Sobre os Autores

Jéssica Caroline

11058716_1608348229401180_2647443414453470055_n

Tão fácil falar do Batman, mas tão difícil falar de mim… Mas ok, vamos tentar:

Me chamo Jéssica Caroline e sou formada em História pela Universidade de São Paulo. Sou professora de dezenas de adoráveis pestinhas crianças para as quais ensino a arte do pensar histórico e as chaves para a compreensão do que nos trouxe até aqui. Entre trancos e barrancos, estou aqui nesse mundão há 23 anos, fazendo o melhor possível para não ser só um volume a mais na Terra.

Nos meus ouvidos costumava ecoar death e black metal há uns anos atrás, mas agora tenho ouvido jazz, blues em todas as suas variações, folk e música country americana, que é bem bucólica.

Como você deve imaginar, eu amo quadrinhos. DC & Marvel tem espaço igual em meu coração. Além disso, curto Calvin, Snoopy, Mafalda, Hagar e quadrinhos autobiográficos.

Em literatura, meus autores preferidos são Érico Veríssimo, Fernando Sabino, Graciliano Ramos, Adélia Prado, Cecília Meireles, Chinua Achebe, Mia Couto, Carlos Ruiz Zafón, José Saramago, Elena Poniatowska, enfim.

Sou feminista, vegetariana, tenho uma personalidade forte, mas sou extremamente gentil e odeio grosserias. Tenho muita paciência, pra quase tudo. Tenho duas gatas que “atendem” pela alcunha de Magda e Lola (o “atende” está entre aspas porque aparentemente elas só me ouvem quando é a hora de comer), não dispenso um café e faço o melhor mousse de maracujá do mundo.

Se precisar entrar em contato, deixa um comentário ou me manda um e-mail que eu respondo.

contato.batmanguide@gmail.com

Curte aí a página do Batman Guide no Facebook e siga o Twitter do blog pra saber sempre dos posts: @BatmanGuide!

Augusto

Sandstrom

Meu nome é Augusto, comecei aqui de gaiato escrevendo quando a morcega-mor não tinha tempo, ou quando alguma história que eu relia (ou lia pela primeira vez) me agradava muito. Ou quando acabava vindo parar bêbado no PC, o que justifica ela ter tido que passar um filtro nos meus textos antes de postá-los aqui por um ano ou mais. Fui “contratado” e tenho escrito com certa frequência, apesar de alguns não terem notado ainda que há três pessoas diferentes fazendo tudo funcionar (Os outros são a Jessica e o Leandro, se a lógica tiver ido passear).
Não torço para nenhum time, de nenhum esporte, não tenho partido político, eu achava que pendia pra “esquerda” mas descobri que sou um desgraçado conservador de direita (ou algo tipo isso), não tenho religião nem sou devoto de São Jorge como 90% do país, odeio TV, exceto para assistir filmes e documentário (documentários de verdade, não os da Globo e adjacências). Odeio rádio, exceto pelo programa online americano “Howard Stern” que eu ouvia/assistia pela internet até uns anos atrás. Ouço metal, em especial death, prog e neo-classico, mas também ouço muito thrash. Por fora disso, ouço MUITO flamenco.

Desde que me entendo por gente compro revistas em quadrinho (e/ou HQs), e mais tarde também passei a ler na internet, o que nunca me impediu de comprar as revistas até meados de meus 23 anos. Eu acompanhava títulos como Lanterna Verde, Superman, Deadpool, alguma pouca coisa de X-men, alguma coisa de Homem Aranha, algumas séries fechadas tipo Guerra Civil, Reinado Sombrio e muitos outros. Mas então as fatalidades da vida começam a te encurralar e segurar pelo pescoço, tipo contas, amor, animais de estimação (Pandora, Ravena…) enfim, acabou o tempo de ler pela internet e reduzi as compras de revista em quase 80%. Agora compro apenas a tudo relacionado a Batman e Superman. Só não continuei com Deadpool porque interromperam as vendas aqui no Brasil e depois não tive pique de recomeçar.

