#101 – Superman: Liga da Justiça Elite

“Sonhos nos salvam. Sonhos nos erguem e nos transformam. E pela minha alma, eu juro… Até que meu sonho de um mundo onde a dignidade, honra e justiça tornem-se a realidade que todos nós compartilhamos, eu nunca vou parar de lutar.
Kal-El (Superman)

Solta o azulão… Solta o azulão… Solta o azulão, paixão… Solta o azulão ♫ ♪

Mais um post um pouco distante de Gotham e seus respectivos morcegos. Como todos sabem, a função do Batman Guide não é só explicar “O” Batman, mas também suas histórias, arcos/sagas, crossovers, grupos de heróis que o mesmo faz parte, personagens que participam de suas histórias e tudo que de alguma forma se liga ao Morcego.

Partindo desse principio, me digam, como fingir que não há um Superman?

Por anos houve um título chamado “Superman/Batman” (que voltou a ativa recentemente nos Novos 52) cujas histórias eram SEMPRE dos dois trabalhando juntos, série esta que existia tanto lá fora quanto aqui no Brasil. Já tivemos duas séries “Trindade“, cujo o trio principal eram Superman, Batman e Mulher Maravilha (que também já teve seu post), e já tivemos participação (óbvia) de ambos juntos na Liga da Justiça.
Isso sem contar as aparições do Superman na própria série mensal do Batman, como nas sagas “Morte em Família” (1985), na “Silêncio” (2009), e na “Terra de Ninguém” (1999~2001).

Para finalizar a defesa desse post, termino dizendo que o nome de “Asa Noturna” adotado por Dick Grayson foi ideia do Superman, que contou a história de um herói chamado Asa Noturna que viveu em Krypton.

Acho que os argumentos foram convincentes, podemos então prosseguir.

Line

CriadoresSupermanO Batman surgiu em 1938, mas o Superman também não é nenhum moleque. O personagem foi criado em 1933, só veio a estrear em 1938 na Action Comics, quase em paralelo com o Morcego na Detective Comics. Ele foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, e primariamente… Era um vilão.

“A história onde o Superman é vilão acaba na edição 1 com o planeta explodindo?”. Seria assim se estivéssemos falando do Superman que conhecemos, o kryptoniano com sopro gelado, resistência maior que a de qualquer metal ou pedra no mundo, olhos que emitem diversos tipos de radiação (como visão de calor, microondas, raio x e algumas outras)… Não esse.

4640115-4365100479-superO primeiro Superman criado tinha a aparência de ninguém mais ninguém menos do que Lex Luthor. Careca, feio e sem nenhum poder físico. Ele era um vilão super inteligente e com alguns poderes de telepatia. Depois ele foi vendido pra DC e teve sua estreia como super herói na Action Comics em 1938.
Superman é tido como o “Campeão da Terra“. Quando se fala de “campeão” de algum planeta, é como dizer “Se o povo entrar em Battle Royale, quem tem mais chance de sobreviver é esse aí”. De certa forma me incomoda dizer isso, primeiro que eu prefiro o Batman, segundo, aqui é o Batman Guide, o foco é o Morcego. Fazer um texto praticamente dizendo que o Superman é quase um deus não fica bonito.
Mas não se preocupem, há bastante kryptonita no mundo, e o Batman tem um carregamento enorme da tal pedra guardado. Haveria grande estrago pro lado do Morcego, mas ele tem como vencer esse “deus”.

“Quase deus? O que ele faz de tão absurdo? Não é só visão de calor, voar, força, pele de aço…?”. Se vocês notarem, até falando a esmo sem muitos detalhes e informações precisas, já estamos descrevendo um guerreiro de grandes níveis de combate, mas a coisa não se limita a isso.

Uma pergunta puxa a outra.

Quais são os reais poderes do Superman?
De onde eles vêm?
De onde ELE veio?

Krypton_0001Ele veio de Krypton, um planeta bastante evoluído que fica no Setor 2813 do mapa do universo dos Lanternas Verdes. Na verdade, FICAVA no planeta 2813, mas o planeta explodiu devido a instabilidade geológica e tal, em resumo, explodiu sozinho.
“Quem sobreviveu?”. No início da história, era dito que apenas Kal-El (Superman) tinha sobrevivido, pois foi posto em um foguete e lançado pra Terra por seu pai Jor-El.

