Primeira vez no Batman Guide?

welcomeMinhas boas vindas a você que chegou aqui por uma pesquisa no Google, por indicação minha ou por um curioso acaso!
Percebi que há uma dificuldade de entender por onde começar a ler Batman.

Encontrei instruções de Como Começar a Ler Homem Aranha, Guia de Leitura do Hellboy, e, bem… Tem até guia de como começar a ler a Bíblia (o acesso a esse último fica por sua conta e risco, ok?). Mas nenhum guia de leitura oficial e completo. Pode ter sido erro meu, posso não ter procurado lugares certos, mas não encontrei. Algumas pessoas podem pensar que a melhor ordem de leitura é a cronológica, mas nem sempre é. Às vezes, uma HQ lançada em 2003 explica muito melhor as origens de um evento que aconteceram em uma HQ de 1995, por exemplo.

Então decidi criar esse blog, sem grandes pretensões, com informações que reuni e com minha própria experiência de leitura nas histórias em quadrinhos do Batman.
Obviamente, não sou uma especialista e não chego a ser uma colecionadora, por isso toda informação contida nesse blog vem da minha opinião pessoal e muita, muita, muita pesquisa. E caso você se disponha a seguir minhas dicas, posso oferecer em troca a certeza de que sua experiência com a leitura do Batman será muito gratificante.

Então, vamos começar do começo?

Para saber que programas usar para ler quadrinhos no computador, você pode consultar os seguintes links:

Você encontra os quadrinhos que indiquei, na ordem em que indiquei, aqui:

Para entender melhor como essa ordem foi estabelecida aqui no Batman Guide, peço que você leia esse texto que escrevi:

Então é isso! Qualquer problema, deixe um comentário ou entre em contato!

Boa leitura!

Anúncios

  1. Oi, por um acaso, talvez destino, achei seu blog na net. durante um tempo (bom tempo, enorme tempo) colecionei Batman. Gibis, action figures,estatuetas, bustos…mas, de repente, simplesmente me desfiz de tudo…Dei, vendi, leiloei, enfim, dei fim a coleção.
    Hoje, aos 49 anos, achei que já não ligava mais pro Batman, pois a anos não leio um gibi, mas eis que baixei VITÓRIA SOMBRIA e , de repente, a velha chama acendeu.
    O que era fagulha , tornou-se fogo e quero baixar ou , se não der, conprar tudo de novo.
    Será que estou senil??? Meus filhos diem que não, pois pelo menos um gosta disto tbm.
    Bem, Jessica. Só me resta, te agradecer, esperando que, vc leia este resumo de que vc foi importante na minha releitura de Batman e foi a incentivadora de um novo Batmaníaco, que é meu filho Rafael.
    Beijo no seu coração,espero não ter sido incoveniente.
    Èlcio Tavares,
    Capitão PM/ BOPE-RJ.

    .

    • Olá, Élcio!
      De forma alguma você foi inconveniente.Não sabe o quanto seu depoimento me deixou feliz… Através de palavras como as suas percebo que estou no caminho certo.
      E não se acanhe pela sua idade! Sempre é tempo de ler (ou reler) Batman! E várias outras histórias em quadrinhos também.
      Realmente fiquei feliz de saber que consegui te fazer voltar a gostar das HQs do Morcego.
      Eu preciso te agradecer por ter dividido suas experiências comigo, por ter me dado essa honra 😉
      E quando conseguir adicionar itens do Batman à sua coleção, que tal me mandar uma foto?

      Um grande abraço para você e para seu filho Rafael, e muito obrigada por acessarem meu blog!

  2. Olá,Jéssica. Primeiro parabéns pelo blog está fantástico. Sou mais um fã do morcego, acompanho desde moleque. Alem ler tudo sobre o Batman, também tenho uma coleção de Action figures só relacionado ao morcego. Se quiser posso contribuir sobre esse assunto. Abraço]
    Leonardo

    • Oi, Leonardo!
      Obrigada pelo comentário! Confesso que não entendo quase nada das action figure, e seria muito interessante ler um texto sobre elas no Batman Guide.
      Você poderia fazer um roteiro do que gostaria de abordar e me mandar por e-mail? Podemos conversar sobre isso com certeza!

      Beijos!

