ESPECIAL: Dia dos Namorados #2 – Bárbara Gordon e Dick Grayson

Oi!
O amor está no ar aqui no Batman Guide Hoje é Dia dos Namorados no Brasil, e para comemorar essa data tão bonita o post de hoje vai ser sobre um dos casais mais lindos – e complicados – do universo Batman.
Clique aqui para ver o Especial de Dia dos Namorados #1 – Bruce Wayne e Selina Kyle, publicado em 14/02.

Ela é Bárbara “Babs” Gordon, filha do Comissário Jim Gordon. Foi a primeira Batgirl. Bibliotecária de dia, combatia o crime à noite usando suas habilidades de luta – até que um encontro com o psicótico Coringa a deixa paraplégica e presa para sempre em uma cadeira de rodas. Mas isso não foi empecilho para sua vontade de lutar contra os criminosos. Tornou-se Oráculo, uma super-hacker com memória eidética à serviço de Batman, monitorando pontos estratégicos da cidade, tendo acesso a bases de informações sigilosas e gerenciando equipamentos ultratecnológicos.
Ele é Richard “Dick” Grayson. Quando pequeno, era um acrobata de circo na equipe “Os Grayson Voadores”, vê seu destino sendo mudado de forma definitiva quando um acidente encomendado mata sua mãe e seu pai. É acolhido por Batman, adotado como seu filho e treinado para se tornar o primeiro Robin. Entretanto, decide começar a atuar sozinho e vai para a cidade de Blüdhaven, onde é um policial de dia e Asa Noturna à noite. Sua contribuição para Batman é notável em diversas HQs, e os dois apresentam uma sincronia admirável (Em breve, haverá um texto do Augusto com a trajetória completa de Dick Grayson, com mais detalhes sobre sua atuação).

Eu trouxe duas HQs para o Especial de hoje.
A primeira foi publicada em “Birds of Prey #8”, e a participação do Asa Noturna mudou o título para “Nightwing Ignites Birds of Prey” (algo como “Asa Noturna incendeia as Aves de Rapina”). A história se chama “Asas da Liberdade”. Ela conta uma história bonita e sensível sobre rompimento de barreiras, sobre orgulho e um amor difícil de se concretizar.
A segunda foi publicada em “Nightwing Annual #2” e traz uma linda mensagem na capa: “Até que a Morte nos Separe”. A história se chama “Jornada de Herói”.
Espero que vocês gostem! 

LineDef

A história dos dois é muito, muito complicada.
Divulgação 4Eles são duas pessoas realmente habilidosas. Dick foi o Robin mais talentoso. Independente demais para estar sob comando de Batman, se separa e segue como Asa Noturna, que leva a justiça para Bludhaven sob dois viés: como policial e como um justiceiro à noite.Bárbara foi brilhante como Batgirl e é indispensável como Oráculo – basta lembrar das dificuldades que Batman enfrenta toda vez que perde o contato com ela. Ela é corajosa e destemida, e sua deficiência motora não foi motivo para que desistisse ou para que se tornasse menos eficiente. Como ela diz numa ilustração de Adam Hughes: “Não deixe a cadeira de rodas te enganar… Eu ainda posso chutar o seu rabo.

Oracle

Ela não tem medo. Enquanto figuras individuais, eles são poderosíssimos. Como dupla, então, são praticamente invencíveis.
BabsQuando eles eram jovens – ela era Batgirl, ele era Robin – eles eram um time perfeito. Quando Batman saia da cidade e deixava Gotham a cargo deles, eles se saiam excepcionalmente bem. Gotham era o parque de diversões deles, um lugar para desbravar e combater o crime nos seus pequenos nichos e becos. Juntos, conheciam a cidade e conheciam a si mesmos. Era uma relação de companheirismo desde o início. E não se tratava de uma parceria limitada somente às suas identidades como super heróis: Bárbara Gordon e Richard Grayson eram também geniais juntos. Essa relação foi se desenvolvendo de maneira tão intensa ao longo dos alunos que inevitavelmente evoluiu para um romance.
Depois de amadurecerem e adotarem seus novos mantos, eles se complementam: ele é frenético, enérgico, às vezes pensa com os punhos, um fluxo constante de emoções à flor da pele.

