Sobre a ordem de leitura das HQs do Batman Guide

Olá, queridos!
Sentiram saudades? Pois é, estamos de volta!
E com uma novidade: estamos quase chegando no reboot! Dentro de algumas postagens, finalmente começaremos a cronologia “nova” do Morcego! Mas se você não sabe nada sobre os Novos 52, fique tranquilo: é para isso que estamos aqui. O Augusto já tem um texto maravilhoso prontinho, explicando tudo sobre essa nova fase da DC Comics e do Batman – afinal, é o que importa aqui!

Mas hoje não tem HQ. Vim aqui pra conversar com vocês, um assunto sério.

Hora de conversar sério no Batman Guide!

Hora de conversar sério no Batman Guide!

Talvez esse post devesse ter sido feito logo no começo do blog, mas não sou mulher de ficar me lamentando pelo que não foi feito, mas sim tomar as providências necessárias para resolver os problemas. E como diz o ditado: “antes tarde do que nunca!” Espero que você possa ler meu texto e que tudo fique esclarecido, afinal, conversando a gente se entende!

Recebo muitos comentários acerca da ORDEM DE LEITURA do Batman Guide: se ela está em ordem cronológica, de acordo com as publicações da DC. Então, vamos tornar as coisas bem claras.

A ordem em que as HQs foram postadas aqui NÃO é necessariamente cronológica, mas segue uma LÓGICA. E o que isso significa? Significa que, de acordo com as sugestões dadas por mim e pelo Augusto, eventos acontecidos em 1989, por exemplo, podem ser melhor explicados por HQs lançadas em 1995. Então, na ordem de leitura que nós propomos, podem acontecer alguns saltos temporais, sim – mas todos visando a sua melhor compreensão dos quadrinhos do Batman.

Desde o meu primeiro post aqui no Batman Guide, eu deixei claro que eu não sou especialista em quadrinhos. Sou apenas uma fã com muita disposição para pesquisar e para compartilhar com vocês o conhecimento que eu tenho sobre o Morcego. Isso significa que eu estou, sim, sujeita a alguns erros na cronologia. Por exemplo, eu postei a HQ “Batman: Silêncio” antes da morte de Jason Todd, porque naquele momento eu acreditava que era a HQ necessária a se postar. Isso não compromete fatalmente o entendimento das HQs, mas HOJE, se eu tivesse que refazer o Batman Guide, eu jogaria essa postagem mais pra frente. Entendem o que quero dizer?

Quando o Augusto se juntou a mim no Batman Guide, esses erros cronológicos foram quase totalmente suprimidos, porque ele é muito mais expert no assunto do que eu (não é a toa que ele é meu “mestre” nesse assunto), e não deixa nenhum erro conceitual passar. Mas eventualmente, uma coisa ou outra vai fugir do que era esperado em comparação aos lançamentos da DC.

Por isso eu retomo: a proposta do Batman Guide NUNCA foi postar TODAS as HQs do Batman já lançadas. Conforme vocês podem ver em alguns comentários que deixei no blog, ler todas as HQs do Batman seria humanamente impossível – a não ser que você não fizesse outra coisa da sua vida além de ler Batman, o que não é o caso dos autores desse blog e imagino que não seja a de vocês também. A nossa proposta sempre foi: dentro daquilo que já foi publicado a respeito do Batman, escolher aquilo que é ESSENCIAL para a leitura. Escolher aquilo que você precisa ler para entender toda a história do Morcego.

Então, dentro dessa proposta de apresentar aquilo que é ESSENCIAL para a leitura e compreensão de Batman, Augusto e eu fizemos escolhas. Escolhas difíceis, por vezes. Não é fácil pegar tantos arcos existentes – são 75 anos de publicações do Batman – e selecionar aquilo que é indispensável. Não é fácil fazer conexões entre materiais dos anos 80 e de 2010 para que tudo fique o mais claro possível para vocês. É uma tarefa árdua. (Discutimos algumas vezes, inclusive.)
Mas nós o fizemos, e ao longo desses 2 anos é o que nós estamos fazendo com muito carinho e dedicação. A ordem de leitura aqui do Batman Guide é uma SUGESTÃO de duas pessoas que querem compartilhar o conhecimento com vocês.

E, bom, tratando-se de uma sugestão de leitura, é claro que vocês podem escolher não segui-la. É claro que, se você puder, você pode ler tudo que já foi publicado na história envolvendo Bruce Wayne. Existia uma cronologia não-oficial do Batman com todas as postagens dele desde 1937, mas ela saiu do ar. Contudo, como o próprio nome diz, ela era não-oficial, sujeita a erros, e com mais de 1000 HQs. Caso você não aceite as sugestões do Batman Guide, você poderia pesquisar essas HQs e, em seguida, procurar por links de download para cada uma delas, em português. Seria um trabalho bem desgastante e por vezes você iria ler HQs que não acrescentariam em nada à trama. Fora que ler em ordem cronológica poderia complicar bastante a sua cabeça. Mas é uma opção.