Krypto, o super-cão

Posteriormente aparece mais um monte de sobreviventes, como pro exemplo o super cão Krypto, que foi lançado para Terra antes do Kal-El como teste, mas chegou depois porque o curso da nave foi desviado devido a um impacto. Também tem a Kara Zor-El (Supergirl), prima mais VELHA do Superman (quando Kal-El era um bebê, Kara já era adolescente), que foi lançada para a Terra pouco tempo depois de Kal-El, mas ainda foi pega pelo raio de explosão do planeta e presa num meteoro de kryptonita, retardando sua chegada na Terra assim como no caso do cão Krypto.

Supergirl

Temos também o kryptoniano Dru-Zod, que sobreviveu a explosão de Krypton pois não estava no planeta. Ele estava preso na “Phantom Zone”, um tipo de dimensão-prisão de Kryptonianos. Quem fica preso lá não envelhece nem morre, e pode assistir a tudo que ocorre do lado de fora. A Phantom Zone foi descoberta por Jor-El, o pai do Superman.

catsOs kryptonianos são pessoas normais, aparentemente. Lá em Krypton, ninguém tinha super poderes. A diferença entre eles e nós está na forma em que o corpo capta luz do sol.
Krypton é iluminada por um sol vermelho, chamado de “Rao”. Em alguns outros sistemas solares (tipo o nosso), os plantas são iluminados por um sol amarelo, e a reação do corpo dos kryptonianos sob o sol amarelo é que faz toda a diferença. Eles são como baterias solares de altíssima capacidade de armazenamento e conversão. “Conversão em que? Produtos na Saraiva?”, não, em seus superpoderes.
Eles são altamente influenciados pelo sol amarelo, pelo sol vermelho e pelos restos de kryptonita que há por ai. “Kryptonita é aquela pedra verde que só enfraquece o Superman?”. Essa mesma, só que com dois detalhes: Primeiro, não enfraquece só a ele, kryptonita é como urânio para humanos, em grande quantidade causa problemas sérios. Segundo: Nos dias atuais, nem sempre é verde. Também há a vermelha, que é uma kryptonita artificial feita pelo Ra’s Al Ghul. Mas isso é outro tópico, por agora, foquemos no sol amarelo e sol vermelho.

A questão em torno dos sóis não é “o vermelho não dá poder e o amarelo dá”, é “O amarelo dá poder e o vermelho TIRA”. Pois é, o sol vermelho (como o Rao) absorve a energia do sol amarelo que fica contido no corpo dos kryptonianos. Tanto que pra lutar contra o Superboy-Prime na Crise Infinita e para prendê-lo depois, o sol vermelho foi de suma importância.

Já respondidas as questões sobre “De onde ele vem” e “De onde vem os poderes”, mas antes de irmos a “Quais são os poderes”, primeiro vamos dar uma conferida na família do Super. Pois é, ele não nasceu numa super chocadeira.

Jor-El_and_LaraSuperman, na terra conhecido como Clark Kent, na verdade se chama Kal-El. Seus pais são Jor-El e Lara Lor-Van (Lara-El após o casamento). A Supergirl (Kara Zor-El) é sua prima. Ela é filha de Zor-El (irmão do Jor-El) e Alura In-Zee (Alura-El após o casamento), ou seja, Zor e Alura são tios paternos do Superman. Posteriormente nas histórias, temos a adição de Kon-El (Conner Kent, o Superboy), que é um clone feito a partir da genética do Superman e do Lex Luthor ao mesmo tempo.
“Que diabo de “El” é esse? Eu me chamo Gabri-El, então sou da família do cabra azul?”. Não tão simples. Aqui no lado de fora das páginas nós vivemos coisa semelhante com a “importância do sobrenome”. Acham que isso é coisa do passado? Mexe com algum Sarney pra ver a merda que vai dar. Enfim, lá em Krypton existiam as famílias, e uma delas era a família El. Aquele “S” na verdade não é um “S”, por acaso o símbolo da família El é igual a letra S do nosso alfabeto.