  3. na verdade eu navegava em um outro site,e vi o link para seu blog,sou fã do batman e hq,por isso foi o melhor blog que pesquisei,parabéns seu blog é RICO em imformações e conteúdo,mais uma vez parabéns…..

  4. Olá Jéssica,
    Gostaria de te parebenizar pelo site pois também sou fã do Batman, porém não leio HQ’s. Mas depois de passar minha infância assistindo desenhos animados sobre ele, e mais recentemente assistir a brilhande trilogia The Dark Knight no cinema, veio um desejo incontrolável de saber onde tudo começou, de onde veio o sucesso estrondoso que é o homem-morcego. Você pode até não ser especialista, mas sabe muita coisa e será minha mentora na jornada pra ler os quadrinhos do Batman rs. Só tenho que agradecer por disponibilizar tantas edições, em um blog tão fantástico. Espero muito que sei site faça mais e mais sucesso e pode ter certeza que ele acaba de ganhar um leitor diário haha.
    Beijos

  5. Ola, achei seu blog pesquisando sobre uma ediçao do Batman em preto e branco que eu tinha quando criança, ainda nao encontrei mas por ironia do destino o plano de fundo do blog é exatamente esta ediçao que eu tinha, nao encontrei para download, sera que poderia me ajudar?

    • Oi Luis Gustavo, tudo bem? 🙂
      A HQ do background do blog é parte da minissérie “Batman Preto e Branco” lançada aqui no país pela Abril em 1998. A história que você procura está na #4, e se chama “Um Sujeito Inocente”, com arte e argumento de Brian Bolland.
      Ela não é a mesma “Batman Preto e Branco” que eu postei aqui no Batman Guide, é outra minissérie. Como ela não foi digitalizada ainda, só em inglês, ela não foi postada aqui no blog. Entretanto, devo te dizer que as edições são baratinhas! Você conseguirá achar facilmente no Estante Virtual ou no Mercado Livre.

      Um beijo!

  6. Esse blog foi a descoberta do dia para mim. Meu Grande problema pra ler HQ’s é saber por onde começar. Tenho certeza que minha visita e esse blog se tornará um hábito.

    • Oi Anderson!
      Seja muito bem-vindo! Você realmente está no lugar certo.
      Aqui procuramos mostrar o melhor caminho para você entender as HQs desde o começo e nos seus mínimos detalhes. Espero que goste do nosso trabalho!

      Volte sempre aqui, viu? Nossos posts saem geralmente às terças e sextas, exceto em dias especiais (como hoje) ou quando o nosso tempo está muito corrido. rs

      Um beijão!

    • Olá, Will.
      O ceteracomics/nerdcetera faz um ótimo trabalho. Estamos gratos pela sua presença aqui e apreço por nosso blog. Continue a leitura, vale a pena. Qualquer dúvida, só perguntar.

      Até a próxima.

  7. JC, acompanho hq desde 1969, encontrar admiradores da arte com tanta sensibilidade em captar esse universo e um verdadeiro deleite acompanhar comentários.Parabéns

  8. Parabéns pelo site, tudo bem completo por aqui.
    Há alguns dias foi o meu aniversário e ganhei de presente “a vitória sombria” de um amigo por ser um grande fã de batman, e desde então estou atrás de todas as histórias sobre o homem morcego, meu super herói favorito!
    Gosto de incentivar as editoras comprando os originais, mas como a maioria está esgotada, os downloads caíram como uma luva!
    Muito obrigado mesmo.
    =D

    • Oi Felipe!
      Que presente legal! Eu não tenho “Vitória Sombria” ainda, só “O Longo dia das Bruxas”.
      O bom é que às vezes as editores relançam algumas HQs clássicas, daí precisamos ficar atentos para completar nossa coleção!

      Obrigada pelo seu comentário!

      Beijos!

  9. A um mês eu fechei o Jogo Batman: Arkhan City, o qual achei incrível. Daí me veio uma vontade gigante de ler sobre o personagem. Comecei a ler pelo Ano Um e fiquei encantado. Continuei com o Ano Dois e achei só mediano. Comecei a procurar uma ordem correta pra ler sobre e achei o site, achei maravilhoso e tinha que te parabenizar. Tudo aqui é ótimo e sua iniciativa é excepcional. Parabéns, de verdade. Vou começar a seguir sua ordem pra matar minha vontade de ler as história do morcego que parece não acabar. Novamente, Parabéns, você merece.

