA – A Queda do Morcego – Parte 03 de 05

Parte04

Download no MEGA – A Queda do Morcego – Parte 04 de 05

Parte05

Download no MEGA – A Queda do Morcego – Parte 05 de 05

____________________________________

A QUEDA DO MORCEGO – EDIÇÃO COMPLETA

 

 

Anúncios

    • Como assim, Pedro? Poderia explicar melhor o problema que você teve, para que eu possa corrigir?

      Pelo que eu entendi, você baixou e veio em formato .rar (compactado) e não em formato .cbr (para leitura de quadrinhos). Esse é um problema que sempre enfrento quando upo meus arquivos no 4shared. Amanhã eu tentarei upar os arquivos no Mediafire novamente, mas enquanto isso vou resolver seu problema.

      Basta você lembrar do seguinte: O arquivo de extensão .CBR é um arquivo de extensão .RAR que foi renomeado: Comic Book Rar (CBR).

      Então, quando você baixar o arquivo, você simplesmente vai pedir para renomear o arquivo, e substituir a extensão “.rar” por “.cbr”! Prontinho!

      Maiores orientações aqui nesse post: https://batmanguide.wordpress.com/2012/04/

      Mas amanhã, assim que eu chegar no trabalho vou dar um jeito de upar no Mediafire diretamente em .cbr para facilitar.

      Beijos!

    • Oi Pedro!
      Acabei de resolver o problema que você me relatou, já migrei os arquivos para o Mediafire, deixando no 4shared apenas aqueles que o Mediafire não comporta.
      Todos os arquivos agora estão em formato .cbr, prontos para serem lidos com o CDisplay ou outro programa de sua preferência.

      Beijos e obrigada pela visita!

  1. Particulamente eu adoro essa saga.
    É longa e exige paciência..haha
    e como vc disse Jéssica, ler uma HQ fora de ordem já pode embaralhar totalmente as idéias.
    Ótimo post.
    Parabéns.

  2. Uma coisa que ninguém citou ainda é que essa saga foi praticamente a maior base para o Dark Knight Rises, apesar de algumas diferenças óbvias e uns aditivos de outras sagas no roteiro. É uma saga excelente, foi a primeira e única vez que me recordo do Bruce ter sido tão prejudicado por um vilão (tirando a parte em que ele teoricamente “foi morto” pelo Darkseid mais a frente). Particularmente odeio o Azrael em todos os sentidos e em todas as fases, mas foi de suma importância pra esse arco. Muito boa estréia.

  3. Post épico! Já conheço a história e, realmente, é imperdível para todo fã do Cavaleiro das Trevas. Está tão organizado que vou baixar e ler novamente. Parabéns mais uma vez.

  4. Olha, eu odiava o Batman desde pequeno, e era a mesma coisa com o Superman. Só comecei a gostar dos heróis da DC agora, depois de marmanjo (com exceção da divisão Vertigo, da qual sempre gostei). Eu estou desenvolvendo um interesse pelo Homem Morcego, e gostaria de saber, por qual arco sugere que eu comece a ler? Seu blog é muito bom, parabéns, e continue com esse trabalho magnífico!

    • Oi Allen!

      As partes 4 e 5 de “A Queda do Morcego” foram upadas no 4shared porque o Mediafire não permite arquivos com mais de 200 MB. Você pode seguir esses passos para efetuar seu download:

      Para fazer download no 4shared, você precisa possuir uma conta no site, ou então você pode logar usando seu Facebook, Twitter ou Gmail.
      > Feito isso, você clicará em “Download”;
      > Clique em “Free download” (caso não tenha feito login, será solicitado que você faça)
      > Espere 20 segundos e o download se iniciará automaticamente.

      Qualquer problema, é só me avisar!

  5. Pingback: #49 – Batman: Filho Pródigo | Batman Guide

  6. Estou eu no trabalho batendo papo com uma estagiária nerd sobre HQ’s e paramos em Batman. Comentei sobre “Kinhtfall” e o clássico de Frank Miller “Dark Knight” e ela ficou bastante interessada. Então, em casa, procuro algo sobre essas séries para levar pra novinha e me deparo com o seu blog. Que bom. A matéria está excelente, de uma dedicação ímpar, parabéns pela iniciativa e obrigado por disponibilizar esse ícone das HQ’s para nós mortais rsrs.

  7. Pingback: #53 – Batman: Caminho Para “Terra de Ninguém” | Batman Guide

  8. Pingback: #54 – Batman: Terra de Ninguém | Batman Guide

    • Oi Marcos!