superman5Essa parte é a mais impressionante. Assim como o Lobo, o Superman tem “versões“. Para alguns roteiristas, ele é capaz apenas de levantar o globo do Planeta Diário, pra outros ele é forte suficiente segurar um avião em queda. Para uns ele tem força apenas para dobrar uma viga de aço, para outros ele esfarela diamantes apertando na mão. Uns dizem que ele só atira visão de calor, e outros que o sujeito emite vários tipos de ondas pelos olhos, desde raio x, até microondas e a tal visão de calor.
Considerando a “melhor versão” dele, os poderes são realmente impressionantes. Ele é um herói muito mal utilizado, qualquer versão que você encontrar dele por ai faz parecer que ele é só um cara forte, mas vai muito além disso.
O planeta Krypton era muito maior que a Terra, 70x maior acho. Logo, a gravidade lá é MUITO maior.Tecnicamente é o mesmo esquema das máquinas de treinamento do Goku e Vegeta, aumentar a gravidade exige mais esforço do corpo. A fisiologia dos kryptonianos já vem com essa “força” embutida, logo, num planeta com a gravidade 70x menor tipo a Terra, um kryptoniano faz a festa. Mas até então, não estamos contando com as “maravilhas” que eles fazem sob sol amarelo, ainda estou falando apenas da capacidade física normal.

SunChamá-lo de “Homem de Aço” chega a ser descaso. A resistência dele é maior do que aço. Dependendo da carga de sol amarelo que ele tiver, pode ser mais resistente que um diamante. Vamos fazer umas contas simples e usar a lógica.
O Superman já entrou no sol. A temperatura da superfície do sol é em torno de 6000ºC, e a temperatura na qual um diamante derrete é 4500ºC. Ou seja, pra você começar a ferir o Superman com CALOR, você tem que ultrapassar a temperatura do sol.

superman-red-eyes-mini-poster-bmnp1401-400x400-imaefdvmbgzncazeQuanto aos olhos dele… O Superman não tem o famoso “olhar 43”, ele tem o “olhar urânio 20% enriquecido”. O cara pode te dar uma doença só de olhar pra você. Vou explicar. Como já foi dito, os olhos dele tem mil e uma capacidades, desde visão microscópica para ver coisas impossíveis a olho nu, como também telescópica para ver ao longe, fora que ele tem capacidade de ver infravermelho, ultravioleta, frequências de rádio e televisão, vê a aura de tudo que for vivo no universo, e inclusive tem a capacidade de ver a passagem da alma no momento em que o corpo morre, razão esta que o faz ser vegetariano.

Isso que falei é o que VÊ com os olhos, ainda falta o que ele EMITE pelos olhos. Ele emite microondas pelos olhos. “Então com ele o hotpocket fica pronto num piscar de olhos?”. Boa tentativa. Isso vai além de preparar comida. Ele pode evaporar toda água do seu corpo, você cairia seco igual uma múmia.
“Isso é a visão de calor?” Não, ainda não é. A visão de calor é aquele raio vermelho, que fica fumegando igual chamas nos olhos dele quando nervoso.

"Batman: Silêncio"

“Batman: Silêncio”

A força, temperatura, intensidade e visibilidade da visão de calor ele controla como quer. Ou seja, ele pode fazer o tal raio vermelho, ou fazer o raio ser invisível. Pode fazer aquele raio tradicional como duas linhas retas ou pode fazer uma rajada aberta em 180º como um leque ou rodo, assim como pode também fazer esse raio com proporções microscópicas, como aquele usado pra queimar o chip no cérebro do Bruce na saga “Silêncio“. E a temperatura… Pode de ir de 0ºC até a casa dos 6000ºC, que é a temperatura da superfície do sol. Temperatura essa que já ultrapassa em uns 1500ºC o necessário para derreter um diamante.

Ele também tem a visão de Raio X, que lhe permite ver o que ele quiser, onde ele quiser, atrás do que ele quiser. Exceto de chumbo, que impede passagem de radiação, mas é só ele derreter o chumbo e olhar.

“Como funciona a visão de Raio-x?”. Funciona como ele quiser. Ele olha pra você, e pode decidir se o raio-x vai ver apenas embaixo das suas roupas, se vai ver embaixo da sua pele, embaixo da carne, ou dentro dos ossos, ou até se vai ver o que tem atrás de você, ou atrás do que está atrás de você.

E como ele lida com Raio-x e isso é um tipo de radiação, dá pra concluir que ele pode emitir radiação semelhante a de urânio pelos olhos. Por isso eu disse, ele pode te dar uma doença só de olhar pra você. Ele pode parar em cima de um prédio e liberar carga suficiente de radiação pra dar doença letal em todos que estão dentro.

