#66 – Capuz Vermelho: Dias Perdidos

“Meu pai estava certo. Eu liberei uma maldição sobre o mundo.”

Oi!
O último post do Batman Guide foi com o arco “Sob o Capuz”, em que lemos o reencontro de Batman com Jason Todd, renascido dos túmulos devido a uma alteração na realidade provocada pelo Superboy Primordial, no contexto da Crise Infinita.
Mas as informações ficaram meio “jogadas” nesse arco. O responsável por esse retorno de Jason Todd, Jude Winick, explicou que essa ausência de informações devia-se ao fato de ele estar muito mais interessado no fato de trazer Jason de volta à vida e o quanto isso iria afetar o Batman do que explicações mais complexas para a ressurreição do personagem. Winnick estava muito ansioso para fazer o personagem, e de criar uma enredo em que ele enfrentasse Batman usando as habilidades que ele mesmo lhe ensinara. Leia aqui uma entrevista que ele concedeu ao Comic Book Resources a respeito de Jason Todd.  Assim, a edição de Batman Annual #25 (presente no arco Sob o Capuz) gerou bastante controvérsia por ter explicado a ressurreição de Jason de maneira quase superficial, meio confusa.
Restou um monte de dúvidas: mas como assim, ele simplesmente levantou e saiu do coma? Se seu corpo estava todo lesionado, se sua mente estava fragmentada, como ele conseguiu se reestabelecer e voltar a lutar? Onde esteve, até ser encontrado por Talia? Como foi o período em que Talia cuidou dele? Ra’s Al Ghul aceitou sua presença sem questionar?
Todas essas questões você vai descobrir lendo “Capuz Vermelho: Dias Perdidos”! (Red Hood: The Lost Days, roteiro de Judd Winick e arte de Pablo Raimondi, agosto de 2010 a janeiro de 2011).

Line

001Começamos com Ra’s Al Ghul ameaçando Talia por ela algo terrível que ela fez. Nós sabemos que o Cabeça do Demônio a ama muito, então não estaria tão mortalmente nervoso por algo banal. Ele a está culpando por ter soltado uma maldição no mundo.
A cena volta para um flashback de anos atrás. Talia é orientada a resolver alguns problemas de Ra’s Al Ghul que envolveriam Bruce Wayne, mas sem se envolver pessoalmente com ele. Quando é informada que Jason Todd morreu num acidente, ela fica bastante sensibilizada, principalmente pensando nas emoções de Batman. Em Gotham, descobrimos que ela colocou uma equipe para monitorar os passos de Jason Todd.
002Depois de ter fugido da casa de repouso onde ficou internado por 5 meses, ele foi viver nos esgotos. Atualmente, ele está meio morto, tem traumas graves, queimaduras de uma explosão, mas… Continua vivo. Ra’s Al Ghul deseja saber como ele pôde ressuscitar dos mortos, e sair sozinho do caixão em que estava. Pede que Talia comande as investigações. A capacidade física dele não é problema, ele a resgatou, mas as habilidades mentais ainda estão deterioradas, como um efeito autista causado pela lesão no cérebro. Quando ele é atacado, ele reage se defendendo e derrotando o oponente, mas nunca quando Talia o ataca.
003Apesar desse laço emocional que os une, Jason não é capaz de falar ou de expressar emoções, apesar de derramar uma lágrima triste quando Talia o fala do quanto Bruce está arrasado e destruído depois de perdê-lo. De qualquer forma, ele não está fazendo grandes progressos mentais. Ra’s Al Ghul se irrita porque a investigação de Talia não está avançando, e ele tampouco acredita que Todd poderá se recuperar um dia e revelar os segredos de sua ressurreição, e se irrita pelo fato de que Talia estaria cuidando de Jason apenas para conseguir tocar o coração de Batman. Então estabelece que no dia seguinte ele iria embora da mansão, para ser cuidado em outro lugar. Talia não pode aceitar isso.
004Então joga Jason no Poço de Lázaro.
A carta que deixa para ele é muito bonita, começam a ficar claros os motivos pelos quais ela se apegou tanto a Todd. E por que ela o está tornando imortal. Ela acredita que ele tem um destino a cumprir, e que se até agora esse mesmo destino o auxiliou a chegar até ali, ele não deve ser interrompido. E, mais do que uma forma de não atrapalhar o curso do destino, ela a jogou no Poço de Lázaro por amor. Depois do Poço, ela o jogou de um penhasco, lançando-o à água com um kit de sobrevivência, uma grande quantidade de dinheiro e a carta em que explicava o caminho dele até ali. Ra’s Al Ghul fica profundamente nervoso ao tomar conhecimento do fato de que ele havia sigo jogado em sua fonte da imortalidade.