    • Iago, obrigado pela presença e elogios. Arkham City é ótimo jogo e trouxe muitos fãs novos para o morcego. Esperamos que o efeito do Arkham Origins seja até melhor.

      A iniciativa da Jéssica foi realmente brilhante. Todo herói merecia um “guide”, e algumas pessoas já até se inspiraram no Batman Guide para falar de seus heróis preferidos. Eu que apenas faço parte já acho gratificante, imagine ela.

      As histórias do morcego tendem a melhorar com o passar do tempo, você que está lendo desde o início vai perceber. Tudo se moderniza. Claro que temos alguns pontos baixos ao longo dessas 7 décadas de histórias, mas nem de longe fazem diferença no total da obra.

      Continue acompanhando, e novamente obrigado.

  10. Por muito tempo fiquei perdido por não saber por onde começar a ler Batman e graças a esse achado, totalmente por acaso, enquanto procurava por textos que explicassem as “crises” da DC, vou conseguir seguir uma linha um pouco mais lógica. Só desanimei um pouco, pq é muita coisa, mas muita coisa mesmo. Mas tudo bem, vou lendo aos poucos. E só por curiosidade alguém já leu todas essas ? É muita coisa kk Espero conseguir ler tudo um dia.
    Em suma, muito obrigado mesmo, o blog está de parabéns !

    • Olá! Seja bem-vindo ao Batman Guide!

      Querido, é realmente muito material, porém não poderia ser diferente – Batman tem uma longa cronologia, com publicações desde 1939. Aqui no Batman Guide eu destrinchei todos esses anos de publicação para escolher o que é mais relevante das histórias do Morcego.
      Sei que são 75 postagens, mas você pode começar a ler a qualquer momento, sempre que te sobrar um tempinho. Vá lendo devagar e tenho certeza que você conseguirá entender totalmente a vida do Batman.

      Acho que várias pessoas já leram todas as postagens, tenho vários leitores fiéis aqui no blog e espero que você se torne um deles 😀

      Beijos!

    • Parte de downloads é inteiramente com a Jéssica, ela provavelmente vai ler isso e acredito que sentirá seus esforços recompensados. Sentiria mais se rolasse um dinheiro. To brincando, a proposta é exatamente essa, tornar as coisas acessíveis aos fãs, mas sempre lembrando que as HQs sobrevivem é do dinheiro da compra, então quando podemos, o negócio é comprar.

      Obrigado pelo comentário e presença, até a próxima.

  11. Tenho 42 anos, e filhos com 19 e 21 anos mas, sempre gostei do morcego e meus filhos acompanharam comigo todas as séries, mas apenas em papel, com o advento da internet estamos revivendo tudo novamente, graças a pessoas como você que vem disponibilizando ricos materiais pra nós… por isso te dou parabéns pelo site, continue,pois tenho certeza que teus seguidores cresceram a cada dia. guando vejo pessoas da minha idade aqui procurando hqs vejo que não estamos á sós. Prabéns, muito bom este site. Alexandre, Alice e Allyson agradecem….entre tantos outros.

    • Esse foi um dos comentários mais bacanas que já li aqui. Claro, há todo tipo de comentários, com elogios, críticas, observações, mas acho que o seu pertence a uma “espécie diferente”.

      Eu tenho 25 anos e aqui pela área já me sinto “só” nesse assunto. A sensação eu conheço, e claro que fico feliz ao ver os fãs de quadrinhos (não necessariamente Batman) revelando-se no meio da multidão. Apesar de não ser o que parece, tem gente de todas as idades dentro dessa corrente de leitores. Inclusive tive a honra de conhecer gente na casa dos 50 e 60 que ainda estão enfurnados no universo das HQs.

      Espero que você e seus filhos continuem acompanhando o blog quando possível. Ficamos felizes e gratos com as palavras. Até a próxima.

  12. Maravilhoso o blog, e legal pelas atualizacões e respostas aos admiradores. continuem fãns (uma alusão ao metal), sou um louco por homem aranha da terceira idade, rs. abraços.