Divulgação 4 (2)

Ela é a calma que ele precisa para se estabilizar, o pensamento racional que muitas vezes falta a ele. Ele a deixa nervosa, irritada, encantada, excitada – um mar de emoções em uma vida baseada totalmente no elemento racional. Ele a faz sentir viva. Quando não há ninguém com quem podem contar… Eles tem um ao outro. Para sempre. Mais do que apaixonados, eles são acima de tudo amigos. Tem uma conexão que não pode ser explicada. Eles podem dizer o que querem um ao outro. Estão juntos em todas as situações. Bárbara conhece Dick com a palma da sua mão, e vice-versa.
Eles juntos são indestrutíveis. A relação deles seria quase perfeita. Quase.
Divulgação 5Babs reluta em namorar com Dick porque não se considera boa o suficiente para ele: ela o considera um homem incrível, o mais carinhoso e doce homem que existe – portanto, merece a melhor mulher possível, não alguém que está presa numa cadeira de rodas. Esse mar de inseguranças se mistura ao fato de que seu orgulho não a deixaria que ele se tornasse uma espécie de babá para ela. Ela reluta demais em deixar transparecer qualquer sinal de fraqueza. Há algo dentro de seu coração que se fechou quando o acidente aconteceu. Ela sentiu sua feminilidade e sensualidade diminuírem consideravelmente ao se prender a uma cadeira de rodas. Mas o que ela não entende é que Dick nunca a viu como uma garota frágil devido ao seu acidente. Pelo contrário. Para ele, ela ainda é a mesma Bárbara, forte e admirável, aquela ruiva que saltava os prédios sem medo, com uma inteligência anormal, e uma coragem que a transforma em alguém com o dobro do seu tamanho.
A relação deles passou por vários baques (como você lerá na HQ “Jornada de Herói”). Dick também se opõe ao fato de que Bárbara cuide demais dele – é independente demais para isso. Ele se cobra demais, é perfeccionista, não admite ter algum ponto fraco.

LineDef02

Feita essa introdução, vamos às HQs agora!

“Asas da Liberdade”
(On Wings, roteiro de Chuck Dixon e arte de Greg Land, agosto de 1999)

Line HQ 1

“Você sabe por que minha cadeira não tem manoplas? Eu não gosto de ser empurrada.”

001A história se passa durante a saga “Caminho para Terra de Ninguém”. A HQ começa na torre das Aves da Rapina. Canário Negro liga para Oráculo, e é Asa Noturna quem atende, se identificando como um “amigo” – e fala dela pelo carinhoso apelido de “Babs”, o que faz Dinah desconfiar que se trata de alguém que é mais que um amigo. Dick começa a lembrar do último encontro dos dois… Vão ao circo juntos. Eles assistem uma apresentação de palhaços. É, Dick não teve muito tato na escolha da temática – mas Bárbara não se deixa magoar por isso. Há um detalhe sobre esse circo: é o mesmo circo em que os pais de Grayson morreram.
002Dick é o dono do circo agora. Ao conversar sobre esses fantasmas, ele afirma que já superou seu trauma. Mas Bárbara não superou. Ela começa a contar do que sente toda vez que abre uma maldita porta, que se lembra de tudo aquilo que lhe foi tirado. Da sensação de combater os crimes com os próprios punhos e pernas. Ela sente falta do vento batendo no rosto ao pular de um prédio, com o trânsito caótico de Gotham lá embaixo. Isso dá uma idéia a Dick… Ele a leva para voar, numa das cenas mais lindas de todas a história dos dois.

BabsDick

Duas, aliás. Esse beijo é um marco na história dos dois. Se trata do lugar em que ele perdeu tudo, mas conquistou de volta com seu trabalho. E ela consegue fazer algo de que sentia falta – como se por alguns instantes voltasse àquela vida cheia de energia.

Kiss

É uma bela história de superação – mas termina com uma conversa incisiva, em que compreendemos melhor porque esse amor é tão difícil de se concretizar.

“Jornada de Herói”
(Hero’s Journey, roteiro de Marc Andreyko e arte de Joe Bennett, junho de 2007).