Entretanto, EU considero que o que fazemos aqui no Batman Guide é um trabalho muito mais “vantajoso” do que ler absolutamente todas as HQs do Morcego. Porque aqui nós postamos aquilo que faz sentido, de maneira lógica e organizada. Não serei modesta a respeito do trabalho que desenvolvemos aqui no blog, porque eu sei o quanto é útil e bem-feito. Eu sou bem neurótica com organização, e “transferi” isso para o blog para que nada ficasse confuso pra vocês.

Para concluir esse texto: eu e Augusto nos dedicamos para fazer o melhor trabalho para vocês. Nós damos o nosso melhor para vocês, e agradecemos muito pelo carinho e pela consideração que vocês tem conosco. Estamos, sim, sujeitos à falhas; mas podem ter certeza que nada é postado aqui sem ser fruto de muita pesquisa e de muita conversa.

Então, podem confiar no que postamos aqui. A nossa ordem de leitura te fará entender completamente toda a história do Batman.

Queridos, estamos abertos ao diálogo e a conversar com vocês. Construímos o blog coletivamente, e para vocês. Então, deixem comentários aqui, no e-mail, no Facebook, no Twitter – queremos saber o que vocês estão pensando! Qualquer dúvida ou pergunta, por mais boba que possa parecer, será respondida por nós com atenção e cuidado. O conhecimento foi feito para ser dividido. Foi, essencialmente isso, que me motivou a criar o Batman Guide, em abril de 2012.

E, acima de tudo, continuem nos acompanhando! Vem coisa boa por aí. Vocês já estão conosco desde os primórdios da história do Morcego, continuem conosco quando alcançarmos as publicações atuais da DC.

Beijo e até a próxima postagem!

Anúncios

  1. Eu adoro o BatmanGuide, lendo vc Jessica com seus posts tão belamente escritos, e o amigo Augusto que SEMPRE me mata de rir nas suas resenhas, me fizeram não só entender um pouquinho do “batverse” como também um pouco do “multiverse” DC.

    Como “conselho”, eu acho que vocês podiam fazer aquelas reviews épicas das HQs clássicas, como a Cavaleiro das Trevas por exemplo — acho que uma review bem ao estilo da “Silêncio” ou das reviews feitas sobre os grandes arcos da DC de uma HQ como essa, seria ÓTIMO!! Eu lia e releria, como aliás faço aqui no blog o tempo inteiro.

    De resto só tenho o q agradecer a existência de vcs na boa. A lógica do site para mim é a melhor possível, concordo com vcs 2 viu menina.

    E enfim, mando um beijo para Jessica que faz textos tão bem trabalhados e gostosos de ler, e um abraço pro mano Augusto — cara eu riu o triplo lendo seus textos do que vendo o Zorra Total, ou a Prassa, rs — e mais importante, sempre entendo tudo com eles meu vei!

    Abração e sorte ao blog!!

    • Tássio, ficamos muito felizes com seu comentário, fico lisonjeada com tantos elogios e o Augusto também (ele lê todos os comentários aqui 😀 )
      Muito obrigada mesmo!
      E sobre a review dos clássicos, acho que já falamos de praticamente todos, incluindo o Cavaleiro das Trevas!
      Se não encontrar o que procurou, me avisa qual HQ você quer que eu te digo se vamos falar sobre ela, ok?

      Beijos!

      • Oi Jessica, sim eu já li a review que vocês fizeram sobre Cavaleiro das Trevas. Só achei ela meio “pequena” comparada com a de “Silêncio” por exemplo que de tão boa, me fez ler a HQ.

        Se puderem, eu ia gostar muito de ver uma review dessas bem explicadas, grandonas ou hilárias sobre Cavaleiro das Trevas — ou melhor, eu ia ficar Realmente feliz de ver uma sobre Ano Um.

        É q já virei leitor fã de vocês 2 rsrs, aí né? rs
        Beijos Jessica, sorte com o blog sempre que vocês são muito bons!!

  2. olá,eu queria saber se vcs vão continuar postando as HQ’s ou só vai até o #96 Batman: Julgamento em Gotham.
    Ah e obrigado,pois graças a vcs, eu consegui começar a ler as HQ’s ,antes eu não sabia por onde começar ou qual ler depois que eu terminava uma das histórias.

  3. Como eu vivi esse tempo todo sem o blog?

    Excelente trabalho. Muito bom mesmo! Passei meu fds inteiro lendo Batman.
    Como seria bom se tivesse um Guide desse para o Lanterna ou para o Super.

    Mas Batman é demais!

    Parabéns ganharam um novo fã!

  4. Gente, vocês são maravilhosos. Sério mesmo. Este site e esse projeto todo é uma benção. Não existem nem agradecimentos ou elogios suficientes capazes de descrever o esforço e dedicação da dupla. Nunca escrevo comentário em site nenhum, mas olha, não teve como evitar. Haha.

  5. esse blog salvou minha vida! venho a tempos procurando um guia de leitura. Fui comprando meio aleatoriamente as hq’s, que por sorte foram se complementando, mas sinto sempre que falta entender alguma coisa.
    parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s