  13. Olá Equipe. Antes de mais nada OBRIGADO! Por meio deste blog posso descobrir mais sobre um dos grandes formadores da minha identidade… Pode parecer meio exagerado, mas se não é isso, é quase. xD Batman é inefável, por isso vou parar por aqui… Mas, obrigado mesmo pelo trabalho, pelos comentários, pelos downloads e por tudo mais que o blog me proporciona.

    • Oliver,

      Não se preocupe, eu e Augusto entendemos essa questão de identidade. Nós também acabamos absorvendo alguns elementos do Batman.
      E, veja, não há motivo para se envergonhar: Batman é um personagem extremamente lógico, e adquirindo essa característica nós aprendemos a nos organizar e planejar melhor, otimizando nosso tempo e nos preparando para eventuais incidentes. E isso é ótimo!

      Eu quem que agradeço pelo seu comentário, querido!

  14. Olá,não tenho palavras para agradecer a oportunidade de poder ler a história completa do Batman que vocês disponibilizaram,tive incentivo de gostar do Batman pela minha mãe,na infância, e não me arrependo,mas aonde moro não há livrarias que tenham Hq’s mais antigos ,epenas uma versão ou outra,agradeço novamente a oportunidade de ler a saga completa,cheguei aqui por acaso,realizando pesquisas sobre a trilogia de Christopher Nolan ,e que belo acaso!,Fiquem com Deus e Obrigado novamente!

    • Oi Matheus, tudo bem?
      Seja bem-vindo ao Batman Guide!

      Que legal que sua mãe te incentivou a gostar do Morcego! :] Ficamos muito feliz em conseguir te trazer um pouco dessa lembrança de infância com o nosso material. Porém, eu queria te perguntar uma coisa, você conhece o Estante Virtual? É um site que reune vários sebos do Brasil, você faz a compra e eles te enviam por correio. Você encontrará várias preciosidades lá a um preço bem acessível.

      No que pudermos ajudar, por favor conte conosco. Obrigada!

      • Olá Jéssica,agradeço as boas vindas,eu não conhecia a Estante Virtual não.Vou comprar umas coisas lá agora mesmo hehe,sempre que puder vou dar minha opinião nos posts ,já li alguns HQ’s mas ando meio sem tempo quando puder venho debater com vocês,agradeço a hospitalidade!, Abraço!

        • Matheus querido, leia conforme for tendo tempo e for mais confortável para você.
          Não há pressa, o Batman Guide ainda estará aqui para quando você quiser ler as HQs ou conversar com a gente sobre o universo do Morcego.

          Boas compras e muito obrigada por nos ler!

  15. Só tenho que agradecer a vocês pelo excelente trabalho. Sou fã do Batman desde sempre mas só agora resolvi começar a ler os HQs pra valer e não sabia por onde começar, por acaso encontrei esse site que na minha opinião já é o melhor, na primeira visita já adicionei aos favoritos hahaha. Um grande abraço e por favor não desistam do site.

    • Oi Marlin, tudo bem?
      Não desistiremos do Batman Guide! Eventualmente precisamos fazer “pausas estratégicas” devido a nossas rotinas, mas voltaremos sempre aqui com o melhor material disponível acerca do Morcegão 😀

      Por favor, continue apreciando nossas postagens, somos muito gratos!

      Um beijo!

  16. Mano! vc eh mina!!! pirei! comecei a ler Batman agora no fim de 2013, sempre gostei mas nunca acompanhei… fiquei perplecto com o mundo de batman e como eh fantastico esse heroi da dc ! achei o seu blog no google e estou muito agradecido! que ele continue forte para nós e pra vc (nos fazer feliz)!

  17. Querida Jéssica,

    Estou muito feliz de ter achado hoje, 30 de dezembro de 2013, um espaço como este, onde pessoas possam entender um pouco mais do nosso amigo Batman e conhecer um pouco mais sobre esse grande ícone que nos foi dado de presente =D . Parabéns Jéssica! Um grande abraço! Ótimo trabalho e pesquisa, muito bem escrito 😉 tchau!

    • Olá Ariel! Tudo bem?
      Bem-vindo ao blog, no penúltimo dia de 2013! Espero que você possa estar conosco ao longo de 2014, teremos ainda muitas coisas legais 😉

      Muito obrigada pelas suas palavras carinhosas e por apreciar nosso trabalho!