SuperO tal “sopro gelado” também não é só um sopro forte que empurraria uma pessoa ou apagaria as chamas de um carro. A força do sopro é equivalente a de um furacão, aqueles ventos de virar carros e derrubar casas, e a temperatura do sopro pode descer até o suficiente para congelar o alvo desejado.

A super audição não consiste apenas em ouvir longe. A audição dele é suficiente para ouvir tudo em uma cidade, ou até de cidades vizinhas. Ele com o tempo aprendeu a controlar a audição para ouvir a níveis humanos, pois ouvir todas as pessoas de meia dúzia de cidades falando ao mesmo tempo com certeza o atrapalha. Mas em contrapartida disso, ele pode escolher O QUE ouvir dentro dessa confusão inteira.
Por exemplo, se tivermos 10 pessoas conversando a 10km de onde ele estiver, ele pode escolher qual deles ouvir, ele pode inclusive escolher qual dos corações ele quer ouvir bater. O único ser vivo da Terra que tem uma audição que pode ser considerada tão detalhista (em alcance) é a baleia azul.

A velocidade dele também é das boas. Ele não atinge a velocidade da luz como os Flash, ele não tem conexões com a força de aceleração nem nada do tipo, mas ainda assim a velocidade dele é altíssima.

Ele pode voar até as luas de Saturno em 4 minutos, se não me engano são 20 minutos luz, aproximadamente 5x a velocidade da luz. Eu não confio muito nesse cálculo, então resolvi pegar outro feito para servir de base.Speed

Ele é capaz de voar da Terra até a Lua em 2 minutos. Da Terra pra Lua temos bons 384.400 quilômetros. Se ele faz isso em 2 minutos, então ele alcança uma velocidade de 192,200 quilômetros por minuto, e uma hora tendo 60 minutos, 192,200 x 60 = 1.153,200 km/h.

A velocidade mach 1 é de aproximadamente 1.225 km/h. Ou seja, o Superman voa NO MÍNIMO acima de velocidade mach 1. Essa velocidade é caracterizada como velocidade sônica, em outras palavras, ele pode quebrar a barreira do som.

Mas isso foi só um cálculo baseado em seu tempo de vôo da Terra pra Lua, não significa que essa seja a velocidade total dele. A realidade é que ele pode atingir a velocidade da luz, mas apenas no espaço, pois se ele atingir a velocidade da luz dentro da atmosfera terrestre, é adeus pra Terra. Não entenderam porque a Terra ia se desfazer? Vamos por partes.

Na tabela de velocidade… Temos a velocidade sub-sônica (de 0 km/h até 980km/h), a transônica (de 980 km/h até 1470 km/h), e dentro da transição entre a transônica e a supersônica (de 1470 km/h até 6150 km/h) temos a velocidade sônica que é a Mach 1. Após a supersônica ainda temos a hipersônica (de 6150 km/h até 12300 km/h), a alta hipersônica (de 12300 km/h até 30740 km/h) e enfim a velocidade chamada de “re-entry” em inglês, velocidade de reentrada. “Reentrada de que?”, velocidade de reentrada na atmosfera. Aquela velocidade que as naves e meteoros começam a pegar fogo, ficar incandescentes e tal, algo maior que 30740 km/h, ou seja, acima de Mach 10.

Houve uma história na qual o Flash disse ao Superman que ele estava indo numa velocidade de 2000 milhas por segundos. Isso dá 120,000 milhas por minuto, ou 7.200,000 milhas por hora. Em quilômetros… 11.587.276,8 km/h. Em velocidade Mach, seria Mach 9350, ou seja 9350x acima da velocidade do som (o que ainda não é velocidade da luz).

A velocidade da luz é algo na casa dos 1.079.252.848.8 km/h. Seguindo uns cálculos de um sujeito que saca bastante de física, podemos entender porque a Terra não aguentaria o Superman se movendo nessa velocidade. Vocês devem conhecer o efeito “sonic boom” (o golpe do Guile do Street Fighter é baseado nisso). Aquele estouro que se ouve quando algum objeto quebra a barreira do som, entrando em Mach 1. Quando caças que alcançam Mach 1 passam perto de prédios, estouram todas as vidraças e etc, isso inclusive já aconteceu por acidente aqui no Brasil há poucos anos.