      Aqui o arquivo está certinho. Você verificou se tem algum leitor de .cbr instalado em seu computador?
      Para visualizar as HQs em formato .cbr/.cbz, você precisa do programa “CDisplay” ou similar. Para saber mais sobre como começar a ler as HQs, recomendo que dê uma olhadinha nesse link:

      Como começar: CDisplay

      Obrigada, querido!

  9. Pingback: #59 – Charada: Perguntas Multiplicam o Mistério | Batman Guide

  10. Jéssica, em primeiro lugar, agradeço-lhe por disponibilizar todas essas HQ’s aqui no blog. Este foi o único site na Internet onde encontrei esta saga inteira em cbr (seja em português ou em inglês), e imagino que deve ter dado bastante trabalho organizar tudo.

    Gostaria de apontar 2 pequenas “falhas” na parte 4: no 52º gibi da saga, onde deveria constar a revista Mulher Gato nº04, na verdade foi repetida a revista Mulher Gato nº12; e, no 66º gibi da saga, onde deveria constar a revista Robin nº03, foi repetida a revista Robin nº07.

    Ficaria grato se você pudesse disponibilizar as edições faltantes em cbr, pois achei em outros sites na internet apenas em pdf, e é impossível converter este tipo de arquivo.

    Novamente lhe parabenizo pelo trabalho, e agradeço pela atenção.

  11. Pingback: CeteraComics #09 – Batman – Coringa, Duas Caras, Bane, Ra’s Al Ghul (Parte 2) / NerdCetera | Batman Guide

  12. Pingback: CeteraComics #10 – Batman – Coringa, Duas Caras, Bane, Ra’s Al Ghul / NerdCetera | Batman Guide

  13. Em primeiro lugar, agradeço-lhe por disponibilizar todas essas HQ’s aqui no blog. Este foi o único site onde encontrei esta saga inteira em cbr (seja em português ou em inglês), e imagino que deve ter dado bastante trabalho organizar tudo.

    Gostaria de apontar 2 pequenas “falhas” na parte 4: no 52º gibi da saga, onde deveria constar a revista Mulher Gato nº04, na verdade foi repetida a revista Mulher Gato nº12; e, no 66º gibi da saga, onde deveria constar a revista Robin nº03, foi repetida a revista Robin nº07.

    Seria bacana se você pudesse disponibilizar as edições faltantes em cbr.

    Novamente lhe parabenizo pelo trabalho, e agradeço pela atenção.

    • Oi querido, tudo bem?
      Já tinha dado uma olhadinha no seu comentário mas ainda não tive tempo de organizar esses errinhos.
      Mas me comprometo a no máximo na semana que vem resolver esse problema, ok? Daí faço um update no post.

      Me desculpe pela demora, últimas semanas do semestre são uma loucura pra mim ><

      Beijos!

  14. Olá, acabei de encontrar o blog. Fiquei mto feliz. Já adicionei aos favoritos aqui.

    Essa saga é muito bacana.

    Comprei algumas revistas em um Sebo, porém não consegui completar a saga inteira. Gostei da organização q vc fez aqui. Adoro quando as coisas estão organizadas rsrs

    Aí, depois dessa Saga, o que vc me indica pra ler do Bataman? De preferência uma saga longa e que de pra mim baixar completa ^^

    abraços e obrigado.

    • Olá, Anderson.

      Nós aqui tentamos seguir ao máximo a cronologia original, ou seja, postamos as histórias na ordem que são lançadas. Quer dizer, pelo menos as sagas mensais. As One-shots nós postamos meio aleatoriamente, mas se a pergunta foi pro que ler a seguir na série mensal (a principal), a próxima seria a “Prodigal”, ou “Filho Prodigo”. Seguido de Contágio, Terremoto, Terra de Ninguém… dai vai.

      Mantém nos favoritos ai, ainda tem muita coisa por vir. Até a próxima.

    • Oi Matheus, tudo bem?
      Querido, não entendi muito bem o problema que você está tendo. Testei os links e estão todos funcionando.
      Por favor, tente limpar seu cache e fazer o download de novo, ok? Se ainda não der, volte aqui que eu tento te ajudar a resolver. 😉

      Um beijo!