Entre meus desenhistas e roteiristas preferidos estão (não necessariamente nessa ordem): Tony Daniel, David Finch, Lee Bermejo, Brian Azzarello, Ale Garza (podem zuar), Jae Lee, Ed Benes, Jim Lee, Neil Gaiman (modinha, não?), Alan Moore, Ardian Syaf, Chuck Dixon, Bryan Miller, Admira Wijaya, Mark Millar, Paul Jenkins, Bong Dazo… e por aí vai.
De mangá, também leio Berserk, One Piece e Homunculus, colecionava (e desisti de) Gantz, Claymore, Naruto, MPD Psycho, Dragon Ball, Dragon Ball Z, Bastard!!, Saint Seiya, Ragnarok, Neon Genesis Evangelion e vários outros. Coleção completa só de Rurouni Kenshin (uma das minhas preferidas), Inu-Yasha, Love Hina, Wolf’s Rain (2 números, oh), Chobits, Yuyu-Hakusho (outra de minhas preferidas) e mais algumas.

Quanto a Batman… não sou especialista, conheço quem entenda mais, porém acredito que tenho o suficiente para começar a explicar e passar adiante.

De escritores, foco mais em filosofia. Leio/compro/tenho material de Friedrich Nietzsche, José Saramago, alguns gregos do tempo do onça e é isso aí.

Leandro Ernani

DSC02441

Olá amigos. Meu nome é Leandro Ernani, e desde janeiro/2014 estou auxiliando a Jéssica com a página do Facebook do Batman Guide, postando algumas ilustrações e fatos relacionados ao universo do Morcego, e respondendo alguns comentários. Sou formado em Direito, e trabalho no Fórum da minha cidade. Sou (muito bem) casado com Joice, a melhor esposa do mundo, também chamada (por mim pelo menos) como “a sortuda”, justamente por ter casado comigo (modéstia à parte).
Gosto de assistir filmes e seriados, principalmente ação e ficção. Por outro lado, leio muito, desde sempre. Tenha uma pequena coleção de livros, incluindo jurídicos (já que estou sempre estudando, para me manter atualizado e também para outros concursos públicos), e mantenho uma modesta (porém, interessante) coleção de gibis, contando, hoje, com 3.713 gibis, todos catalogados. A grande maioria dos gibis são Disney ou Turma da Mônica, colecionados desde criança, ou melhor, desde antes de eu nascer, pois meu pai já tinha vários exemplares; mas também tenho alguns DC, principalmente do Batman, sendo a maioria especiais e encadernados, lançados nos últimos anos.
Obviamente sou um grande fã do Batman e de tudo relacionado ao universo do morcego. Não trabalho com isso nem tenho nenhuma qualificação especial, apenas gosto muito do personagem e estou aqui para colaborar com o blog, que acompanho como leitor desde o início, no que eu puder e no que o tempo e a correria cotidiana permitir, o que pra mim é uma honra. Além do Batman, também sou fã de outros “ícones”, como, por exemplo, os já mencionados personagens Disney e da Turma da Mônica, e também Mafalda, Hagar, Dilbert, Radicci, e de outras mídias, Sherlock Holmes, Harry Potter, Star Wars e Senhor dos Aneis, e mais recentemente, Game of Thrones. Mas não sou tão fã a ponto de ser viciado. Ou seja, no meio de pessoas “normais” eu sou um nerd, e no meio dos nerds, sou um “cara normal” – o que é um pouco contraditório.
Falta ainda comentar que:

  • faço serviços domésticos quase todo dia (“quase” faço na segunda, “quase” faço na terça, “quase” faço na quarta, e assim por diante);
  • em casa, minha esposa sabe que a última palavra é sempre a minha (geralmente, “Sim senhora”);
  • se eu pudesse escolher um superpoder, ficaria em dúvida entre voar, ler mentes, ou abrir embalagens de CD só com a unha;
  • acho que a lei da gravidade deveria ser inconstitucional;
  • sou contra qualquer tipo de literatura ou filme em que vampiros “brilhem” (para mim, vampiro que brilha é fada, só não sabe ainda);
  • acho que há alguma coisa errada no fato de a sociedade encarar coisas muito estranhas como “normais”, como, por exemplo, queijo frescal, horóscopo, horário de verão e mesas de vidro;
  • e sonho com um mundo perfeito, onde não existam chagas como guerra, fome, corrupção, e telemarketing. Principalmente telemarketing.

  1. Você é muito simpática e posso dizer que a idéia de criar esse blog foi sensacional. Muito obrigado. Como um bom fã de Batman preciso admirar o seu trabalho e continue assim, por favor não pare de nos atualizar. Gosta de rock? Mais um motivo para gostar de ti. Se cuida, beijão 🙂

    • Oi Thiago. Obrigada pelos elogios, fiquei lisonjeada, não mereço tanto hahah 😛 Pode deixar que eu ainda vou postar bastante coisa aqui, temos um longo caminho a percorrer com o Morcego!