Ok, se algo que se move a 1225 km/h ao passar longe já emite energia suficiente para quebrar coisas, imaginem algo que se move a 1.079.252.848,8 km/h?
Quanto mais rápido um objeto se move, mais energia ele emite, e dependendo do peso e tamanho do objeto, os efeitos aumentam. Segundo o cálculo do sujeito que entende BEM de física, se um biscoito de 10 gramas alcançar a velocidade da luz dentro da atmosfera da terra, ele vai emitir uma energia maior que 12 bombas de hidrogênio por onde passar. Isso porque tem apenas 10 gramas, imaginem se forem uns 90kg como no caso do Superman.

Ué, mas o Flash corre até o dobro mais rápido que a luz“. Os cálculos não se aplicam ao Flash, pois ele e a velocidade dele são provenientes da “Speed Force”, o campo dimensional de velocidade do universo, então ele meio que viaja nessa velocidade por um “caminho seguro”. Digamos que ele controla a física, coisa que o Superman não pode fazer.

Ok, menos física e mais poderes legais.

4685599-4298960013-i_mai

8255754_f520A capacidade de manter um determinado esforço também não é problema para ele. Nós humanos aguentamos correr um determinado tempo. Até mesmo algum recordista de 100m rasos, apesar de rápido, não aguenta manter aquela velocidade por muito tempo, pois o corpo cansa. Até o melhor maratonista que aguenta correr naquele passinho por horas, chega uma hora que vai parar porque cansou. Os halterofilistas que conseguem levantar 300kg, só conseguem segurar por um curto tempo. Nada disso é problema pro Superman.

Ele não sente cansaço, não sente sono, nem câimbra, nem dormências, também não tem distensões nem nada do tipo. Se ele precisar ficar segurando um avião no alto por 2 dias, ele ficará lá segurando os 2 dias, sem cansar nem sentir nada. No máximo sentiria tédio. E claro, ele pode correr por quanto tempo quiser sem cansar.

Agora falarei sobre a força dele. Levantar 900 milhões de toneladas tá bom pra você? Caso não, fique despreocupado, essa foi apenas a medida onde pararam de contar, ele é capaz de mais que isso. Ele pode empurrar um planeta inteiro pra fora do sistema.

“Como pode isso tudo?”. O Superman pode aumentar sua força infinitamente de acordo com a quantidade de energia de sol amarelo que ele absorve. Ele não tem um “tanque de combustível de sol” que em algum momento fica cheio. Ele simplesmente vai absorvendo, sem fim. Normalmente, ele absorve o necessário para fazer suas proezas aqui na Terra, mas quando é preciso alguma medida drástica tipo empurrar planetas, ele absorve a níveis mais elevados. Mas isso tem uma contraparte, se ele absorver até um certo ponto pode perder o controle e entrar em frenesi de absorção, perdendo o controle de si. Em casos assim, ele precisa do Parasita para drenar o poder excessivo.

Forte desse jeito e com tantos recursos, o cara é imbatível, não? Pior que não. Como diria o Zé Pequeno, tem gente mais “indigesta” que o Superman por aí. Tem um bom número de pessoas que lutam páreo a páreo, e um número de pessoas que ganham dele de lavada.

Entre os páreos, cito:

■ Darkseid de Apokolips. Um dos New gods;
Dru-Zod (aka General Zod), de Krypton;
Mongul I, o imperador de Warworld;
Bizarro, o clone demente do Superman;
Eradicator, o dispositivo de sobrevivência que tomou forma do Superman;
Lobo (aka “O Maioral”), último czarniano;
Adão Negro, o ser que canaliza o poder de deuses egípcios;
Hal Jordan, o lanterna verde (apenas quando possuído por Parallax);
Kyle Rayner, o lanterna verde (apenas quando era hospedeiro do Íon);
Hank Henshaw, o Cyborg Superman;
Atlas, aquele camarada dos tempos antigos que usa um capuz vermelho;
Lar Gand, mais conhecido como Mon-El, do planeta Daxam;

E entre os que vencem temos:

Doomsday, o alien pré-histórico kryptoniano (que inclusive matou o Superman)
Espectro, a entidade cósmica justiceira criada pela “Presence” (que na verdade pode matar qualquer um do universo DC);
Kent Nelson (aka Doctor Fate), com seu elmo cheio das zique-ziras mágicas;
Zatanna Zatara, a homo magi descendente de Leonardo da Vinci;
Imperiex-Prime, aquela armadura espacial colossal cujo o interior é um ser feito de pura energia;

Erroneamente dizem que a Mulher Maravilha é páreo para o Superman, mas quem é leitor assíduo deve lembrar da vez em que eles iam lutar a sério. Ela levou para a luta a espada que mata deuses e o escudo que até então era tido como indestrutível.

