#76 – O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? // Resultado do Sorteio!

“Eu morri?”
“Ainda não.”
“Bruce, você é o maior detetive do mundo. Por que não descobre?”

Sejam bem-vindos ao resultado do sorteio feito em parceria com o Nihil, Fuck!
A resenha é por conta do próprio Nihil, e a HQ é “O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?“, com roteiro de Neil Gaiman e arte de Andy Kubert! (Batman: Whatever Happened to the Caped Crusader?, abril de 2009)

BM.WHCC.DJ.R1

Por acaso, eu estava olhando alguns quadrinhos numa livraria e me deparei com a arte que a Panini produziu para essa edição e achei, simplesmente, incrível. A editora teve todo o cuidado do mundo; Além de uma bonita capa dura e desenhos feitos pelo Andy Kubert. Comprei na mesma hora e acho que é um item indispensável para quem é fã do Homem-Morcego e de literatura.

A história foi escrita por ninguém menos que Neil Gaiman (Sandman, Coraline, Filhos de Anansi, Coisas Frágeis, Deuses Americanos), que é um fã confesso do Batman. E como era de se esperar, a trama é louca, duvidosa e incita o seu ponto de investigativo. Você não é um simples leitor nessa história, você é o agente ativo da conclusão final.

001Em Gotham City, no “Beco do Crime”, um caixão está exposto e conforta o corpo sem vida do Cavaleiro das Trevas. Para prestar suas últimas homenagens, quase todos os personagens e inimigos do homem-morcego comparecem ao seu velório. Dentre eles estão: Duas-caras, Pingüim, Coringa, Hera Venenosa, Ra’s Al Ghul, Mulher-gato, Arlequina, Charada, Mr. Freeze… E até mesmo o Comissário Gordon junto com sua filha, Bárbara Gordon, que está numa cadeira de rodas devido episódio contado em “A piada mortal”. O salão está lotado de vilões porque a maior baixa da cidade acaba de acontecer.

Batman está em outro plano, num plano espiritual, talvez. Assistindo ao seu próprio velório e tentando entender o que aconteceu consigo, ele, assim como o leitor, também está perdido. Então os vilões começam a dar seus depoimentos e tomar para si a responsabilidade pela morte do Bruce. Alguns deles gastam minutos criando histórias e tentando convencer todo o resto de que Gotham agora é terra sem lei por conta do narrador da vez.

Nessa parte, o leitor começa a ser desafiado. Qual história é a verdadeira? Aliás, alguma delas é realmente verdadeira? Você precisa observar as nuances descritas e ligar os pontos. E algumas são claramente falsas, já que alguém diz até que atirou no rosto do Batman, sendo que sua imagem no caixão é totalmente serena e sem ferimentos aparentes.

WhateverHappened_002_002

003Alfred, seu mordomo e amigo de toda a vida, conta sua versão para explicar o motivo daquela morte. E sim, ele diz que tramou tudo. Mas será mesmo? Até o Superman aparece para dizer o que aconteceu antes daquele episódio que ceifou a vida do Bruce… Sim, o Homem de aço se mete na história. São revividas cenas que fizeram a história do homem-morcego e misturadas entre coisas antigas e coisas recentes. Neil Gaiman consegue deixar o leitor com a curiosidade aguçada e se questionando até o final da história. Que, óbvio, não poderia deixar de ser insana e aberta a vários questionamentos. Não vou dar spoiler, mas como leitor, tive uma clara referencia a teoria do “Eterno Retorno” de Nietzsche. (Se quiser ler mais a respeito dessa teoria, clique AQUI)

No final da revista, algumas histórias foram adicionadas. Dentre elas, uma curtinha e muito foda, chamada “Um mundo em preto e branco”. Nela, Batman e Coringa são arquétipos de suas próprias vidas. Atores que levam a vida atuando para as gravações de histórias do Batman, mas levam uma vida real mediana, chata e amigável. Apesar de muito curta, não dá pra simplesmente “citar”, você precisa ler. A arte também é formidável. Todos os desenhos em preto e branco e um roteiro divertidamente irônico.

Também nesse volume, são reunidas outras histórias: “Pavana”, “Pecados originais” e “Quando é uma porta… A origem secreta do Charada”. São 132 duas páginas ao todo, e acho difícil que você leia uma única vez.

Considerações da Jéssica
Os vilões não parecem ser os mesmos violentos das HQs que estamos acostumados, mas parecem estar em um conto de fadas, num sonho – característica dos roteiros oníricos de Gaiman.
Utilizando-se do recurso de colocar o narrador fora do seu próprio corpo, observando o seu próprio funeral, Gaiman desconstrói os conceitos originais de uma história de Batman. Não é do feitio dos roteiros do Morcego uma escrita tão incerta, elementos tão desconexos, dúvida, tantas versões de uma única verdade. Fica claro o motivo: quando Batman sai do controle, as coisas se enrolam, ficam confusas, falta esclarecimento. Essa história pode ser inserida depois de “Batman: RIP”. Contudo, também devemos observar as vestimentas de alguns dos personagens, como Superman e Mulher-Gato: as roupas estão características de sua fase dos anos 70. Ou seja, essa história pode não ser uma continuidade na cronologia de Batman, mas também pode não ser uma continuidade, pode ser uma reflexão sobre os 70 anos de Batman (completados em 2009).
A crítica atribui uma moral a esta história: de qualquer jeito que Batman morra, ele morrerá lutando. Isso é o que ele é; um herói sem super-poderes, cuja inteligência e lhe conferem características quase sobre-humanas.

A edição de luxo também contém um sketchbook, ou um caderno de esboços dos desenhos da edição.

Vamos ao resultado do sorteio?

A ganhadora foi a Fabianna Menezes! Parabéns!
Entrarei em contato com você. Por favor, responda dentro de 24h, senão irei realizar novamente o sorteio (conforme o Regulamento).

UPDATE – 06/08/2013
Como a ganhadora do sorteio não respondeu às minhas tentativas de contato durante 24h, o sorteio foi refeito. Vamos agora conhecer o novo ganhador! 😉


Kelvin

O ganhador foi o Kelvin Neres! Parabéns!
Entrarei em contato com você. Por favor, responda dentro de 24h, senão irei realizar novamente o sorteio (conforme o Regulamento).

E se você não ganhou, já sabe… Pode baixar a HQ no link abaixo!

PS: A história “Um Mundo em Preto e Branco” foi escaneada por mim. Por favor, me digam se ficou bom, é meu primeiro scan 😉

Capa

Download no MEGA – “O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?”

Anúncios

  1. Oi, Jéssica! Quase não escrevo nada por aqui, mas saiba que seu site está nos meus favoritos e TODOS os dias entro nele. Já baixei tudo o que vc postou.

    PARABÉNS!!!

    Vc sabe onde posso encontrar as HQs em inglês?

    Obrigado!

  2. Pingback: Ganhador do Sorteio Nihil, Fuck! – “O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?” | Batman Guide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s