Line HQ 2

“Babs,
Você tem razão, como sempre. Saiba disto: Não importa onde eu vá… Não importa por quanto tempo eu fique longe… Eu te amo, Bárbara. E um dia vou voltar pra você. Prometo.”

2-001O roteiro começa nos dias finais da Crise Infinita. Dick está ajoelhado diante de Bárbara no Aeroporto Internacional de Gotham. Ele a pede em casamento, mas não espera pela resposta, e segue com Batman para Metrópolis para tentar salvar o planeta. Mas ele é seriamente atingido – começa a ter pesadelos com todos os seus remorsos, tristezas e medos, vê Bárbara sendo atingida por um tiro de Coringa, e não consegue salvá-la de cair de um abismo. É impedido por um Batman zumbi e pelo torso morto de Deathstroke. Felizmente, ele é salvo pelo Dr. Meia Noite, e entra em coma induzido por três semanas, do qual é acordado por Oráculo. Ele tenta relutar e ir ajudar a salvar o mundo, mas a Crise Infinita já acabara.

2 - 002Uma cena singela: ela leva o lanche que eles comeram no primeiro “encontro” deles. Encontro em aspas porque eles só tinham dado um tempo na vigilância de Gotham como Robin e Batgirl. Mas como o crime não pára, eles são obrigados a agir – lutar contra um vilão estranhíssimo chamado “Remendo Maluco”. Passaria batido, se não fosse pelo poder de transportá-los para um cofre apertado. É uma cena bem divertida, diferente da carga emocional pesada que estamos acostumados a lidar com esse casal. Destaque para Robin ficando “animadinho” demais por ficar colado com e tendo que esconder sua “felicidade” quando Batman chega. 😛

2 - 004Eles estão treinando para restabelecer as habilidades físicas de Asa, que foram ficando atrofiadas com a falta de exercícios. Enquanto isso, revisam momentos importantes da história dos dois. Uma confissão feita quando ainda eram Robin e Batgirl, e ignorada por Bárbara. O momento em que ela decide finalmente confessar seus sentimentos para ele e vai até seu apartamento – onde encontra Starfire (Estelar), integrante dos Novos Titãs com a qual Dick tem um romance, vestindo calcinha e o moletom dele. Ele tinha prosseguido com sua vida.
2 - 007Eles relembram o momento em que Bárbara ficou paraplégica. Ele tem um grande sentimento de culpa por não ter estado ao lado dela quando tudo aconteceu – Dick estava em Tamaran, terra de Starfire. Ele volta 6 meses depois, e a encontra numa cadeira de rodas. Eles dormem juntos. Mas no dia seguinte, uma revelação: ele havia marcado o casamento com Estelar. Ela o expulsa de casa aos berros, se sentindo traída e usada.
Nessa história toda, ambos erraram. E quando finalmente começam a se entender… Eles são separados novamente. Eles tem um destino a cumprir. Mas eles voltarão um para o outro. Eles sempre voltam. Até que um dia a história deles dê certo. Um dia, quem sabe… Quem sabe…

LineDown2

Bom, queridos, espero que tenham gostado. Preparo esses Especiais com muito carinho pra vocês. Feliz Dia dos Namorados e boa leitura! PS: Depois dos downloads tem Material Extra 😉

Download da HQ “Asas da Liberdade”
Clique na imagem para fazer o download no 4shared, ou no link abaixo da imagem para fazer o download no MEGA

COVER01

Download no MEGA – “Asas da Liberdade”

Download da HQ “Jornada de Herói”
Clique na imagem para fazer o download no 4shared, ou no link abaixo da imagem para fazer o download no MEGA

COVER02

Download no MEGA – “Jornada de Herói”

Inspirado na história desses dois, o casal americano Laura Taylor e Seeth Teples fizeram seu casamento TOTALMENTE baseado na temática Asa Noturna & Batgirl! Até os mínimos detalhes foram lembrados – desde o convite com a alusão ao circo em que Dick trabalhava até os brincos dela em formato de batsinal. Lindo demais! Vou deixar algumas fotos aqui, e a galeria completa você confere no Imgur do casal, clicando nesse link.