Ele não queria lutar, mas ela o embarreirou e fez um corte em seu rosto usando a tal espada, ele então pegou uma GOTA do sangue que escorreu e com um peteleco atirou a gota contra o escudo indestrutível, e o escudo se partiu em pedaços. Por ai vocês deduzem a diferença de força e recursos entre eles.

Tudo bem. Já conhecemos o Superman, sua origem, seus parentes e seus poderes. Quanto aos poderes ainda tenho um tópico a abordar, COMO aplicá-los dentro da física?

RescueVamos lá, não precisamos ser muito geniais pra deduzir certas coisas. Teoricamente, alguém forte como ele aguenta segurar um navio acima da cabeça. Claro que sim, mas estamos falando aqui da simples CAPACIDADE de fazer. Se alguém soltasse um navio em queda livre (puramente na vertical) sobre o Superman para ele segurar o impacto, ELE tem a capacidade de suportar o impacto de um navio sobre si, mas e o navio?

Considerando que o navio é milhares de vezes maior e milhões de vezes mais pesado, soltá-lo em cima do Superman parado seria como soltá-lo em cima de uma estaca fixa e indestrutível. O ponto de pressão que o Superman iria exercer é pequeno demais pro tamanho do navio, seria como soltarmos nosso corpo em cima de um prego, vai perfurar o corpo. Obviamente, o resultado dessa cena do navio seria o Superman atravessando o fundo e saindo pelo topo.

A física não ajuda muito. Para um resgate do gênero, o Superman teria que voar numa velocidade bem próxima da velocidade de queda do navio e ir diminuindo, para assim tentar reduzir a velocidade de queda do navio até 0. Mas é claro, para ele fazer isso sem causar danos ao navio nem perfurar o mesmo com seu corpo, ele teria que diminuir a velocidade aos poucos, e se é aos poucos, tem que ver se dá TEMPO dele ir diminuindo até o momento em que chega o chão, caso contrário, não dá pra fazer nada pelo navio. Fora que isso não resolve o problema do ponto de pressão que ele exerce ser pequeno diante do tamanho do navio. Enfim, ele é forte, não milagreiro.

shuster-supermanA física vale para resgates “humanos” também. Imaginem se alguém cai de um prédio e o Superman fica embaixo pra pegar no colo. Dependendo da velocidade que a pessoa em queda estiver, ao bater nos braços do Superman será como ter batido em duas barras de aço, o sujeito TENDO SORTE vai quebrar uma porrada de ossos e estourar alguns órgãos, sendo que o mais certo é morrer perdendo pedaços do corpo devido ao impacto. Mais uma vez, o Superman teria de voar na mesma velocidade, segurar e ir freando, torcendo pra dar tempo de chegar ao chão devagar.

Ainda falando de humanos… Como o Superman interage com eles? Nós temos controle de nossas forças porque elas ao NATURAL não são capazes de ferir outra pessoa a toa, só se nos focarmos nisso. Mas imaginem alguém que quebra rochas e diamantes apertando na mão tentando segurar um copo de vidro. Como medir tão milimetricamente a força? Seria como nós tentando segurar uma bolha de sabão sem estourar.

Ele é capaz de fazer esse controle e não ferir humanos, mas imaginem o cara estar lutando com… Sei lá, o Darkseid por exemplo, trocando porrada pra valer, e no meio da confusão algum humano fica pendurado no alto de um prédio. O Superman vai lá resgatar o sujeito segurando-o pela mão usando a força que estava batendo no Darkseid há menos de 3 segundos atrás. Já era a mão do cara, virou pó. Ele tem que se policiar o tempo inteiro para não rasgar humanos como papel.

Acho que não há muito mais o que falar do Superman. Seria este o fim do texto? Ainda não. Falta falar de Clark Kent.

clark-kent-reporterComo devem saber, Clark Kent é a identidade terrestre de Kal-El, o Superman. Ao cair na terra ainda como bebê, Kal-El foi encontrado por Jonathan e Martha Kent. Ao adotar o garoto, ele recebeu o nome de Clark, e como passou a ser da família, ganhou o sobrenome “Kent” também.

Uma curiosidade: As mães do Bruce e do Clark se chamam Martha. Martha Wayne e Martha Kent.