“- Esse Jason Todd é uma entidade desconhecida. Não conhecemos a força que o mandou de volta do além. E você lhe deu poderes pela natureza do poço.
– Lhe devolvi sua vida.
– Não. Apenas liberou uma praga. Eu vivo dentro do poço. E conheço o que queima dentro de meu coração.”

005Foi a partir desse momento em que foi jogado no Poço que ele recuperou suas memórias em sua forma integral. E quando fica sabendo, através dos jornais, que Batman não matou Coringa depois de Coringa tê-lo condenado à morte, ele fica inconsolável. Extravaza sua dor através da violência. Jason Todd é um homem que carrega muita dor e sofrimento em seu coração. Ele não consegue entender porque Batman permitiu que Coringa continuasse vivo após ter sido responsável pela sua morte – e para outros inúmeros assassinatos, ferimentos, roubos, mortes de pessoas próximas. Mas, independentemente disso, ele está de volta… Para fazer o que precisa ser feito. Seu destino é Gotham.
xxEle adquire armamentos militares, fuzis, supercomputadores. Quer atacar Batman, mas não há jeito de penetrar a mansão Wayne. Decide se utilizar do Batmóvel, com as informações que tinha na época em que era Robin – O Batmóvel, que havia sido sua porta de entrada para o mundo de Batman. Ele explodirá o Batmóvel, com Batman dentro. Batman, o hipócrita, que se recusou a matar o monstro que os separou. Seria simples, apenas explodir o carro, e ele seria vingado… Mas na última hora, desiste. Seria muito fácil. Era necessário que Batman soubesse porque estava morrendo, que se arrependesse. Seria necessário planejar cada passo do seu ato de vingança. Jason queria matá-lo, com suas próprias mãos. Jason queria que ele estivesse olhando em seus olhos, quando partisse desse mundo.
007Ra’s Al Ghul estava certo. Ele se tornara um monstro. Talia havia libertado uma maldição sobre esse mundo.
Mas Jason não foi treinado para matar. Contrata um homem que o ensina a lidar com produtos químicos. Contrata um franco atirador que passa três meses o ensinando técnicas de assassinato, mas Jason descobre, através de suas grandes habilidades, que ele está envolvido com tráfico de meninos menores de idade. Tráfico de escravos chineses, talvez tailandeses. Ele não poderia permitir isso… O mundo não seria um lugar pior sem ele, ele não fará falta a ninguém. Jason acredita tem toda a energia, decisão e a mentalidade que faltam a Batman. Jason não tem medo de fazer o que é necessário. Batman tem medo de fazer o trabalho de verdade que vai resultar no que é realmente necessário – na maior parte das vezes, a morte daqueles que nada acrescentam à sociedade.


008Ele também contrata um homem especialista em aviões, helicópteros ou jatos em situações de combate e de guerra. Jason está aprendendo tudo muito rápido. Também contrata um especialista em bombas que havia trabalhado com o IRA e organizações de supremacia ariana na Alemanha. Uma mestra em combate corpo-a-corpo. Um especialista em segurança pessoal. Mas todos tem podres. E por mais vingativo que seja, existem injustiças que Todd não pode tolerar. Ao contrário de Batman, ele não os manda apenas para a cadeia. Ele acaba com eles. Jason é muito melhor que Batman. Mas ainda assim, tendo se tornado um homem de coração duro, não deixa de ficar profundamente magoado quando descobre que Batman tem um novo Robin – Tim Drake.
010Jason envolve-se com um clã russo mafioso Clã Ivgne. Ao seguir o especialista em bombas que contratara, descobre que ele está no meio do planejamento de um atentado, que mataria milhares de inocentes em Londres. Através de informações implantadas erroneamente, eles iriam atribuir a culpa a uma falsa célula terrorista árabe, e o Reino Unido, ocupado em investigar essas supostas ações terroristas, deixaria os crimes do Clã Ivgne em segundo plano. E, como se não bastasse, colocariam a culpa em JOVENS árabes, meninos ainda no colégio. Como vimos em “Sob o Capuz” e durante toda essa edição, Todd odeia que os bandidos utilizem meninos em seus crimes.
015Nessa HQ ele consegue rastrear a localização de Coringa. O palhaço está envolvido em uma nova “travessura” para Gotham: ele adquire um composto químico criado incidentalmente quando tentavam criar um extintor para incêndios de petróleo em alto mar – esse composto químico, ao entrar em contato com a água, é capaz de gerar fogo. E ele pretende envenenar o suprimento de água da cidade. Jason quer dar a ele o mesmo remédio – queimá-lo. Mas isso seria fácil demais. E então, num paralelo com a cena de Batman, ele desiste de fazê-lo no último momento.