000 001 002 003 004 005


Anúncios

  1. Já sei como vai ser meu casamento agora kkkk Ótimo texto sou fã de Dick (as vezes ate mais q de Bruce), e a gente q acompanha as hq’s do Asa nota nitidamente q quando ele ta com a babs ele é outra pessoa, só não to entendendo o porque deles estar tão distante agora nos novos 52

    • Oi Ricardo! Nossa, também achei de muito bom gosto o casamento. 😛
      É como eu disse no texto, um complementa o que falta no outro: ele traz calma a ela, ela traz racionalidade a ele. É uma relação muito bonita.

      Quando sairem os posts sobre o reboot vamos tentar entender melhor a relação entre eles, que realmente parece ter esfriado bastante.

      Um beijo e volte mais vezes!

  2. Excelente postagem…
    Mostra muito bem a relação do Dick com a “Babs”.

    Na verdade, sempre preferi ver ele com a Babs do que com a Kory (Estelar), embora o relacionamento dele com essa última ao meu ver também tem sua (grande) importância na vida do Dick.

    Acho que dois fatos exemplificam isso:
    Uma delas foi postado aqui: Dick pediu Babs em casamento.
    Outra, ocorreu na revista “Os melhores do mundo 33 – Titãs Vs. Liga da Justiça”: Dick se aproxima da Estelar e diz: “Eu não quero esse clima estranho entre nós…Podemos conviver como amigos?”

    Isso, TALVEZ exemplifique que o grande amor da vida do Dick é realmente a Babs.

    Parabéns pelo texto!!!!

    Ansioso pela postagem prometida sobre o Asa Noturna!!!!

  3. Olá, pessoal do Batman Guide.

    É a primeira vez que escrevo aqui, mas já acompanho o blog de vocês há algum tempo.

    Sou fã do Batman e da Bat-Família desde criança e isso me acompanha até hoje.

    Nos últimos meses, estou trabalhando com um grupo que traduz revistas antigas e eu geralmente faço as traduções das histórias mais antigas de nosso ídolo e herói Batman.

    E tendo inspiração no trabalho de vocês, faço tambem resumos das histórias do Batman a medida que os traduzo, como uma forma do pessoal entender a história.

    Não sei se estão familiarizados com as histórias das Eras de Ouro e Prata do Batman, mas caso tenham interesse em fazer um post a respeito dessas histórias mais clássicas, podem contar comigo.

    Se tambem estiverem interessados em algumas sinopses novas, eu as publico no meu blog e se quiserem usá-los, eu os autorizo numa boa.

    Afinal, é um trabalho de fãs que resgatam a história de nossos ídolos. E é esplêndido o trabalho que vocês fazem contando essas histórias.

    Por enquanto, é isso.

    Até a próxima bat-postagem nesse mesmo bat-blog.

    • Oi Mário! Seja bem-vindo ao Batman Guide.

      Que legal seu trabalho com traduções! As histórias mais antigas do Batman são bem cativantes, sempre fico bastante interessada quando leio uma.
      Seria um prazer ver uma resenha sua para esses períodos mais clássicos. Por favor, entre em contato comigo por e-mail para acertarmos essa idéia 🙂

      Fiquei muito feliz com seu comentário, textos teóricos são muito bem-vindos também.

      Muito obrigada!

  4. Pingback: Feliz 2014! | Batman Guide

  5. Olá! Gostei muito do seu post, a Oráculo é uma das minhas personagens preferidas da DC e eu adoro o relacionamento dela com o Dick, mas o mais importante é que graças a você finalmente vou ler a edição oito de Aves de Rapina em português e eu gostaria de saber se vc não teria outras hqs em português da fase do Dixon com as Aves (incluindo principalmente os one-shots dos anos 90) ou pudesse me encaminhar a algum site com os links, agradeço desde já.

  6. Cara, adorei esse post! Parabéns ótimo trabalho. Esse post explica bastante sobre esse casal maravilhoso.
    Vc sabe me dizer em qual hq começa a história dos dois? Faz muitos anos que eu não acompanho as hqs do Batman, eu me perdi e não lembro onde parei, e não sei em qual site eu posso baixar/ler. Por onde vc acha melhor eu começar?
    Me amarrei nesse blog ele é muito bom
    Abraços e parabéns pelo trabalho.

  7. Pingback: #100 – Richard “Dick” Grayson | Batman Guide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s