Clark Kent tornou-se jornalista do Planeta Diário (Daily Planet) (que agora no reboot foi demolido e refeito com muito mais pompa sob o nome de Daily Star). Ele convive com o também jornalista Jimmy Olsen e com Lois Lane, com quem chegou a se casar e ir viver junto.

Para finalizar o “histórico” do Superman aqui, falarei da relação/interação/dualidade entre ele e o Batman.

Batman superman
Um é muito humilde, o outro é um bilionário. Um é extremamente forte, o outro extremamente inteligente. Um deles precisa do sol, o outro só age a noite. Superman e Batman. Em toda boa história onde eles são o foco, vocês terão oportunidade de ver as diferenças de opinião e atitude de ambos. Imaginem, Superman tem aquela imponência e serenidade quase divinas, chegando nos lugares voando, com cores fortes e destacadas como azul e vermelho, emanando uma aura dourada devido a carga de sol amarelo no corpo. E o Batman, representando a parte humana e guerreira da dupla, vindo com seus tons de cinza e preto, saindo das sombras, vociferando como um demônio envolto de escuridão. O Batman é o lado “Justiça”, e o Superman é o lado “Liberdade”.

004

A história que selecionei foi a da “Liga da Justiça Elite“, o primeiro arco publicado (#01-#04). Não tem nada a ver com a origem do Superman nem nada do tipo, muito pelo contrário, é uma história de um ponto bem avançado na cronologia dele. Achei essa história a ideal para esse texto pois nela, o Superman/Liga da Justiça ficam obsoletos, pois a LJA: Elite não deixa os vilões cometerem os crimes, eles pegam os caras antes, coisa que o Superman não é a favor, pois isso implica em acabar com a liberdade.

O povão concorda que esse papo de “deixar o mal acontecer pra depois tomar providências” já deu o que tinha que dar, que era melhor quebrar os conceitos da liberdade individual e pegar seja lá quem for antes mesmo dele cometer o crime.

Mas logo essa quebra da liberdade dos vilões se torna uma quebra de liberdade generalizada e a Elite torna-se uma tirania. Superman então entra em cena e detona o grupo inteiro sozinho, e no final faz o discurso que pus no início do texto aqui. É um épico do Superman.

Não farei narrativa da história, deixo apenas esse “resumo” mesmo, pois o texto já deu o foco necessário ao Superman. E só pra não passar em branco, quem puder comprar/baixar/ler a história “Lex Luthor: Man of Steel”, do Brian Azzarello e Lee Bermejo, faça as honras, a história é excelente. Teria sido minha escolhida pra esse post se nela o Superman não tivesse ficado meio em segundo plano e como “vilão” (lendo vocês vão entender).

É isso ai, até a próxima.

001-0 [1600x1200]

Download no MEGA – Liga da Justiça: Elite #01 – #04 

Anúncios

  1. Faz muito tempo que não venho aqui no site, decidi ler esse post ao acaso e nossa, que post massa. Eu já havia ido atrás de saber sobre os limites dos poderes e a história do superman mas ainda havia muita coisa que eu não sabia e aprendi lendo aqui.
    Enfim, obrigada pelo ótimo texto 🙂

  2. Recomendo bastante o blog, e só a leitura da matéria já o torna muito interessante. Vocês fazem um trabalho excepcional. A leitura é detalhada, “gostosa” e muito bem escrita. E de brinde ainda vem a HQ pra avaliarmos os desenhos e a história de fato. É um ótimo guia para nós, colecionadores. Como um fã de Batman, tenho muitas das HQs citadas, mas mesmo assim faço o download para reler sem ter que pegar as HQs guardadas hehehe. Outras, nunca tive a oportunidade de ler. Agradeço muito por isso e assim que tiverem disponíveis no mercado, as comprarei. Um abraço.

  3. Pingback: #103 – Flash: Renascido | Batman Guide

  4. Nossa que incrível vocês voltaram!!!
    Admiro muito o trabalhão que vocês fazem, conheci o verdadeiro Batman através de vocês.
    Espero que tenham muita energia para continuar por muitos longos anos.
    Parabéns e muita saúde!

    • Olha, como não vivemos disso é difícil conciliar textos, organização, respostas e tudo mais com nosso dia a dia, mas dentro possível, claro. Infelizmente não podemos dar prazos curtos ou muito certos, mas parar não é a ideia. Desculpe a resposta “vaga”, mas pretendemos dar umas atualizadas mais vezes. Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s