014

Era preciso fazê-lo sofrer. Seria simples demais. Seria uma morte rápida e agonizante. Para Batman, talvez a morte não fosse o mais doloroso. Talvez houvesse coisas que doessem mais. Se ele cruzasse a linha. Se ele tirasse Gotham do Cavaleiro das Trevas. Se ele destruísse tudo o que Batman havia construído, pelo que ele havia lutado todos esses anos.

Todd
Também vemos o exato momento em que ele negocia com o vilão Silêncio – leia mais na HQ “Batman – Silêncio”.
É interessante, no começo da edição #6, quando Jason está relembrando da primeira vez em que Batman lhe falou de Coringa – que ele era insano, e que a qualquer descuido ele poderia morrer. Agora, essas palavras se aplicam a ele. Se Batman não se cuidar, Jason o matará. Não há dúvidas disso. Ele é insano, e mortal.
Um detalhe importante desse arco é o nome de cada uma das 6 edições. São eles:
#1 – O Primeiro Passo
#2 – Batismo
#3 – Escola
#4 – Ensino Superior
#5 – Lições Depois da Escola
#6 – Benção e Formatura

012É um processo de transição, do Jason Todd fragilizado recém-saído do túmulo para a máquina de matar de codinome “Capuz Vermelho”. E é interessante observar como, a todos os momentos, ele utiliza as habilidades que aprendeu nos tempos em que era Robin, toda a capacidade de análise, de auto-defesa, técnicas para desarmar. Mas muita coisa mudou desde que ele era Robin. Ele está muito mais brutal, descontrolado, mais perigoso, com instinto assassino, seu desejo de vingança deixando-o praticamente cego, sua motivação tornando-o uma máquina mortífera. Ele está ensandecido, perigoso; ele é um exímio atirador, habilidoso e mortal. Ele é extremamente cruel, deixa os seus inimigos banhados em sangue, chega a dar nervosismo vê-lo atirando ou batendo nas pessoas, porque ele é extremamente frio e violento.

Line2

Espero que tenham gostado dessa review, e que baixem a HQ. Vocês vão poder entender melhor esse personagem tão controverso do universo Batman.

Scans via CoringaFiles
Para agradar a todos, estou disponibilizando download em 3 servidores diferentes. Farei isso sempre que for possível 😀

Download no MEGA (Clique na capa):

Cover

Download via 4shared
Download via FileSwap

 

 

Anúncios

  1. Arrasou! HQ ótima e texto excelente (como já estamos acostumados a ver por aqui…) e ainda 3 servidores (não tem como alguém reclamar! hehehe). Desse jeito vamos ficar muito mal acostumados! 😀
    Sobre o personagem (apesar de eu não ser um grande fã – Grayson pode acabar com Todd anytime…), vale lembrar que o gibi do “Capuz Vermelho e os foras-da-lei” dos Novos 52 está muito bom também! Com certeza vale a leitura. Jason Todd, Roy Harper e Estelar, em histórias surpreendentes (mesmo). Pra quem não leu, sugiro que veja ao menos a capa do #17, impressionante! Abraços.

    • Oi Leandro! Não cheguei a checar o “Red Hood and the Outlaws” dos Novos 52, mas obrigada pela indicação, vou olhar com carinho.
      Eu dei uma olhada na capa, que arte belíssima! Para quem ficou curioso, essa é a capa:

      RHOODO_Cv17

      Obrigada pela indicação, querido! Um beijão pra você :*

  2. Pingback: #86: Batman: Escuridão Profunda (“Batman: Renascido” – 7ª Parte) | Batman Guide

  3. Pingback: Feliz 2014! | Batman Guide

  4. ola ola! eu sei q faz um tempo, mas eu gostaria muito d entender, daonde veio o nome capuzvermelho, vejo historias sobre o coringa, e tambem sobre um demonio q ele roubou as botas e o capuz, existe algum hq q fla isso em si! to baixando a hq agora pra ver se me ajuda nessa curiosidade! obrigado!

  5. Pingback: RESULTADO do Aniversário de 3 anos do Batman Guide – Sorteios e Quizz de Batman! | Batman Guide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s