      Beijos!

  18. ACHEI , ACHEI , ACHEI … O MELHOR SITE DE GUIA/LEITURA DO BATMAN DO BRASIL…Obg Jéssica e todos que ajudam no site … Agradeço de coraçao mesmo ! UUUUUUFFFAAAA AAACHEI ! kk Beijos !

  19. Finalmente achei o que eu procura rs, fiquei dias tentando achar algo assim, finalmente achei teu blog. Muito bom trabalho, muito bom mesmo, espero que continue sempre assim.

  20. Oii boa noite! Eu sempre gostei dos filmes do Batman, porém nunca li nada sobre. Assisti muito a série animada do Batman que passava no SBT. Cheguei até comprar a edição do Homem que ri, mas parei pelo caminho. Hj em dia voltei a ler e comprei a ed Definitiva do Cavaleiro das Trevas. Descobri o site de vocês por acaso. Adorei muito mesmo! Está de parabéns! Queria que alguém tivesse a mesma dedicação de vocês para outros personagens da DC e Marvel.

    Fique em paz e beijos!
    Passarei mais vezes por aqui.

  21. Olá, boa noite.
    Bem… É a minha primeira vez aqui no blog (acho que é óbvio), e eu o encontrei graças a um sorteio. Achei muito legal da sua parte tentar ajudar as pessoas “perdidas” na história do Batman a lerem, pois eu estou meio perdida com ela, embora já tenha lido algumas (muitas XD), e é bem chato ser chamado de “poser” ASHUASHUA Enfim, eu só queria mesmo era elogiar o blog e a ajuda que você dá aos leitores, a propósito, achei fodástico o fato de você ser uma menina, é que eu nunca encontrei meninas que lessem HQ, ainda mais as do Batman.
    Beijões!

    • Oi Juliana, tudo bem, querida?

      Eu odeio essa história de “poser”, que usam principalmente para falar sobre meninas! É muito machista inferir que não podemos gostar de quadrinhos ou que sabemos menos por sermos mulheres. Sempre me posicionei contra isso e sempre me posicionarei. Não deixe que te façam sentir mal pelo seu hobby! ❤
      Mas que bom que você achou o Batman Guide, assim você poderá aprender tudo que quiser aqui?

      Ah, posso te deixar uma sugestão?
      Se você tem Facebook, tem uma página muito legal chamada Mulheres nos Quadrinhos que só tem tirinhas produzidas por mulheres! Dá uma olhadinha, certeza que você vai gostar querida!

      Beijos!

  22. Olá !

    Meu nome é Carlos tenho 44 anos e posso dizer que hoje me vejo na mesma situação do Tavares PM/BOPE RJ rsrsrs
    Há 8 meses atrás eu voltei a colecionar quadrinhos ( comecei na década de 90 com Spawn que fora a única coleção que nunca me desfiz) e como o meu personagem preferido da DC sempre foi o Batman, confesso que fico confuso com as hqs que venho lendo. Para miiiiinha alegriaaaaa ! srrsrs , encontrei esse belíssimo blog que tem uma proposta muito bacana. Já faz uma semana que estou baixando tudo que você postou no Guide do Morcego. E olha que a net aqui é 10 mega rsrsr …fico imaginando o trabalhão que você teve/tem para postar e escrever.
    Se quiser conhecer minha coleção de hqs é só entrar neste link que postei no meu canal do YouTube:

    Parabéns para você e seus colaboradores pelo belíssimo trabalho que estão fazendo e muito obrigado por fazer um tiozão lembrar que um dia já foi um menino.

  23. Olá! Só passando para te dar os parabéns por esse espaço. Sempre gostei muito do Batman, mas foi bastante complicado de entender as HQ’s pq a própria é cheia de multiuniversos, reboot, ordem cronológica e não cronológica, etc… Fico feliz de ter encontrado esse blog! Obrigada!

  24. Oi,Jéssica. Eu confesso que nunca li uma hq do Batman antes dos últimos 3 anos, eu era mais ligada no Homem-Aranha. Mas um dia eu resolvi ver o filme Batman(1989) e gostei muito. Por isso resolvi ler as hqs e adorei hj sou muito fã do batman. Parabéns pelo Blog e obrigado por disponibilizar tantas hqs para downloads!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s