  15. Pingback: SORTEIO EMPÓRIO HQ – “Batman: O Cálice” | Batman Guide

  16. Ola querida, sou um fã árduo do Homem Morcego e agora seu também !
    bom durante anos tentei fazer a saga completa indo a sebos, livrarias, caçando de pessoas e tudo o mais. Resultado : consegui cerca de 85 90% da saga. Uma das HQ’s que não possuo e a tao falada BATMAN 16 em que os dois Morcegos entram em um embate épico pelo posto de mais forte. So de você falar nela já fiquei ancioso de ler pois nunca tive acesso a nenhuma pagina dela ou li alguma resenha sobre. Entao fiquei muito empolgado em ler essa maravilha dos quadrinhos que pra mim e a maior saga do morcego e dos quadrinhos de todos os tempos por tudo que envolve. Virei um super Fã do Azrael, inclusive desenhei ele e colei no meu armário então todo dia olho pra ele, um dia posto aqui pra você ver rs. E depois de tudo que aconteceu achei que o Azrael teria que ganhar essa batalha pois o acho mais forte, mais o Batman é o Batman e sempre ira ganhar rs. Pro nosso bem claro. Queria lhe pedir um favor, que fizesse um post falando da vida do adorável Bruce, onde contesse informações sobre sua vida, historia, formação acadêmica, marcial e de onde vem tudo isso que faz dele o maior heróis da historia dos quadrinhos. Um beijo enorme pra você e aguardarei ansiosamente por uma resposta sua !

    • Oi Matthy, tudo bem, meu querido?
      Em primeiro lugar, muito obrigada pelas suas gentis palavras, comentários como os seus me deixam bem feliz. 🙂
      Acho que vou te dar uma boa notícia rs eu achei a “Batman #16”, que você não achou nos sebos. Ela está disponível no Estante Virtual pelo precinho bem amigo de R$ 2 + R$ 4,63 de frete 😀 Clique aqui para dar uma olhada Por isso gosto do Estante Virtual, na minha cidade natal não tem muitos sebos e não é sempre que dá tempo de fuçar os sebos de São Paulo. 😀

      Então, querido, na lista de posts Especiais que eu e o Augusto fazemos, já está programado um post sobre o treinamento do Bruce Wayne até ele chegar a ser o Batman. Fique tranquilo que esse post sairá, nos empenharemos ao máximo!

      Beijo pra você também e obrigada por comentar!

  17. Que isso …
    que bom que vao fazer um post sobre ele, pois além de ser fã do Heroi Batman convenhamos ne Jessi, o Bruce e FODA ne ? rs
    Obrigado pelo link Jessi boa noite pra você e que os morcegos cuidem de você rs

  18. Ola Jessica =)
    Sou fa do morcego desde pequeno, procurei em varios sites links para baixar os gibis, mas em nenhum deles achei uma organizaçao e dedicaçao como a sua! So tenho q agradece-la muito! Parabens!
    Eu fiz o download da saga completa, mas quando abri nao encontrei o gibi da luta do bane com o batman. tudo caminha bem ate a a queda do morcego 13, entao quando batman volta a ser o protagonista ele ja esta lutando com azrael na ediçao 107 da saga. Pode ter sido algum erro no processo do donwload q eu fiz… Vc poderia me passar o link das revistas q faltam? Entre ao menos a parte da luta do batman com bane (meu pai tinha uma banca de revistas e eu devia ter uns 6 ou 7 anos quando olhei aquela capa em q o bane “quebrava” o batman, fiquei impressionado e desde entao sempre quis ler ela). Obrigado pela atençao

  19. Ótima iniciativa dos posts com os downloads e comentários bastante didáticos que visam facilitar o entendimento do que mais se aproxime de uma cronologia verossímil da cruzado do morcego. Há tempos procurava um local assim. Parabéns. Voltei a baixar quadrinhos de novo graças a esse encontro. Tudo de bom e continue o bom trabalho.

  20. Pingback: #86: Batman: Escuridão Profunda (“Batman: Renascido” – 7ª Parte) | Batman Guide

  21. Pingback: Feliz 2014! | Batman Guide

  22. Muito boa a postagem, acompanhei a história na época do lançamento, porém só até a quebra do Batman por Bane, sempre quis ler a sequência e isso foi possível graças à sua paciência e dedicação. Muitíssimo obrigado!!! PS.: Seria pedir muito postar algo além dos prólogos? Fiquei curioso com o destino de Jean-Paul.

  23. Pingback: #100 – Richard “Dick” Grayson | Batman Guide

  24. Pingback: RESULTADO do Aniversário de 3 anos do Batman Guide – Sorteios e Quizz de Batman! | Batman Guide

  25. O primeiro Azrael é muito mais hábil que o Batman em combate, ele inclusive derrotou todo o Batsquad sozinho lutando de frente com eles. Não é por sorte que ele venceu Bane, que aliás não teria nenhuam chance contra o Batman se não tivesse montando o plano para esgotar Wayne…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s