      Obrigada pelo carinho e pelo comentário, querido!

  2. Este espaço é de uma riqueza “felomenal”. A cada dia que chega post novo no e-mail já sei que tem alguma coisa que provavelmente eu não sabia sobre o morcego, mesmo tendo alguns quilômetros rodados no assunto. Só tenho a agradecer pelo belíssimo trabalho e conteúdo que nos é oferecido gratuitamente. São pessoas como vocês que fazem o ciberespaço um lugar melhor de se viver. Valeu Batmanguide!

  3. Eu realmente adorei mesmo este blog,ele nos dá exatamente as informações quê precisamos sobre o mundo do morcego,continuem sempre dando a nos esse grande material,tanto eu quanto os demais visitantes amamos muito o trabalho de vocês.

  4. Meeeeoooo descobri esse maravilha de site há dois dias, sim, dois dias apenas.
    E agora fodeo! estou baixando freneticamente as Hq’s que não encontrava…
    As resenhas são maravilhosas! De muita propriedade e qualidade!
    Parabens pelo marivilhoso trabalho Jéssica e Augusto!

    • Eu que só faço escrever já fiquei feliz em ler isso, imagino a Jéssica que é responsável por todo resto.

      Muito obrigado pelo comentário e pela presença. É esse tipo de reação que nos serve “guia” para sabermos se estamos fazendo a coisa do modo certo. Continue visitando o blog, se gostou do que já publicamos pode esperar que ainda tem bastante coisa por vir.

      Até a próxima.

  5. Jessica, excelente blog ! Trabalho muito bem feito, harmoniozo, divertido, coerente e repleto. Parabéns também ao Augusto pelo texto sobre a crise infinita, a saga mais complicada e neural que eu já “tentei” acompanhar na DC, quem sabe agora com essa ajuda de voces eu consigo organizar as informações e reler tudo por completo!

    continuem fazendo esse trabalho muito bacana e dando vida aos quadrinhos,
    que de certa forma iluminam esse mundo carente de heróis.
    beijos e abraços, Felipe Bukowski

    • Pelo visto o gosto por Bukowski veio de brinde junto ao gosto por Batman. Também curto as escrivinhanças do velho safado.

      Quanto ao texto da Crise Infinita, de fato deu trabalho, e talvez até tenha alguns erros, lá está o que eu entendi. Agradeço o comentário, e fico feliz de ter te ajudado de alguma forma. Eu tenho entrado igual o Geoff Johns na DC, só em especiais. Eu gosto de escrever sobre essas confusões, e ainda considero menos confuso do que sagas solo do Grant Morrison. Vai entender…

      Espero que tenha um bom fim de ano, Felipe. Até a próxima.

  6. oi gente, descobri nesta semana que adoro vcs! Tudo começou de forma acidental, discutia com os amigos da pós sobre a onda conservadora no nosso país e e blá-blá-blá… daí a assunto migrou pra cultura norte americana / puritanismo e chegou a famosa cena do telhado com a mulher gato… da qual eu não tinha nenhum conhecimento mas fiquei curiosa.
    O morcego é meu heroi da infância e adolescência, mas depois fui fazer vestibular/ faculdade, trabalhar, casei e lá por meu 19-20 anos achei que tinha que ser mais séria, amadurecer e que aquele negócio de batman talvez estivesse ficando meio ridículo… doei minha simplória coleção de gibis (saga completa de “a queda do morcego” vários contos de Batman, e outras histórias , agora contando isso pra vcs acho que sinto mais pesar do que no dia que empacotei tudo e levei pra gibiteca!!!!) e fui cuidar da vida.
    E… por acaso descubro o blog e os downloads! Mundo novo, agora prestes a fazer 40 anos sinto a mesma paixão, interesse e avidez! Quero ler tudo que ficou pra trás, ver de perto essas mudanças no universo DC, (chega de “crises”, pelo amor de Deus! Já não tinha achado muito bom “crise nas infinitas terras”, depois veio “zero hora” – e então descubro “crise infinita”, “crise final”) … cara, que saco!

    Eu, gostar, gostar só gosto do Batman, do universo urbano, dos lances psicológicos dos personagens e estou super feliz de ter voltado!

    Então escrevo esta monografia pra agradecer a vcs pelo trabalho – acho que não teria dado conta de sacar tudo que se passou nesses quase 20 anos sem os índices e resenhas do blog! Muito bom. As dicas de como ler as revistas, qual ordem, tbm foram muito valiosas.
    Parabéns a todos vcs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s